PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia Par053/22 |
PROFESSOR |
Jose Batista da Rosa |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Sociologia da Educação |
0-19146 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Abordagem sociológica da educação. Educação no pensamento sociológico clássico e contemporâneo. Sociologia da educação na América Latina e no Brasil. Educação e trabalho. |
OBJETIVO GERAL |
Refletir pedagogicamente sobre os fatos sociais e educacionais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Situar historicamente o surgimento da Sociologia como ciência. Entender a importância do conhecimento, da cultura, e da história no desenvolvimento dos processos educacionais. Estudar o Estado e as políticas educacionais. Perceber as mudanças nos cenários educacionais como reflexos das mudanças humanas. Possibilitar o entendimento pedagógico dialético referente aos aspectos: biológico, psicológico e social. Propiciar o exercício do protagonismo no espaço pedagógico da sala de aula. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do contrato de trabalho, ementa, avaliação e percentual de presença. |
04 |
2 |
Construção social do sujeito e o conhecimento. |
04 |
3 |
Paradigmas sociais (antigo, medieval, moderno e pós moderno) no contexto educacional. |
04 |
4 |
Pensamento sociológico clássico e a educação |
12 |
5 |
Avaliação |
04 |
6 |
As bases sociológicas da educação contemporânea e a BNCC |
04 |
7 |
Desenvolvimento sustentável e educação popular. |
04 |
8 |
Protagonismo, ideologia e alienação. |
04 |
9 |
Estado, Controle social e educação. |
04 |
10 |
Educação e trabalho. Proletarização do magistério |
04 |
11 |
As marcas sociais do trabalho |
04 |
12 |
Exigências do ensinar (Freire) |
08 |
13 |
Ensinar não é transferir conhecimento. |
08 |
14 |
Família e escola: instituições educacionais |
04 |
15 |
Currículo Base do Território Catarinense |
04 |
16 |
Avaliação e Recuperação |
04 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Exposição dialogada Trabalhos em grupo Leitura de textos Apresentação de trabalhos em sala Projeção de material didático |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Capacidade de estabelecer sínteses dos processos sociais relacionados com a educação. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade críticas de entender o contexto social. |
|||||||||||
ATITUDES |
Respeito às diferenças e a capacidade de trabalhar coletivamente. |
|||||||||||
OUTRAS |
Usufruir da reflexão como condição para entender a lógica do desenvolvimento humano. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Sociologia Clássica |
4 |
x |
x |
x |
4.0 |
24/03/2025 |
x |
07/04/2025 |
||||
Sociologia da Educação |
6 -15 |
x |
x |
x |
4.0 |
09/06/2025 |
x |
23/06/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação.. Rio de Janeiro Paz e Terra 2003 |
|||||||||||
2 |
APPLE, Michael W. Educação e poder. Porto Alegre Artes Médicas 2003 |
|||||||||||
3 |
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3.ed. Rio de Janeiro: Cortez Editora, 2001. 118 p. 23168 ISBN 852490741X |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
AUGUSTINHO, Aline Michele Nascimento et al. Sociologia da educação. Porto Alegre: SAGAH, 2020. Recurso online. |
|||||||||||
2 |
DALAROSA, Adair Ângelo. Estado, educação e cidadania. Caçador: Universidade do Contestado, 1998. Número de chamada: 370.19 D136e |
|||||||||||
3 |
DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. 19.ed. Petrópolis: Vozes, 2014. Número de chamada: 370.981 D383d |
|||||||||||
4 |
FORQUIN, Jean Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. Número de chamada: 370.19 F727e |
|||||||||||
5 |
POPKEWITZ, Thomas S. Reforma educacional: uma política sociológica, poder e conhecimento em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. Número de chamada: 370.19 P828r |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |