PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par054/22 |
PROFESSOR |
Regimari Cristina Rodolfi Beppler, Jourdan Linder Silva |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Profissão Docente |
0-19152 |
1º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Profissão professor: identidade e exigências atuais. Formação pedagógica e os desafios contemporâneos. Formação inicial e continuada dos professores e profissionalização. A função da aula no processo de construção do conhecimento. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar aos acadêmicos a compreensão da profissão docente e sua função social, numa dimensão problematizadora e contextualizada, tendo como perspectiva uma aproximação inicial/introdutória do campo do saber e profissional. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1- Analisar os aspectos constituintes da identidade docente em múltiplas dimensões, refletindo sobre a formação pedagógica e os desafios contemporâneos da profissão; 2 – Reconhecer a importância dos processos de formação inicial e continuada dos professores na constituição da sua profissionalização no contexto das transformações do mundo do trabalho, compreendendo a função da escola e da aula como processos de construção do conhecimento e de formação humana. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1.1 Profissão professor: identidade e exigências atuais: |
15 |
2 |
Formação inicial e continuada dos professores e profissionalização. A função da aula no processo de construção do conhecimento: |
15 |
3 |
Prática como Componente Curricular (PCC): |
11 |
|
TOTAL DE HORAS |
41 h |
|
Estratégias:Análise de situação problema. Análise dos dados coletados através da pesquisa. Elaboração de carta para um professor do século passado. Fóruns temáticos Mapa-mental. Memorial descritivo. Pesquisa/entrevista com professores da educação básica. Produção textual crítica. Visualização do filme “Escola da Vida”. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Internalização dos conceitos referentes ao ofício de docente que serão discutidos e problematizados ao longo da disciplina. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de operar com os conceitos apreendidos, expressando um olhar crítico quanto à profissão docente e a realidades escolar atual. |
|||||||||||
ATITUDES |
Demonstração de uma perspectiva de valorização do outro nos processos de ensino-aprendizagem. |
|||||||||||
OUTRAS |
. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Fórum Temático 1 |
1 |
x |
x |
x |
0.5 |
A definir |
|
|
||||
Mapa-mental |
1 |
x |
x |
x |
0.9 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Análise de Situação Problema |
1 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Carta |
2 |
x |
x |
x |
0.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Fórum Temático 2 |
2 |
x |
x |
x |
0.5 |
A definir |
|
|
||||
Entrevista |
2 |
x |
x |
x |
0.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Produção textual |
1 e 2 |
x |
x |
x |
5.1 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005. 102 p. ISBN 85-249-0922-6. |
|||||||||||
2 |
CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005. 159 p. ISBN 8536305088 |
|||||||||||
3 |
MEIRIEU, Philippe. Carta a um jovem professor. Porto Alegre: Artmed, 2008. 93 p. ISBN 9788536307305 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora@p1: novas exigências educacionais e profissão docente. 13. São Paulo: Cortez, 2015. Recurso online. |
|||||||||||
2 |
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022. Número de chamada: 370.733 F866p |
|||||||||||
3 |
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: ArtMed, 2015. Recurso online. |
|||||||||||
4 |
NÓVOA, Antônio (org.). Profissão professor. 2. ed. Portugal: Porto Editora, 1995. Número de chamada: 370.71 P964 |
|||||||||||
5 |
SILVA, Gabriele Bonotto; FELICETTI, Vera Lucia. Formação docente e teoria dos campos conceituais: impacto na aprendizagem discente. Ijuí: Unijuí, 2021. Recurso online. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |