UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Fundamentos da Linguística - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22

PROFESSOR

Danusia Apparecida Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Fundamentos da Linguística

0-19175

2

40


EMENTA

A história da linguística. O estruturalismo linguístico. A gramática gerativa e outras correntes.


OBJETIVO GERAL

Ver o fenômeno linguístico como um fenômeno sociocultural fundamentalmente heterogêneo e em constante mudança.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer os problemas estruturais: Fonologia, Morfologia, Sintaxe. Constatar que um texto não é uma soma de frases, pois coesão e coerência relacionam-se e mantêm interdisciplinaridade.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Visão geral da história da Linguística
Objeto da Linguística
Lugar da língua nos fatos humanos – a Semiologia
Linguística da língua e linguística da fala

10

2

Representação da língua pela escrita
Signo: significado, significante,
Processos semânticos
Análise semântica

10

3

Fonética e fonologia
Sistemas fonológicos
Sistemas ortográficos

10

4

Morfologia
Análise morfológica
Processos morfológicos
Morfologia lexical e flexional

5

5

Sintaxe
Unidade sintática e função sintática
A segmentação do enunciado
Níveis de análise

5

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse:


Estratégias:AEX, TG, TI, SE AEX, TG, TI,SE ARSPD AEX, TG, TI, SE AEX, TG, TI, SE AEX, TG, TI, SE


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Ser capaz de diferenciar os principais conceitos básicos da linguística.

HABILIDADES

Aplicar os conhecimentos adquiridos.

ATITUDES

Pontualidade e frequência às aulas e às atividades programadas

OUTRAS

Leituras. Resenhas expositivas orais e escritas. Produção de informativos. Seminários. Trabalhos escritos.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 01 - Escrita

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 02 - Escrita

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 03 - participação

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 04 - Oral

x

x

x

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

MARTELOTTA, Mário Eduardo (Org.). Manual de lingüística. 2. ed. São Paulo: Editora contexto, 2017. 245 p. ISBN 9788572443869.

2

MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina. Introdução à linguística: domínios e fronteiras. 9. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012. 270 p. ISBN 8524907738.

3

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de lingüística geral. 11. ed. São Paulo: Editora Cultrix Ltda., 1986. 279 p.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FIORIN,José Luiz; (org) Introdução à linguística: Objetivos teóricos. São Paulo: Contexto, 2015

2

LOPES, Edward. Fundamentos da Linguística Contemporânea. São Paulo. Ed. Cultrix Ltda, 2008

3

MOLLICA, Maria Cecilia; BRAGA, Maria Luiza (Org.). Introdução à sociolinguística: o tratamento da variação. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2017. 200p. ISBN 9788572442220.

4

SAUSSURE, Ferdinand. Cursos de Linguística geral 11. Ed. São Paulo: Cultrix

5

TRASK, R.; MAYBLIN, Bil. Entendendo Linguística. São Paulo: Leya. 2013

obs:Artigos que oportunizem abordar os temas: Relações étnico-raciais (resolução n. 114/2013); e Educação Ambiental (resolução n. 115/2013).

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática