PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22 |
PROFESSOR |
Danusia Apparecida Silva |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Fundamentos da Linguística |
0-19175 |
1º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
A história da linguística. O estruturalismo linguístico. A gramática gerativa e outras correntes. |
OBJETIVO GERAL |
Ver o fenômeno linguístico como um fenômeno sociocultural fundamentalmente heterogêneo e em constante mudança. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Reconhecer os problemas estruturais: Fonologia, Morfologia, Sintaxe. Constatar que um texto não é uma soma de frases, pois coesão e coerência relacionam-se e mantêm interdisciplinaridade. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Visão geral da história da Linguística |
10 |
2 |
Representação da língua pela escrita |
10 |
3 |
Fonética e fonologia |
10 |
4 |
Morfologia |
5 |
5 |
Sintaxe |
5 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: |
Estratégias:AEX, TG, TI, SE AEX, TG, TI,SE ARSPD AEX, TG, TI, SE AEX, TG, TI, SE AEX, TG, TI, SE |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Ser capaz de diferenciar os principais conceitos básicos da linguística. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Aplicar os conhecimentos adquiridos. |
|||||||||||
ATITUDES |
Pontualidade e frequência às aulas e às atividades programadas |
|||||||||||
OUTRAS |
Leituras. Resenhas expositivas orais e escritas. Produção de informativos. Seminários. Trabalhos escritos. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01 - Escrita |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 02 - Escrita |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03 - participação |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 04 - Oral |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
MARTELOTTA, Mário Eduardo (Org.). Manual de lingüística. 2. ed. São Paulo: Editora contexto, 2017. 245 p. ISBN 9788572443869. |
|||||||||||
2 |
MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina. Introdução à linguística: domínios e fronteiras. 9. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012. 270 p. ISBN 8524907738. |
|||||||||||
3 |
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de lingüística geral. 11. ed. São Paulo: Editora Cultrix Ltda., 1986. 279 p. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
FIORIN,José Luiz; (org) Introdução à linguística: Objetivos teóricos. São Paulo: Contexto, 2015 |
|||||||||||
2 |
LOPES, Edward. Fundamentos da Linguística Contemporânea. São Paulo. Ed. Cultrix Ltda, 2008 |
|||||||||||
3 |
MOLLICA, Maria Cecilia; BRAGA, Maria Luiza (Org.). Introdução à sociolinguística: o tratamento da variação. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2017. 200p. ISBN 9788572442220. |
|||||||||||
4 |
SAUSSURE, Ferdinand. Cursos de Linguística geral 11. Ed. São Paulo: Cultrix |
|||||||||||
5 |
TRASK, R.; MAYBLIN, Bil. Entendendo Linguística. São Paulo: Leya. 2013 |
|||||||||||
obs:Artigos que oportunizem abordar os temas: Relações étnico-raciais (resolução n. 114/2013); e Educação Ambiental (resolução n. 115/2013). |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |