PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par054/22 |
PROFESSOR |
Regimari Cristina Rodolfi Beppler |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Filosofia da Educação |
0-19149 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Filosofia e Educação. Educação como objeto de reflexão filosófica. Filosofia da educação no Brasil. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender características e temáticas da Filosofia da Educação. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Conhecer características da Filosofia; Reconhecer perspectivas reflexivas da tarefa educativa; Reconhecer como a educação pode ser objeto de estudo da Filosofia; Distinguir as principais concepções de Educação progressista no Brasil; Analisar possibilidades de superação do senso comum pedagógico para o senso crítico no contexto da educação brasileira. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Filosofia e Educação |
20 |
2 |
Correntes Epistemológicas em Educação |
20 |
3 |
Concepções Pedagógicas |
20 |
4 |
Educação no centro da reflexão filosófica |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Textos Vídeos Exercícios Slides Fórum Tarefas Poesia |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade trabalhada. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Interpretação, organização de ideias e desenvolvimento de argumentação. |
|||||||||||
ATITUDES |
Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas. |
|||||||||||
OUTRAS |
¹Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. ²Formato de avaliação definido pelo colegiado do curso. ³A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
AVALIAÇÕES ONLINE |
1-2-3-4 |
x |
x |
x |
3.9 |
14/04/2025 |
x |
05/05/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Editora Moderna Ltda, 1993. 395 p. 23 ISBN 85-16-00826-6 |
|||||||||||
2 |
LUCKESI, Cipriano. Filosofia da educação. São Paulo Cortez Editora, 1990 |
|||||||||||
3 |
TOMAZETTI, Elisete M. Filosofia da educação: um estudo sobre a história da disciplina no Brasil. Ijuí: Unijuí, 2003. 269 p. (Coleção Fronteiras Da Educação) ISBN 857429361x |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
PAVIANI, Jayme. Problemas de Filosofia da Educação.. Porto Alegre Edipucrs 2010 |
|||||||||||
2 |
PERISSÉ, Gabriel. Introdução à filosofia da educação. São Paulo: Autêntica, 2008. 1 recurso online. ISBN 9788582179468. |
|||||||||||
3 |
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 12.ed.rev. Campinas: Editora Autores Associados, 1996. 247 p. (Coleção Educação Contemporânea) ISBN 8585701226 |
|||||||||||
4 |
LIPMAN, Matheus. A filosofia vai à escola. 3.ed. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1990. 252 p. (Novas buscas em educação) |
|||||||||||
5 |
REIS, José Carlos. A história entre a filosofia e a ciência. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 118 p. ISBN 8575261150 |
|||||||||||
obs:O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |