PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Música |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música Par051/22 |
PROFESSOR |
Sueli Eisenberg |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Flauta Doce I |
0-19182 |
1º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Iniciação à flauta doce. Técnicas básicas de execução, de respiração e emissão. Prática de leitura. Preparação de repertório de nível básico, solo e em conjunto. Adaptação de repertório para conjunto de flauta doce. História da flauta doce e pesquisa de repertório. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver a capacidade técnica instrumental do aluno através das flautas doce soprano, preparando-o para atuação em diversos contextos educativo-musicais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Adquirir uma técnica correta de execução das flautas doce soprano; - Desenvolver habilidade de leitura de partituras. - Executar repertório solo, para grupo de flautas doce e pequenos conjuntos - Demonstrar conhecimento, desempenho, leitura e técnica na execução instrumental; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Leitura de partituras para criança– Exercícios técnicos e repertório. |
40 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:Aula expositiva dialogada; Atividades Práticas Extraclasse; Aula com Recursos Multimídia; Exercício de Fixação;Estudo Dirigido. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
A avaliação analisa todo o desempenho do aluno no semestre, considerando sua performance no instrumento através da execução do repertório proposto, tanto individualmente quanto em grupo. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Será avaliado o grau de interesse, responsabilidade, comprometimento e assiduidade nas aulas. |
|||||||||||
ATITUDES |
Capacidade de integrar-se, relacionar-se e colaborar com o grupo durante todo o processo. Comprometimento com as atividades propostas, frequência e participação |
|||||||||||
OUTRAS |
integração em grupo. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação integrativa |
1 |
x |
x |
x |
2.0 |
23/06/2025 |
|
|
||||
Avaliação 01: Leitura de partituras para criança– Exercícios técnicos e repertório. |
1 |
x |
x |
x |
4.0 |
28/04/2025 |
x |
12/05/2025 |
||||
Avaliação 03: Leitura de partituras e execução de Repertório solo e para grupo de flautas doce. |
3 |
x |
x |
x |
4.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
PROSSER, Elisabeth Seraphim. Vem comigo tocar flauta doce: manual para flauta doce soprano. Brasília: Musimed, 1995. 70 p. ISBN 8570920202. |
|||||||||||
2 |
WEILAND, Renate Lizana; WEICHSELBAUM, Anete; SASSE, Ângela. Sonoridades brasileiras: método para flauta doce soprano. Curitiba: Ed. da UFPR, 2018. 94 p. (Didática, 84). ISBN 978-85-8480-099-5. |
|||||||||||
3 |
WEILAND, Renate Lizana; WEICHSELBAUM, Anete; SASSE, Ângela. Sonoridades brasileiras: método para flauta doce soprano. Curitiba: Ed. da UFPR, 2018. 94 p. (Didática, 84). ISBN 978-85-8480-099-5. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ATLAS, Allan W. Anthology of renaissance music. Londres: W. W. Norton & Company, 1998. |
|||||||||||
2 |
HILL, John Walter. Anthology of baroque music: music in western europe, 1580-1750. Londres: W. W. Norton & Company, 2005. |
|||||||||||
3 |
LIMA JÚNIOR, Ivandel Jesus de; SEZERINO, Glauber Aquiles. A flauta doce música de pixinguinha. Lages: Ed. do Autor, 2007. |
|||||||||||
4 |
SADIE, Stanley. The New Grove Dictionary of Music and Musicians. 2. ed. Oxford: Grove, 2001. |
|||||||||||
5 |
SOUZA, Jusamara. Arranjos de músicas folclóricas. Porto Alegre: Livraria Sulina, 2008. |
|||||||||||
obs:Peças complementares. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |