PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia Par053/22 |
PROFESSOR |
Marcelo Della Justina Arruda |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Filosofia da Educação |
0-19145 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Filosofia e Educação. Educação como objeto de reflexão filosófica. Filosofia da educação no Brasil. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar o sentido e o significado da educação, sob o ponto de vista filosófico, através da reflexão sobre a relação existente entre educação, filosofia e ideologia. Explicitação crítica das correntes da filosofia da educação no Brasil. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Identificar as diferentes formas de expressar o conhecimento nas origens da filosofia da educação; - Conhecer as principais contribuições dos filósofos gregos - Sócrates, Platão e Aristóteles - para a base e o desenvolvimento da filosofia da educação; - Familiarizar-se com o pensamento da escola de Alexandria para o desenvolvimento da ciência; - Caracterizar os períodos da patrística e escolástica enquanto o encontro da filosofia cristã com a filosofia greco-romana e seus efeitos ao longo da idade média; - Familiarizar-se com os principais pensadores da filosofia da educação no período da Idade Moderna; - Demonstrar a contribuição de cada um dos filósofos refletidos para pensar a educação nos dias atuais; - Compreender as contribuições dos principais filósofos da contemporaneidade para o campo da educação; - Conhecer e estabelecer relações entre a teoria e a prática dos fundamentos filosóficos da educação. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
ANTIGUIDADE |
26 |
2 |
MEDIEVAL |
28 |
3 |
PERÍODO CONTEMPORÂNEO |
26 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Teóricos e práticos. Visão sistêmica. Capacidade de análise crítica. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Aprender a conhecer. Aprender a fazer. Aprender a viver juntos. Aprender a ser. |
|||||||||||
ATITUDES |
Participação. Assiduidade. Comprometimento. |
|||||||||||
OUTRAS |
. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
Todas as unidade |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 1 |
Unidade 1 |
x |
x |
x |
4.0 |
19/03/2025 |
x |
26/03/2025 |
||||
Trabalho em Grupo |
Todas |
x |
x |
x |
3 |
23/04/2025 |
x |
28/05/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
COTRIM, Gilberto; PARISI, Mário. Fundamentos da educação: história e filosofia da educação. São Paulo: Editora Saraiva, 1982. 336 p. |
|||||||||||
2 |
TOMAZETTI, Elisete M. Filosofia da educação: um estudo sobre a história da disciplina no Brasil. Ijuí: Unijuí, 2003. 269 p. (Coleção Fronteiras Da Educação) ISBN 857429361x |
|||||||||||
3 |
PORTO, Leonardo Sartori. Filosofia da educação. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2006. 68 p. (Filosofia passo a passo) ISBN 8571109141 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BOSI, Alfredo; HORTA, José Silvério Baia; MENDES, Durmeval Trigueiro. Filosofia da educação brasileira. 5.ed. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S.A., 1994. 239 p. 494 ISBN 85-200-0201-3 |
|||||||||||
2 |
PILETTI, Claudino. Filosofia da educação. 7.ed. São Paulo: Editora Ática, 1995. 182 p. (Série Educação) ISBN 8508035861 |
|||||||||||
3 |
PORTO, Leonardo Sartori. Filosofia da educação. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2006. 68 p. (Filosofia passo a passo) ISBN 8571109141 |
|||||||||||
4 |
TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação: a escola progressiva ou a transformação da escola. 6.ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000. 173 p. ISBN 8574900052 |
|||||||||||
5 |
GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da história da filosofia. São Paulo: Editora Schwarcz Ltda, 1996. 555 p. ISBN 8571644756 |
|||||||||||
obs:. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |