UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Música - Flauta Doce I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Música

ESTRUTURA CURRICULAR

Música Par051/22

PROFESSOR

Sueli Eisenberg


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Flauta Doce I

0-19182

2

40


EMENTA

Iniciação à flauta doce. Técnicas básicas de execução, de respiração e emissão. Prática de leitura. Preparação de repertório de nível básico, solo e em conjunto. Adaptação de repertório para conjunto de flauta doce. História da flauta doce e pesquisa de repertório.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver a capacidade técnica instrumental do aluno através das flautas doce soprano, preparando-o para atuação em diversos contextos educativo-musicais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Adquirir uma técnica correta de execução das flautas doce soprano; - Desenvolver habilidade de leitura de partituras. - Executar repertório solo, para grupo de flautas doce e pequenos conjuntos - Demonstrar conhecimento, desempenho, leitura e técnica na execução instrumental;


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Leitura de partituras para criança– Exercícios técnicos e repertório.
Técnicas de execução; Respiração e emissão do som na flauta doce
Execução de Repertório solo e para grupo de flautas doce
Leitura de partituras– Exercícios técnicos e repertório.

40

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:Aula expositiva dialogada; Atividades Práticas Extraclasse; Aula com Recursos Multimídia; Exercício de Fixação;Estudo Dirigido.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

A avaliação analisa todo o desempenho do aluno no semestre, considerando sua performance no instrumento através da execução do repertório proposto, tanto individualmente quanto em grupo.

HABILIDADES

Será avaliado o grau de interesse, responsabilidade, comprometimento e assiduidade nas aulas.

ATITUDES

Capacidade de integrar-se, relacionar-se e colaborar com o grupo durante todo o processo. Comprometimento com as atividades propostas, frequência e participação

OUTRAS

integração em grupo.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação integrativa

1

x

x

x

2.0

23/06/2025

Avaliação 01: Leitura de partituras para criança– Exercícios técnicos e repertório.

1

x

x

x

4.0

28/04/2025

x

12/05/2025

Avaliação 03: Leitura de partituras e execução de Repertório solo e para grupo de flautas doce.

3

x

x

x

4.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

PROSSER, Elisabeth Seraphim. Vem comigo tocar flauta doce: manual para flauta doce soprano. Brasília: Musimed, 1995. 70 p. ISBN 8570920202.

2

WEILAND, Renate Lizana; WEICHSELBAUM, Anete; SASSE, Ângela. Sonoridades brasileiras: método para flauta doce soprano. Curitiba: Ed. da UFPR, 2018. 94 p. (Didática, 84). ISBN 978-85-8480-099-5.

3

WEILAND, Renate Lizana; WEICHSELBAUM, Anete; SASSE, Ângela. Sonoridades brasileiras: método para flauta doce soprano. Curitiba: Ed. da UFPR, 2018. 94 p. (Didática, 84). ISBN 978-85-8480-099-5.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ATLAS, Allan W. Anthology of renaissance music. Londres: W. W. Norton & Company, 1998.

2

HILL, John Walter. Anthology of baroque music: music in western europe, 1580-1750. Londres: W. W. Norton & Company, 2005.

3

LIMA JÚNIOR, Ivandel Jesus de; SEZERINO, Glauber Aquiles. A flauta doce música de pixinguinha. Lages: Ed. do Autor, 2007.

4

SADIE, Stanley. The New Grove Dictionary of Music and Musicians. 2. ed. Oxford: Grove, 2001.

5

SOUZA, Jusamara. Arranjos de músicas folclóricas. Porto Alegre: Livraria Sulina, 2008.

obs:Peças complementares.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática