PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Música |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música Par051/22 |
PROFESSOR |
Patrick Mota Schuermann |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Introdução à Educação Musical |
0-19184 |
1º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Panorama histórico do ensino de música no Brasil. Legislação Brasileira em Educação Musical. Percepção e análise das problemáticas do ensino da música. O educador musical: identidade, formação pedagógica, ética profissional, função político-pedagógica no âmbito da educação musical. |
OBJETIVO GERAL |
Refletir pedagogicamente sobre o contexto histórico da educação musical. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Situar historicamente o surgimento da Educação Musical no Brasil. Entender a importância da Legislação Brasileira em educação musical e da formação pedagógica no desenvolvimento dos processos educacionais. Perceber as mudanças nos cenários educacionais relacionadas a educação musical. Possibilitar o entendimento pedagógico de conduta ética e profissional do educador musical. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da proposta de trabalho e da ementa. |
22 |
2 |
Percepção e Análise das Problemáticas do Ensino de Música. |
16 |
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TOTAL DE HORAS |
38 h |
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Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Capacidade de estabelecer sínteses dos processos de educação musical relacionados com a educação. |
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HABILIDADES |
Críticas de entender o contexto do ensino de música na educação básica. |
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ATITUDES |
No respeito às diferenças e a capacidade de trabalhar coletivamente. |
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OUTRAS |
Usufruir da reflexão como condição para entender o ensino de música como área do conhecimento. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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avaliação 1 |
unidade 1 |
x |
x |
x |
4 |
14/04/2025 |
x |
28/04/2025 |
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avaliação 2 |
unidade 2 |
x |
x |
x |
4 |
19/05/2025 |
x |
26/05/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
BASTIAN, Hans Günther. Música na escola: a contribuição do ensino da música no aprendizado e no convívio social da criança. São Paulo: Editora Paulinas, 2009. 136p. ISBN 9788535623901. |
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2 |
PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. 2.ed. Porto Alegre: Livraria Sulina Editora, 2010. 246p. ISBN 9788520505755 |
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3 |
SOARES, José. A formação do professor de música no Brasil. Belo Horizonte: Fino traço, 2014. ISBN 9788580541984. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
Estudos de psicopedagogia musical |
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2 |
HOLLER, Marcos. Os jesuítas e a música no Brasil colonial. Unicamp 2010 ISBN 978-85-268-0898-0 |
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3 |
ILARI, Beatriz Senoi. Música na infância e na adolescência: um livro para pais, professore e aficionados. Curitiba: IBPEX, 2009. 197p. ISBN 9788576383152 |
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4 |
LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. 8.ed. São Paulo: Papirus editora, 2012. 234p. ISBN 9788530807009 |
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5 |
MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz Senoi. Pedagogias em educação musical. Curitiba: Intersaberes, 2012. 347p. ISBN 9788565704489. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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