PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Jornalismo |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Jornalismo Par048/22 |
PROFESSOR |
Mario de Figueiredo Ramos |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Legislação e Deotonlogia Aplicada ao Jornalismo |
0-19139 |
1º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Estudo da legislação vigente e aplicável ao jornalismo. Regulamentação profissional. Ética, moral, deontologia e Código de ética. Dilemas éticos: o público e o privado. |
OBJETIVO GERAL |
Propiciar ao aluno reflexão sobre a legislação e a ética na atividade jornalistica e oferecer ao mesmo subsídios que o capacite prevenir ou solucionar problemas de ordem legal e moral na sua área de atuação profissional. Compreender a ação e responsabilidade dos meios de comunicação e o caso específico do jornalismo em uma perspectiva ética e da legislação que rege o setor. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- interpretar códigos de ética do direito profissional; - identificar e resolver questões éticas e legais com base nos instrumentos específicos da atividade publicitária; - resolver casos polêmicos que envolvem a produção publicitária a partir do referencial teórico e das normas éticas e legais discutidas em sala. Conhecer a legislação que rege a prática do jornalismo no Brasil na atualidade; - Estudar o seu desenvolvimento desde o início da prática da profissão no território brasileiro; - Criticar o texto desse documento, considerando o contexto sócio, político e econômico em que os profissionais do campo atuam na contemporaneidade; - Sugerir possíveis alterações para o texto em vigor, a partir de parâmetros éticos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
I- A ética e a legislação na Publicidade e Propaganda - apresentação |
10 |
2 |
II-Histórico e desenvolvimento da legislação em jornalismo |
10 |
3 |
III-A legislação e o jornalismo digital |
15 |
4 |
Apresentação de sugestões para o documento em foco |
05 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
¹Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. ²Formato de avaliação definido pelo colegiado do curso. ³A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. |
Estratégias:AEX.TG,TI,TGI |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
O ALUNO DEVERÁ DEMONSTRAR O CONHECIMENTO ADQUIRIDO NAS Avaliações. |
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HABILIDADES |
O ALUNO DEVERÁ DEMONSTRAR HABILIDADES DE REFLEXÃO CRÍTICA; |
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ATITUDES |
O ALUNO DEVERÁ DEMONSTRAR ATITUDES DE REFLEXÃO CRITICA E ÉTICA. |
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OUTRAS |
Capacidade de Trabalho Jornalístico Ética. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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AVALIAÇÃO 1 |
1 |
x |
x |
x |
2 |
26/02/2025 |
x |
05/03/2025 |
||||
AVALIAÇÃO 2 |
2 |
x |
x |
x |
2 |
25/03/2025 |
x |
27/03/2024 |
||||
AVALIAÇÃO 3 |
3 |
x |
x |
x |
2 |
24/04/2024 |
x |
23/04/2025 |
||||
AVALIAÇÃO 4 |
4 |
x |
x |
x |
2 |
23/04/2025 |
x |
08/05/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
MELO, José Marques de; LAURINDO, Roseméri; ASSIS, Francisco de (org.). Gêneros jornalísticos: teoria e praxis. ISBN 97878571143265 |
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2 |
SÁ, Antônio Lopes de. Ética profissional. 3.ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2000. 245 p. 22475 ISBN 8522424569 |
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3 |
RIBEIRO, Renato Janine. O afeto autoritário: televisão, ética e democracia. Cotia: Ateliê, 2004. 221 p. ISBN 8574802301 |
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4 |
LIMA, Cíntia Rosa Pereira de. Autoridade nacional de proteção de dados e a efetividade da Lei Geral de Proteção de Dados: de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n. 13.709/2018 e as alterações da Lei n. 13.853/2019), o Marco civil da Internet (Lei n. 12.965/2014) e as sugestões de alteração do CDC (PL 3.514/2015). São Paulo: Almedina Brasil, 2020. 1 recurso online. (Teses). ISBN 9788584936397. |
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5 |
NIGRI, Deborah Fisch; OLIVEIRA, Maurício Lopes de. Cadernos de direito da internet: direito autoral e a convergência de mídias. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006. 105 p. ISBN 8573879505 |
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6 |
COSTA NETTO, José Carlos. Direito autoral no Brasil. 3. São Paulo: Saraiva, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788553611089. |
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7 |
LEHNEN, Elias; SANTOS, Salim Schead. Crimes contra a honra na imprensa. Lages, 2002. |
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8 |
PEZZELLA, Maria Cristina Cereser. A eficácia jurídica na defesa do consumidor: o poder do jogo na publicidade : um estudo de caso. Porto Alegre: Livraria do Advogado Ltda., 2004. 264 p. ISBN 8573483350 |
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9 |
ZEFF, Robbin Lee; ARONSON, Brad. Publicidade na internet. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2000. 452 p. 22895 ISBN 853520641-8 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BIGNOTTO, Newton; BORNHEIM, Gerd A.; COLI, Jorge; COSTA, Jurandir Freire; DARBO-PESCHANSKI, Catheri; GIANNOTTI, José Arthur; LAFER, Celso; LORAUX, Nicole; MARTON, Scarlett; PÉCORA, Alcyr; PINHEIRO, Paulo Sérgio; RIBEIRO, Renato Janine; ROUANET, Sérgio Paulo; CHAUÍ, Marilena de Souza; NOVAES, Adauto. Ética. São Paulo: Editora Schwarcz Ltda, 1992. 394 p. 15 ISBN 85-7164-210-9 |
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2 |
Ética e jornalismo: uma cartografia dos valores |
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3 |
BARROS FILHO, Clóvis de. Ética na comunicação. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 2008. 230p. ISBN 9788532305060. |
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4 |
Legislação aplicada à comunicação social : ênfase em jornalismo / 2020 - ( Livros ) SILVEIRA, Guaracy Carlos da |
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5 |
MARINHO, Fernando. Os 10 mandamentos da LGPD: como implementar a Lei Geral de Proteção de Dados em 14 passos. São Paulo: Atlas, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788597026009. |
|||||||||||
6 |
RODRIGUES, David Fernando et al. (coord.). Propriedade intelectual e revolução tecnológica. São Paulo: Grupo Almedina, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786556274973. |
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obs:Básica: ANDRE, Alberto. Ética e Códigos da Comunicação Social. Porto Alegre, Sacra Luzzato, 2000. CHRISTOFOLETTI, Rogério. Ética no jornalismo. São Paulo: Contexto, 2008. MELO, José seMarques de et al. Gêneros jornalísticos: teoria e práxis. Blumenau: ed furb, 2012. Complementar: ABRAMO, P. Um trabalhador da notícia. SP: Ed. Fundação Perseu Abramo, 1997. BUCCI, Eugênio. Sobre Ética e Imprensa. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. COSTA, Caio Túlio. Ética, jornalismo e nova mídia. São Paulo: Jorge Zahar, 2009. RIBEIRO, Renato Janine. O afeto autoritário: televisão, ética e democracia. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004. SÁ, Antônio Lopes de. Ética profissional. São Paulo: Atlas, 2012 |
Para a atenticação do plano de ensino |
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