PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22 |
PROFESSOR |
Altamir Guilherme Wagner |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Língua Inglesa I |
0-19176 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Mundo globalizado e a realidade brasileira: influência da língua inglesa no contexto sociocultural econômico brasileiro. Papel e o lugar da língua inglesa na formação de cidadãos inseridos no seu contexto. Fundamentos da língua inglesa através da prática comunicativa com ênfase na compreensão oral e escrita. Estratégias de leitura, compreensão de textos a nível básico e aquisição de vocabulário. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver fluência em língua inglesa focando na aquisição de vocabulário e em estruturas frasais específicas e na sua fixação permanente no processo de aprendizagem. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Trabalhar com exercícios práticos e diretos na aplicação do uso da Língua Estrangeira. - Instigar o interesse no uso da Língua Estrangeira em ambientes fora de sala de aula. - Colocar a perspectiva de professor nos estudantes que futuramente serão professores de Língua Estrangeira, para que não apenas aprendam a utilizar a língua, mas também a ensiná-la. - Fazer com que os estudantes de Língua Estrangeira procurem ferramentas tecnológicas atualizadas que possam utilizar para seu próprio aprendizado e para sua prática docente - Buscar boa fluência na oralidade com o uso constante de elementos marcantes da Língua Estrangeira em questão. - Reconhecer a comunicação em Língua Estrangeira como processo constitutivo de evolução da humanidade. - Expandir o vocabulário relacionado aos temas estudados. - Incentivar a prática de situações que imitem a realidade do uso da Língua Estrangeira. - Desenvolver atividades em diferentes recursos midiáticos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Possessive adjectives; the verb to be, affirmative statements and contractions; definite and indefinite articles; yes/no questions with where and to be, prepositions of place; reading strategies. |
20 |
2 |
Affirmative and negative statements with the verb to be; yes or no questions and short answers; wh-questions; Reading strategies. |
20 |
3 |
Possessive adjectives; present continuous; conjunctions; simple present; reading strategies |
20 |
4 |
Expressions of time; Simple present complete structure along with WH questions and answers. Reading Strategies |
19 |
|
TOTAL DE HORAS |
79 h |
|
Estratégias:Expansão do vocabulário e exercícios práticos focados nas habilidades oral e escrita, bem como a leitura e interpretação de textos em nível básico. Utilização de ferramentas digitais. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Compreensão funcional e estrutural da Língua Inglesa. Reconhecimento de elementos característicos da língua, assim como das estruturas de nível intermediário a avançado em nível sintático e semântico. Conhecimento de estratégias de leitura e interpretação de textos multimodais. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Expressão escrita e oral em Língua Inglesa dentro e fora da sala de aula. Prática na utilização de estratégias de leitura e interpretação de textos multimodais. |
|||||||||||
ATITUDES |
Engajamento no processo de aprendizado de língua e cultura Inglesa. Dedicação nas produções escritas e orais. Participação nas atividades em grupo: interesse, proatividade, colaboração, respeito à opinião dos colegas e capacidade de resolução de conflitos. Respeito à diversidade dentro de sala de aula, mesmo em relação aos diferentes níveis de proficiência. Cumprimento de prazos de entrega de trabalhos e qualidade do material finalizado. Responsabilidade e compromisso com os horários de chegada e saída. |
|||||||||||
OUTRAS |
Participação em eventos relativos ao curso, relato de experiências vivenciadas pelo acadêmico. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Av1 - Avaliação diagnóstica |
1 e 2 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Av2 - Produção Textual |
1 e 2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Av3 - Atividades em sala |
1, 2, 3 e 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Av4 - Apresentação oral |
1 a 4 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
|
|
|
|
|
|
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
RICHARDS, Jack C. Interchange: intro student`s book. 3.ed. Cambridge: Cambridge University, 2005. ISBN 0521601495 |
|||||||||||
2 |
ELBAUM, Sandra. Grammar in context 1: international student edition. 4.ed. Boston: Thomson Heinle, 2005. 422p. ISBN 9781413013948 |
|||||||||||
3 |
RICHARDS, Jack C. Interchange: intro workbook. 3.ed. Cambridge: Cambridge University, 2005. 96 p. ISBN 052160155x |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
GIOMES, Luiz L.; COLLINS, Donald E. Dicionário de expressões idiomáticas americanas: a dictionary of american idioms. 7.ed. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda, 1987. 281 p. 21019 |
|||||||||||
2 |
MACCALLUM, George P. 101 word games: for students of english as a second or foreing language. Oxford: Oxford University Press, 1980. 162 p. |
|||||||||||
3 |
SILVA, Moacir Cardoso da. American english for high-school in brazil. Paraná: Editora do Brasil S/a, 1973. 6138 |
|||||||||||
4 |
H. DOUGLAS BROWN. PRINCIPLES OF LANGUAGE LEARNING AND TEACHING. 5ª. PEARSON LONGMAN 2007 |
|||||||||||
5 |
HACK, Fernanda Klettenberg; VISENTAINER, Jeancarlo. Learner`s difficulties in the acquisition of english as a second language in.... Lages, 2005. 31 p. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |