UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Pedagogia - Sociologia da Educação - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia: Educação a Distância Par054/22

PROFESSOR

Regimari Cristina Rodolfi Beppler


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Sociologia da Educação

0-19150

4

80


EMENTA

Abordagem sociológica da educação. Educação no pensamento sociológico clássico e contemporâneo. Sociologia da educação na América Latina e no Brasil. Educação e trabalho.


OBJETIVO GERAL

- Analisar a abordagem sociológica da educação, o pensamento sociológico clássico e contemporâneo, tanto no Brasil quanto na América Latina, acerca do papel da escola no mundo social, com vistas à consolidação do direito à educação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- analisar a fundamentação e validade teórica de conceitos da Sociologia da Educação no interior de seus sistemas teóricos e a abordagem praticada pela Sociologia da Educação; - identificar as principais linhas teóricas clássicas e contemporâneas da Sociologia da Educação e seus objetos de análise; - conhecer as contribuições da sociologia da educação na América Latina e no Brasil; - interpretar criticamente a estruturação da educação e do trabalho.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

ABORDAGEM SOCIOLÓGICA DA EDUCAÇÃO
- Para uma abordagem Sociológica do Currículo
- Uma Breve Introdução à Sociologia
- A Sociologia e a Disputa pela Significação
- A Teoria Sociológica Clássica
- Comte e a “Física Social”: a sociologia inaugural
- Dukheim e o objeto específico da Sociologia
- Simmel e o Conceito de “Sociação”
- Max Weber e a Objetividade Metodológica das Ciências Sociais

20

2

EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO CLÁSSICO E CONTEMPORÂNEO
- Teoria Crítica
- O Olhar Crítico de Karl Marx
- Marx e a Educação
- A Educação das Classes na Tradição Marxista
- Antônio Gramsci e a Luta Contra a Hegemonia Cultural
- Theodor W. Adorno e Louis Althusser: A “Teoria Crítica” e os “Aparelhos Ideológicos de Estado

20

3

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA E NO BRASIL
- Indivíduo e Sociedade: Relação Entre Sujeitos e Estrutura Social
- Os Sujeitos e as Estruturas: Uma perspectiva Sociológica
- A Desigualdade Escolar como Objeto de Estudo da Sociologia da Educação
- Para além de Bourdieu: A proposta Epistemológica de Bernard Lahire
- A Nova Sociologia da Educação: A emergência dos Estudos Sobre Currículo, Cultura e Sociedade
- Contribuições da sociologia na América Latina

20

4

EDUCAÇÃO E TRABALHO
- Brasil: Novas Formas de Sociabilidade e Escolarização
- Sociologia da Educação no Brasil
- Sociologia hoje: construção do Quadro de Pesquisa sobre Educação Brasileira e Desigualdades
- Escola, Trabalho e Territorialidade
- Educação, socialização e Novas Pedagogias
- Reprodução, contestação e currículo
- Educação e emancipação

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Aula com exibição de material audiovisual. Estudo Dirigido; Estudo de Texto; Trabalho Individualizado e coletivo. Vídeo, Fórum.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

A avaliação do ensino e da aprendizagem será em processo, de acordo com cada Unidade o conhecimento será verificado nos processo individual e coletivo.

HABILIDADES

Sistematização e produção individual e coletiva em torno da proposta da disciplina. Capacidade de estabelecer relação entre as contribuições teóricas e metodológicas e de acordo com a realidade da sala de aula. Análise reflexivo-crítica. As habilidades, como as atitudes serão avaliadas também no processo de apropriação e construção do conhecimento.

ATITUDES

Participação ativa nos trabalhos. Autonomia nos trabalhos individuais. Interatividade e socialização dos conhecimentos e experiências do processo. As atitudes serão avaliadas também no processo de apropriação e construção do conhecimento proposta na disciplina, envolve dimensões de participação consistente, processos de cooperação e de rede.

OUTRAS

Compromisso com a formação inicial sob a perspectiva da Educação Integral.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Atividade1

Unidade 1

x

x

x

0.9

A definir

Atividade2

unidade2

x

x

x

1.0

A definir

Atividade 3

Unidade3

x

x

x

1.0

A definir

Atividade4

Unidade 4

x

x

x

1.0

A definir

x

A definir

Avaliação final

Unidade 1, 2,3 e 4

x

x

x

5.1

A definir

x

A definir

Recuperação

Online

x

x

x

3.9

A definir

Integrativa

x

x

x

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

FORQUIN, Jean-claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. 205 p.

2

NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Cláudio M. Martins. Bourdieu & a educação. 2. São Paulo: Autêntica, 2007. 1 recurso online. (Pensadores & educação). ISBN 9788551301470.

3

LEÃO, Andréa Borges. Norbert Elias & a educação. 2. São Paulo: Autêntica, 2007. 1 recurso online. (Pensadores & educação). ISBN 9788582179994.

4

SOUZA, João Valdir Alves de. Introdução à sociologia da educação. 3. São Paulo: Autêntica, 2015. 1 recurso online. (Educação). ISBN 9788582176870.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CARVALHO, Márcio J. R. de; LOPES, Luana. Caderno de Estudos Sociologia da Educação. Lages, EDUNIPLAC 2017.

2

APPLE, Michael W; AU, Wayne; GANDIN, Luís Armando. Educação crítica: análise internacional. Porto Alegre: ArtMed, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788536325262.

3

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2001. 258 p. ISBN 8571105987 Número de chamada: 303.4 B347m

4

SOUZA AN de, Leite M de P. Condições de trabalho e suas repercussões na saúde dos professores da educação básica no Brasil. Educ Soc [Internet]. 2011Oct;32(117):1105–21. Available from: https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000400012

5

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

6

MARCHESAN, Eduardo Caliendo. Cinco temas centrais na constituição da relação educação-trabalho no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 34, 2018.

7

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. 190 p. ISBN 85-219-0127-5.

8

NOSELLA, Paolo. A escola de Gramsci. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1992. 134 p. 10512

obs:

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