PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par054/22 |
PROFESSOR |
Regimari Cristina Rodolfi Beppler |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Sociologia da Educação |
0-19150 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Abordagem sociológica da educação. Educação no pensamento sociológico clássico e contemporâneo. Sociologia da educação na América Latina e no Brasil. Educação e trabalho. |
OBJETIVO GERAL |
- Analisar a abordagem sociológica da educação, o pensamento sociológico clássico e contemporâneo, tanto no Brasil quanto na América Latina, acerca do papel da escola no mundo social, com vistas à consolidação do direito à educação. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- analisar a fundamentação e validade teórica de conceitos da Sociologia da Educação no interior de seus sistemas teóricos e a abordagem praticada pela Sociologia da Educação; - identificar as principais linhas teóricas clássicas e contemporâneas da Sociologia da Educação e seus objetos de análise; - conhecer as contribuições da sociologia da educação na América Latina e no Brasil; - interpretar criticamente a estruturação da educação e do trabalho. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
ABORDAGEM SOCIOLÓGICA DA EDUCAÇÃO |
20 |
2 |
EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO CLÁSSICO E CONTEMPORÂNEO |
20 |
3 |
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA E NO BRASIL |
20 |
4 |
EDUCAÇÃO E TRABALHO |
20 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:Aula com exibição de material audiovisual. Estudo Dirigido; Estudo de Texto; Trabalho Individualizado e coletivo. Vídeo, Fórum. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
A avaliação do ensino e da aprendizagem será em processo, de acordo com cada Unidade o conhecimento será verificado nos processo individual e coletivo. |
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HABILIDADES |
Sistematização e produção individual e coletiva em torno da proposta da disciplina. Capacidade de estabelecer relação entre as contribuições teóricas e metodológicas e de acordo com a realidade da sala de aula. Análise reflexivo-crítica. As habilidades, como as atitudes serão avaliadas também no processo de apropriação e construção do conhecimento. |
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ATITUDES |
Participação ativa nos trabalhos. Autonomia nos trabalhos individuais. Interatividade e socialização dos conhecimentos e experiências do processo. As atitudes serão avaliadas também no processo de apropriação e construção do conhecimento proposta na disciplina, envolve dimensões de participação consistente, processos de cooperação e de rede. |
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OUTRAS |
Compromisso com a formação inicial sob a perspectiva da Educação Integral. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
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Atividade1 |
Unidade 1 |
x |
x |
x |
0.9 |
A definir |
|
|
||||
Atividade2 |
unidade2 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
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Atividade 3 |
Unidade3 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Atividade4 |
Unidade 4 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação final |
Unidade 1, 2,3 e 4 |
x |
x |
x |
5.1 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Recuperação |
Online |
x |
x |
x |
3.9 |
A definir |
|
|
||||
Integrativa |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
FORQUIN, Jean-claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. 205 p. |
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2 |
NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Cláudio M. Martins. Bourdieu & a educação. 2. São Paulo: Autêntica, 2007. 1 recurso online. (Pensadores & educação). ISBN 9788551301470. |
|||||||||||
3 |
LEÃO, Andréa Borges. Norbert Elias & a educação. 2. São Paulo: Autêntica, 2007. 1 recurso online. (Pensadores & educação). ISBN 9788582179994. |
|||||||||||
4 |
SOUZA, João Valdir Alves de. Introdução à sociologia da educação. 3. São Paulo: Autêntica, 2015. 1 recurso online. (Educação). ISBN 9788582176870. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
CARVALHO, Márcio J. R. de; LOPES, Luana. Caderno de Estudos Sociologia da Educação. Lages, EDUNIPLAC 2017. |
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2 |
APPLE, Michael W; AU, Wayne; GANDIN, Luís Armando. Educação crítica: análise internacional. Porto Alegre: ArtMed, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788536325262. |
|||||||||||
3 |
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2001. 258 p. ISBN 8571105987 Número de chamada: 303.4 B347m |
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4 |
SOUZA AN de, Leite M de P. Condições de trabalho e suas repercussões na saúde dos professores da educação básica no Brasil. Educ Soc [Internet]. 2011Oct;32(117):1105–21. Available from: https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000400012 |
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5 |
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005. |
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6 |
MARCHESAN, Eduardo Caliendo. Cinco temas centrais na constituição da relação educação-trabalho no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 34, 2018. |
|||||||||||
7 |
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. 190 p. ISBN 85-219-0127-5. |
|||||||||||
8 |
NOSELLA, Paolo. A escola de Gramsci. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1992. 134 p. 10512 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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