PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par054/22 |
PROFESSOR |
Regimari Cristina Rodolfi Beppler |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
História da Educação |
0-19151 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
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História da educação. Introdução aos períodos: da antiguidade, idade média, moderna e contemporânea. As implicações político-pedagógicas do Humanismo Renascentista, da Reforma e Contrarreforma. Fundamentos teórico-metodológicos na formação do educador. Principais teorias e pr´sticas educacionais desenvolvidas na história da humanidade. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar o conhecimento e a compreensão das questões do passado, numa perspectiva situada temporalmente, mas também dinâmica, permitindo a comparação entre épocas, políticas e correntes pedagógicas. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Aprofundar estudos e conceitos acerca da História da Educação, dos períodos históricos: Antiguidade, Idade Média, Moderna e Contemporânea e seus principais aspectos educacionais. 2. Compreender as implicações político-pedagógicas do Humanismo Renascentista, da Reforma e Contrarreforma e as condições para a emergência do Iluminismo. 3. Reconhecer que os fundamentos teóricos metodológicos são importantes para a formação do educador. 4. Identificar as principais teorias e práticas educacionais desenvolvidas na história da humanidade. 5. Atuar na prática e no contexto educacional sobre a realidade vigente em cada espaço de atuação do educador. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Introdução aos estudos históricos: História da Educação. Introdução aos períodos da Antiguidade, Idade Média, Moderna e Contemporânea. |
20 |
2 |
Aspectos políticos e pedagógicos de diferentes períodos históricos e suas implicações à Educação. As implicações político-pedagógicas do Humanismo Renascentista, da Reforma e Contrarreforma. |
20 |
3 |
Relações entre História e Educação. Fundamentos teórico-metodológicos na formação do educador |
20 |
4 |
Relações entre História e Educação. Principais teorias e práticas educacionais desenvolvidas na história da humanidade. |
20 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:Leituras; Produções de texto; Filmes; Video-aulas; Fórum avaliativo; Quadro comparativo; Cruzadinhas; Questionário; Proposta de Investigação da História de uma escola; Lista de Correntes da Educação. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Domínio conceitual. |
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HABILIDADES |
Registro coerente. Argumentação lógica. Articulação entre teoria prática. Reflexão crítica. |
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ATITUDES |
Comprometimento. Assiduidade. Respeito ao outro. Trabalho coletivo. Conduta ética. |
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OUTRAS |
As formas de avaliação será Integrativa e operativa. Formativa. Diagnóstica. Processual. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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ATIVIDADES ONLINE |
1-2-3-4 |
x |
x |
x |
3.9 |
14/04/2025 |
x |
12/05/2025 |
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AVALIAÇÃO FINAL |
1-2-3-4 |
|
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|
5.1 |
16/05/2025 |
x |
16/05/2025 |
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INTEGRATIVA |
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-1 |
29/06/2025 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999. 701 p. ISBN 8571392609. |
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2 |
GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. 9. ed. São Paulo: Cortez, 1995. 175 p. ISBN 85-249-0243-4. |
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3 |
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2019. 470p. ISBN 9788574964270. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
FRANCO, José Eduardo; RITA, Annabela. O Mito do Marquês de Pombal: a mitificação do Primeiro-Ministro de D. José pela Maçonaria. Lisboa: Prefácio, 2004. |
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2 |
MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: Da antiguidade aos nossos dias. 8º ed. São Paulo: Cortez, 2000. 382 p. ISBN 85-249-0163-2. |
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3 |
MARROU, Henri Irénée. História da educação na antiguidade. Campinas: Kírion, 2017. 675p. ISBN 978-85-94090-03-4. |
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4 |
MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck; CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira. A educação escolar em perspectiva histórica. Campinas: Autores Associados, 2005. ISBN 9788574961582. |
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5 |
STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara (org.). Histórias e memórias da educação no Brasil: Vol. I : século XVI-XVIII. 6.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. ISBN 978-85-326-3079-7. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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