PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Administração Par037/22 - EC6 - Atual |
PROFESSOR |
Celio Jose Zampieri |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Tecnologias da Informação e Comunicação |
0-17267 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Ensino superior e educação à distância. Informática básica. Comunidades de aprendizagem virtual. Ambientes colaborativos. Softwares e sistemas de informação direcionados para as áreas do conhecimento. |
OBJETIVO GERAL |
Promover a alfabetização midiática e informacional em ambientes digitais durante formação no ensino superior. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Capacitar o graduando para utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem institucional. • Potencializar o uso de linguagens com ferramentas digitais. • Conhecer características de aprendizagem virtual em rede. • Desenvolver conhecimento colaborativamente. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Ambientação ao AVA |
20 |
2 |
Informática básica |
20 |
3 |
Comunidades de aprendizagem virtual |
20 |
4 |
Ambientes colaborativos |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo. |
Estratégias:Fórum temático. Trabalho Individual. Trabalho em Grupo. Mapa mental. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Desenvolvimento das atividades conforme as orientações enunciadas. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Fluência no digital. Capacidade de assimilar novas tecnologias. Desenvolvimento de critérios para seleção de materiais disponíveis na rede. |
|||||||||||
ATITUDES |
Valorização das informações e conhecimentos oriundos dos diversos ambientes digitais, respeito ao construir colaborativamente os materiais e responsabilidade ética nas suas postagens. |
|||||||||||
OUTRAS |
. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Fórum Avaliativo |
1 |
x |
x |
x |
0.5 |
30/03/2025 |
|
|
||||
Atividade Avaliativa - Plágio |
1 |
x |
x |
x |
0.8 |
23/03/2025 |
x |
25/04/2025 |
||||
Atividade Avaliativa - Simular Trabalho Acadêmico |
2 |
x |
x |
x |
1.0 |
23/03/2025 |
x |
25/04/2025 |
||||
Fórum Avaliativo |
3 |
x |
x |
x |
1.0 |
18/05/2025 |
|
|
||||
Atividade Avaliativa - Mapa mental |
3 |
x |
x |
x |
0.9 |
20/04/2025 |
x |
16/05/2025 |
||||
Atividade Avaliativa - Vídeo |
4 |
x |
x |
x |
0.7 |
27/04/2025 |
x |
16/05/2025 |
||||
Avaliação Final |
Todas |
x |
x |
x |
5.1 |
13/06/2025 |
x |
27/06/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
FAVA, Rui. Educação para o século XXII: a era do indivíduo digital. São Paulo: Saraiva, 2016. 1 recurso online. ISBN 978-85-472-0494-5. |
|||||||||||
2 |
GABRIEL, Martha. Inteligência artificial: do zero ao metaverso. São Paulo: Atlas, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786559773336. |
|||||||||||
3 |
TAJRA, Sanmya Feitosa. Desenvolvimento de projetos educacionais: mídias e tecnologias. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536522203. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
FREIRE, Emerson; BATISTA, Sueli Soares dos Santos. Sociedade e tecnologia na era digital. São Paulo: Erica, 2014. Número de chamada: 303.4833 F866s. 1 Recurso online. |
|||||||||||
2 |
LEVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010. 203 p. (Coleção trans.). ISBN 85-85490-15-2. |
|||||||||||
3 |
MUNHOZ, Antonio Siemsen. Qualidade de ensino nas grandes salas de aula. São Paulo: Saraiva, 2016. 1 recurso online. ISBN 978-85-472-0097-8. |
|||||||||||
4 |
REZENDE, Denis Alcides; ABREU, Aline França de.Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais. 9. São Paulo: Atlas, 2014. 1 Recurso online. |
|||||||||||
5 |
SANTOS, Vanice dos. Ágora digital: o cuidado de si no caminho do diálogo entre tutor e aluno em um ambiente de aprendizagem. Jundiaí: Paco editorial, 2013. Número de chamada: 371.334 S237a |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |