PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Jornalismo |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Jornalismo Par048/22 |
PROFESSOR |
Luiz Augusto Del Moura da Silva |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Redação Jornalística I |
0-19140 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Texto nos diferentes meios de comunicação. Construção da notícia: pauta, apuração e texto final. Fontes de notícia. Jornalismo e seus referentes: natureza dos conhecimentos. |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer os elementos da linguagem jornalística. Produzir textos seguindo os fundamentos da linguagem jornalística da notícia. Elaborar ideias e textos que distingam o fato jornalístico dentro da normalidade do cotidiano. Perceber as influências das transformações tecnológicas da mídia contemporânea e da cultura moderna na produção textual do jornalismo. Conhecer as minúcias do texto jornalístico desde a pauta à edição final. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Conhecer normas e regras do texto jornalístico; aplicar as técnicas de produção do texto jornalístico. Diferenciar o texto de notícia do texto de reportagem. Verificar os diversos estilos de textos jornalísticos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
A linguagem jornalística |
30 |
2 |
Gêneros jornalísticos |
20 |
3 |
A rotina jornalística |
30 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Leitura e análise de textos são elementos presentes em todas as unidades |
Estratégias: Aulas expositivas; atividades individuais e coletivas, em sala de aula, em ambientes pertinentes à prática do Jornalismo |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Será avaliado o processo de apropriação dos conteúdos discutidos ao longo do semestre por meio de trabalhos em grupo, discussões de textos e exercícios individuais e/ou em grupos |
|||||||||||
HABILIDADES |
Serão avaliadas: capacidade de argumentação, análise, síntese e reflexão; capacidade de trabalhar em grupo; expressão oral e escrita adequadas. |
|||||||||||
ATITUDES |
Será avaliado o comportamento do aluno perante aos colegas e professores |
|||||||||||
OUTRAS |
Leitura e análise de textos fazem parte do programa |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa² |
|
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01 |
|
|
|
|
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 02 (prova) |
|
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 03 |
|
|
|
|
3 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Participação |
|
|
|
|
1 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
LAGE, Nilson. Linguagem jornalística. 8.ed. São Paulo: Editora Ática, 2010. 78 p. (Série princípios) ISBN 9788508102273 |
|||||||||||
2 |
NASCIMENTO, Patrícia Ceolin do. Técnicas de redação em jornalismo: o texto da notícia. São Paulo: Editora Saraiva, 2009. v. 2, 153 p. ISBN 9788502086586. |
|||||||||||
3 |
NOBLAT, Ricardo. A arte de fazer um jornal diário. São Paulo: Editora contexto, 2010. 167p. ISBN 9788572442111 |
|||||||||||
4 |
LAGE, Nilson. Estrutura da notícia. 6.ed. São Paulo: Editora Ática, 2012. 78p. ISBN 9788508103591 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
AMARAL, Márcia Franz. Jornalismo popular. São Paulo: Editora contexto, 2015. 137p. ISBN 9858572443258 |
|||||||||||
2 |
ROSSI, Clóvis. O que é jornalismo. 10. ed. São Paulo: Editora Brasiliense S.a., 2014. 89 p (Coleção primeiros passos) |
|||||||||||
3 |
GARCIA, Luiz. O Globo: Manual de Redação e Estilo. Rio de Janeiro Globo |
|||||||||||
4 |
PINTO, Ana Estela de Sousa. Jornalismo diário: reflexões, recomendações, dicas, exercícios. São Paulo: Publifolha, 2014. 336p. ISBN 9788574029115 |
|||||||||||
5 |
As Razões do Título e do Lead |
|||||||||||
6 |
MOREIRA, Nádia Maria Lebedev Martinez et al. Princípios e técnicas para a prática da redação jornalística. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. (Jornalismo). ISBN 9786556900834. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |