UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Língua Inglesa I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22

PROFESSOR

Altamir Guilherme Wagner


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Língua Inglesa I

0-19176

4

80


EMENTA

Mundo globalizado e a realidade brasileira: influência da língua inglesa no contexto sociocultural econômico brasileiro. Papel e o lugar da língua inglesa na formação de cidadãos inseridos no seu contexto. Fundamentos da língua inglesa através da prática comunicativa com ênfase na compreensão oral e escrita. Estratégias de leitura, compreensão de textos a nível básico e aquisição de vocabulário.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver fluência em língua inglesa focando na aquisição de vocabulário e em estruturas frasais específicas e na sua fixação permanente no processo de aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Trabalhar com exercícios práticos e diretos na aplicação do uso da Língua Estrangeira. - Instigar o interesse no uso da Língua Estrangeira em ambientes fora de sala de aula. - Colocar a perspectiva de professor nos estudantes que futuramente serão professores de Língua Estrangeira, para que não apenas aprendam a utilizar a língua, mas também a ensiná-la. - Fazer com que os estudantes de Língua Estrangeira procurem ferramentas tecnológicas atualizadas que possam utilizar para seu próprio aprendizado e para sua prática docente - Buscar boa fluência na oralidade com o uso constante de elementos marcantes da Língua Estrangeira em questão. - Reconhecer a comunicação em Língua Estrangeira como processo constitutivo de evolução da humanidade. - Expandir o vocabulário relacionado aos temas estudados. - Incentivar a prática de situações que imitem a realidade do uso da Língua Estrangeira. - Desenvolver atividades em diferentes recursos midiáticos.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Possessive adjectives; the verb to be, affirmative statements and contractions; definite and indefinite articles; yes/no questions with where and to be, prepositions of place; reading strategies.

20

2

Affirmative and negative statements with the verb to be; yes or no questions and short answers; wh-questions; Reading strategies.

20

3

Possessive adjectives; present continuous; conjunctions; simple present; reading strategies

20

4

Expressions of time; Simple present complete structure along with WH questions and answers. Reading Strategies

19

 

TOTAL DE HORAS

79 h


Estratégias:Expansão do vocabulário e exercícios práticos focados nas habilidades oral e escrita, bem como a leitura e interpretação de textos em nível básico. Utilização de ferramentas digitais.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Compreensão funcional e estrutural da Língua Inglesa. Reconhecimento de elementos característicos da língua, assim como das estruturas de nível intermediário a avançado em nível sintático e semântico. Conhecimento de estratégias de leitura e interpretação de textos multimodais.

HABILIDADES

Expressão escrita e oral em Língua Inglesa dentro e fora da sala de aula. Prática na utilização de estratégias de leitura e interpretação de textos multimodais.

ATITUDES

Engajamento no processo de aprendizado de língua e cultura Inglesa. Dedicação nas produções escritas e orais. Participação nas atividades em grupo: interesse, proatividade, colaboração, respeito à opinião dos colegas e capacidade de resolução de conflitos. Respeito à diversidade dentro de sala de aula, mesmo em relação aos diferentes níveis de proficiência. Cumprimento de prazos de entrega de trabalhos e qualidade do material finalizado. Responsabilidade e compromisso com os horários de chegada e saída.

OUTRAS

Participação em eventos relativos ao curso, relato de experiências vivenciadas pelo acadêmico.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Av1 - Avaliação diagnóstica

1 e 2

x

x

x

1.0

A definir

x

A definir

Av2 - Produção Textual

1 e 2

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Av3 - Atividades em sala

1, 2, 3 e 4

x

x

x

2.0

A definir

Av4 - Apresentação oral

1 a 4

x

x

x

1.0

A definir

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

RICHARDS, Jack C. Interchange: intro student`s book. 3.ed. Cambridge: Cambridge University, 2005. ISBN 0521601495

2

ELBAUM, Sandra. Grammar in context 1: international student edition. 4.ed. Boston: Thomson Heinle, 2005. 422p. ISBN 9781413013948

3

RICHARDS, Jack C. Interchange: intro workbook. 3.ed. Cambridge: Cambridge University, 2005. 96 p. ISBN 052160155x


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

GIOMES, Luiz L.; COLLINS, Donald E. Dicionário de expressões idiomáticas americanas: a dictionary of american idioms. 7.ed. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda, 1987. 281 p. 21019

2

MACCALLUM, George P. 101 word games: for students of english as a second or foreing language. Oxford: Oxford University Press, 1980. 162 p.

3

SILVA, Moacir Cardoso da. American english for high-school in brazil. Paraná: Editora do Brasil S/a, 1973. 6138

4

H. DOUGLAS BROWN. PRINCIPLES OF LANGUAGE LEARNING AND TEACHING. 5ª. PEARSON LONGMAN 2007

5

HACK, Fernanda Klettenberg; VISENTAINER, Jeancarlo. Learner`s difficulties in the acquisition of english as a second language in.... Lages, 2005. 31 p.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática