PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia Par053/22 |
PROFESSOR |
Jourdan Linder Silva |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Profissão Docente |
0-19148 |
1º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Profissão professor: identidade e exigências atuais. Formação pedagógica e os desafios contemporâneos. Formação inicial e continuada dos professores e profissionalização. A função da aula no processo de construção do conhecimento. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar aos acadêmicos a compreensão da profissão docente e sua função social, numa dimensão problematizadora e contextualizada, tendo como perspectiva uma aproximação inicial/introdutória do campo do saber e profissional. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1- Analisar os aspectos constituintes da identidade docente em múltiplas dimensões; 2 - Refletir sobre a formação pedagógica e os desafios contemporâneos da profissão; 3 – Reconhecer a importância dos processos de formação inicial e continuada dos professores na constituição da sua profissionalização no contexto das transformações do mundo do trabalho; 4 - Compreender a função da escola e da aula como processos de construção do conhecimento e de formação humana. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Profissão professor: identidade e exigências atuais. |
7 |
2 |
Formação pedagógica e os desafios contemporâneos: |
7 |
3 |
Formação inicial e continuada dos professores e profissionalização: |
16 |
4 |
A função da aula no processo de construção do conhecimento: |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Pesquisa/entrevista com professores da educação básica e análise dos dados coletados. |
Estratégias:Aula expositiva-dialogada. Autobiografia docente (memorial descritivo). Discussão teórica em torno de problema Elaboração de carta para um/a professor/a. Elaboração de uma análise de problema. Estudo de texto relacionando-o a filme. Estudo em grupo. Mini-escrito. Problematização Seminário. Visualização de um filme longa metragem. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Internalização dos conceitos referentes ao ofício de docente que serão discutidos e problematizados ao longo do semestre. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de operar com os conceitos apreendidos, expressando um olhar crítico quanto à profissão docente e a realidades escolar atual. |
|||||||||||
ATITUDES |
Demonstração de uma perspectiva de valorização do outro nos processos de ensino-aprendizagem. |
|||||||||||
OUTRAS |
. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Mini escrito |
1 e 2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Análise de Situação- Problema |
2 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Pesquisa |
3 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Carta |
3 e 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Seminário |
4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
HAMELINE, Daniel; ESTEVE, José M.; WOODS, Peter; CAVACO, Maria Helena. Profissão professor. São Paulo: Porto Editora, Lda, [19--]. 191 p. (Coleção ciências da educação). ISBN 972-0-34103-3. |
|||||||||||
2 |
CHALOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para educação de hoje. Porto Alegre: ArtMed, 2005. 1 recurso online. ISBN 9788536311630. |
|||||||||||
3 |
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005. 102 p. ISBN 85-249-0922-6. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
Boniteza de um sonho : ensinar e aprender com sentido / 2003 - ( Livros ) - Acervo 45028GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2003. 80 p. ISBN 8586661341 Número de Chamada: 371.13 G125b |
|||||||||||
2 |
10 novas competências para ensinar : convite à viagem / 2000 - ( Livros ) - Acervo 53448PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 2000. 192 p. ISBN 8573076372 Número de Chamada: 371.102 P455d |
|||||||||||
3 |
Como nos tornamos professoras@p2 / 2000 - ( Livros ) - Acervo 32448 FONTANA, Roseli Aparecida Cação. Como nos tornamos professoras@p3. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. 204 p. ISBN 858658374X |
|||||||||||
4 |
Teia do saber : um novo olhar sobre a formação do professor, A - 1.ed. / 2004 - ( Livros ) - Acervo 42131 PRADOS, Rosália Maria N.; BONINI, Luci Mendes de Melo. A teia do saber: um novo olhar sobre a formação do professor. 1.ed. Mogi das Cruzes: Oriom, 2004. 129 p. ISBN 8588773090 Número de Chamada: 371.12 T262 |
|||||||||||
5 |
Professora sim, tia não : cartas a quem ousa ensinar / 1994 - ( Livros ) - Acervo 14142 FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho Dágua, 1994. 127 p. 10555 ISBN 85854280704 Número de Chamada: 371.102 F866p |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |