PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia Par053/22 |
PROFESSOR |
Rafael Araldi Vaz |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
História da Educação |
0-19147 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
História da educação. Introdução aos períodos: da antiguidade, idade média, moderna e contemporânea. As implicações político-pedagógicas do Humanismo Renascentista, da Reforma e Contrarreforma. Fundamentos teórico-metodológicos na formação do educador. Principais teorias e pr´sticas educacionais desenvolvidas na história da humanidade. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar o conhecimento e a compreensão das questões do passado, numa perspectiva situada temporalmente, mas também dinâmica, permitindo a comparação entre épocas, políticas e correntes pedagógicas. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Aprofundar estudos e conceitos acerca da História da Educação, dos períodos históricos: Antiguidade, Idade Média, Moderna e Contemporânea e seus principais aspectos educacionais. 2. Compreender as implicações político-pedagógicas do Humanismo Renascentista, da Reforma e Contrarreforma. 3. Reconhecer que os fundamentos teóricos metodológicos são importantes para a formação do educador. 4. Identificar as principais teorias e práticas educacionais desenvolvidas na história da humanidade. 5. Atuar na prática e no contexto educacional sobre a realidade vigente em cada espaço de atuação do educador. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
História da Educação. |
17 |
2 |
As implicações político-pedagógicas do Humanismo Renascentista, da Reforma e Contrarreforma. |
18 |
3 |
Fundamentos teórico-metodológicos na formação do educador. |
15 |
4 |
Principais teorias e práticas educacionais desenvolvidas na história da humanidade. |
15 |
5 |
Prática como componente curricular - PCC |
15 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Descrição, leitura, elaboração de conceito, definições, pesquisa de campo, linha do tempo, quadro comparativo, filmes registros, comentários escritos, quadro sinóptico e glossário. Síntese, produção individual, pesquisas, leituras. Ensaios, pesquisas em fontes históricas, registros, seminários, produção individual. Lista, biografia, quadro sinóptico, síntese, produção individual, problematização, pesquisas, leituras. Leitura, linha do tempo, pesquisa de campo, bibliográfica e documental, entrevistas, mini escritos, comentários, participação individual, análises. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Domínio conceitual. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Registro coerente. Argumentação lógica. Articulação entre teoria prática. Reflexão crítica. |
|||||||||||
ATITUDES |
Comprometimento. Assiduidade. Respeito ao outro. Trabalho coletivo. Conduta ética. |
|||||||||||
OUTRAS |
As formas de avaliação será Integrativa e operativa. Formativa. Diagnóstica. Processual. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
Todas |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
História da Educação. Introdução aos períodos da Antiguidade, Idade Média, Moderna e Contemporânea. |
01 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
As implicações político-pedagógicas do Humanismo Renascentista, da Reforma e Contrarreforma. |
02 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Fundamentos teórico-metodológicos na formação do educador. |
03 |
|
|
|
1 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Principais teorias e práticas educacionais desenvolvidas na história da humanidade. |
04 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999. 701 p. ISBN 8571392609. |
|||||||||||
2 |
GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1983. 175 p. (Coleção educação contenporânea). |
|||||||||||
3 |
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2019. 470p. ISBN 9788574964270. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ALENCAR, Ingrid R. F. S. de; ALVARENGA, Elda. A constituição do magistério como profissão feminizada no norte do estado do Espírito Santo: indícios e pistas da feminização do trabalho docente no município de Colatina (1909-1929). In: SOCIEDADE BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Anais Eletrônicos do IX Congresso Brasileiro de História da Educação, 15 a 18 de agosto de 2017. p. 4740-4752. Disponível em: |
|||||||||||
2 |
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Moderna, 2006. |
|||||||||||
3 |
BERTRAND, Yves. Teorias contemporâneas da educação. Montreal: Instituto Piaget, 2001. |
|||||||||||
4 |
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008. |
|||||||||||
5 |
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: |
|||||||||||
6 |
CAMPOS, Névio de. Lugar da História da Educação na formação do professor/pedagogo. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 15, n. 2, p. 95-104, maio/ago. 2011. Disponível em: |
|||||||||||
7 |
FERREIRA, José Ribeiro. Educação em Esparta e em Atenas: dois métodos e dois paradigmas. In: LEÃO, Delfim Ferreira; FERREIRA, José Ribeiro; FIALHO, Maria do Céu. Cidadania e Paideia na Grécia Antiga. Coimbra: Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos; Imprensa da Universidade de Coimbra, 2010. p. 12-45. Disponível em: |
|||||||||||
8 |
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus, 2003. |
|||||||||||
9 |
GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 8. ed. 7. impr. São Paulo: Ática, 2003. |
|||||||||||
10 |
GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. (Orgs.) A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Tradução Lucy Magalhães. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 61-88. |
|||||||||||
11 |
LARROSA, Jorge. O ensaio e a escrita acadêmica. Educação & Realidade, v. 28, n. 2, p. 101-115, jul./dez. 2003. |
|||||||||||
12 |
MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da Antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 1997. |
|||||||||||
13 |
MARROU, Henri Irenee. História da educação na Antiguidade. São Paulo: EPU, 1990. |
|||||||||||
14 |
PERNOUD, Régine. A mulher no tempo das catedrais. Tradução Miguel Rodrigues. Lisboa: Gradiva, 1984. |
|||||||||||
15 |
PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes Históricas. 3. ed. 1. reimp. São Paulo: Contexto, 2014. p. 155-202. |
|||||||||||
16 |
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. [S.l.]: [S.n.], 2014. Disponível em: |
|||||||||||
17 |
VENERA, Raquel Alvarenga Sena. O método indiciário: uma resenha da obra de Ginzburg e reflexões acerca de sua crítica à obra de Foucault. Contrapontos, Itajaí, v. 6, n. 1, p. 179-183, jan./abr. 2006. Disponível em: |
|||||||||||
18 |
VIDAL, Diana Gonçalves. A docência como uma experiência coletiva: questões para debate. In: FREITAS, Anamaria Gonçalves de. et al. (Orgs.) O ensino e a pesquisa em história da educação. Maceió: EDUFAL, 2011. p. 161-184. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |