PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Odontologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Odontologia Par052/22 |
PROFESSOR |
Marli Adelina de Souza |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Histologia |
0-19186 |
1º |
3 |
60 |
EMENTA |
|||
Tecidos básicos do corpo humano, sistemas cardiovascular, respiratório, digestório, renal e endócrino. |
OBJETIVO GERAL |
Promover a aprendizagem dos fundamentos morfofuncionais, especialmente as características histológicas dos tecidos epiteliais, conjuntivos, musculares, nervosos e dos sistemas cardiovascular, respiratório, digestório, urinário e endócrino, correlacionando-os aos aspectos morfofuncionais do corpo humano. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Cognitivos: - Compreender a estrutura microscópica, organização e funcionamento dos tecidos que compõem os sistemas orgânicos humanos, atribuindo-lhes a importância na homeostase do organismo. - Desenvolver a habilidade de correlacionar o conhecimento teórico com as estruturas observadas ao microscópio. - Realizar a identificação (diagnóstico) de células e tecidos em lâminas e microfotografias de amostras de tecidos saudáveis; relacionar estrutura e função de células e tecidos especializados. - Promover o raciocínio crítico e integrar o conhecimento básico dos elementos celulares e teciduais com suas possíveis correlações clínicas. - Desenvolver o hábito de estudo, trabalho em grupo, comunicação oral e escrita e leitura crítica da bibliográfica didática e artigos técnico-científicos. Psicomotor: Manipular corretamente e conservar o patrimônio da Universidade (equipamentos utilizados em aulas/atividades pedagógicas, microscópios, coleções de lâminas histológicas e de microfotografias). Afetivo: - Apresentar relacionamento cordial com os colegas, docentes e funcionários. -Prezar pela pontualidade e frequência às aulas. -Apresentar bom comportamento durante as aulas teóricas e práticas, mantendo o silêncio quando necessário e evitando o fluxo de entrada e saída desnecessário. Participando ativamente das aulas remotas e presenciais, contribuindo para a construção do seu próprio conhecimento como dos colegas e professoras. -Respeitar as normas de uso e conduta dos espaços educacionais, virtuais e presenciais, assim como do Laboratório. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do Plano de Ensino. |
03 |
2 |
Tecido epitelial de revestimento Noções de Microscopia. |
03 |
3 |
Tecido epitelial glandular. |
03 |
4 |
Tecidos Conjuntivos - Tecido Conjuntivo Propriamente Dito. |
03 |
5 |
Tecidos Conjuntivos. |
03 |
6 |
Tecido Cartilaginoso e ósseo. |
06 |
7 |
Tecido Muscular. |
03 |
8 |
Tecido Nervoso. |
03 |
9 |
Aulas práticas de Tecido Muscular e Nervoso |
03 |
10 |
Tecido Sanguíneo e Interpretação de Hemograma |
03 |
11 |
Histologia do Sistema Cardiovascular |
04 |
12 |
Histologia do Sistema Respiratório |
03 |
13 |
Histologia do Sistema Digestório |
5 |
14 |
Histologia do Sistema Urinário |
03 |
15 |
Histologia do Sistema Endócrino. |
03 |
16 |
Avaliações teóricas e práticas. |
09 |
|
TOTAL DE HORAS |
60 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 6 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse. |
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; LAB - Aula em laboratório, Seminário, Exercício de fixação, Trabalho em grupo |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Avaliações cognitivas: teóricas e práticas, estudos dirigidos, participação durante as discussões dos conteúdos apresentados. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de realizar as diferentes tarefas com responsabilidade e comprometimento. Comprometimento na realização das tarefas definidas. Conduta ética e responsável na execução dos movimentos necessários para a ação (aulas práticas). Valorizar as atividades propostas no processo ensino e aprendizagem. |
|||||||||||
ATITUDES |
Atitudes: Responsabilidade na realização das diferentes tarefas. Contribuições, pontualidade, assiduidade, respeito, companheirismo, ética. |
|||||||||||
OUTRAS |
Trabalhos individuais e em grupo, seminários. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 1 |
1 a 8 |
x |
|
|
2.5 |
08/04/2025 |
x |
22/04/2025 |
||||
Avaliação 2 |
10 a 14 |
x |
|
|
2.5 |
20/05/2025 |
x |
03/06/2025 |
||||
Seminário |
17 e 18 |
x |
x |
x |
2.0 |
24/06/2025 |
|
|
||||
Avaliação de desempenho |
1 a 20 |
x |
x |
x |
1.0 |
17/06/2025 |
|
|
||||
Avaliação Recuperativa |
Todas |
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Atividades Laboratoriais |
todas |
|
|
|
1.0 |
24/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
GARTNER, Leslie P.; HIATT, James L. Tratado de histologia em cores. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. 456 p. ISBN 978-85-277-0813-5. |
|||||||||||
2 |
JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, José. Histologia básica.. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan , 2013. |
|||||||||||
3 |
ROSS, Michael H.; PAWLINA, Wojciech. Histologia: texto e atlas em correlação com biologia celular e molecular. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. 908 p. ISBN 978-85-277-2066-3. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ABRAHAMSOHN, Paulo. Histologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. |
|||||||||||
2 |
ABRAHAMSOHN, Paulo. Histologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788527730105. |
|||||||||||
3 |
KIERSZENBAUM, Abraham L.; TRES, Laura L. Histologia e biologia celular: uma introdução à patologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 677 p. ISBN 9788535225136 |
|||||||||||
4 |
ANAIS ... Porto Alegre: Conselho Regional de Contabilidade do RS, 1997. 263 p. 1133 |
|||||||||||
5 |
MEDRADO, Leandro. Citologia e histologia humana: fundamentos de morfofisiologia celular e tecidual. São Paulo: Érica, 2014. 152 p. (Série eixos Ambiente e saúde). ISBN 978-85-365-0897-9. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |