PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Jornalismo |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Jornalismo Par048/22 |
PROFESSOR |
Giovani Letti |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estética e Cultura de Massa |
0-19136 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Conceitos de cultura e sua formação. A influência da cultura nos valores da sociedade e no Comportamento humano. As escolas de comunicação e a cultura de massa. Cultura e movimentos sociais. Estudos culturais no jornalismo. Conceitos de estética. A percepção de valor na produção artística e cultural. Noções de semiótica. Sistemas de significação. |
OBJETIVO GERAL |
Estimular no acadêmico uma visão crítica sobre a influência da cultura na sociedade. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Desenvolver no acadêmico a percepção do seu papel na sociedade, como cidadão e profissional. Desenvolver uma visão ampla do processo cultural. Estimular um ambiente de debate, com relação ao papel que a cultura exerce na sociedade. Gerar o entendimento da relação entre jornalismo e cultura. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
A origem da cultura. O processo evolutivo humano. Humanização, simbolismo e linguagem. |
20 |
2 |
A influência da cultura na sociedade. A cultura como influenciadora de comportamentos e padrões. Matriz cultural. Identidades culturais. |
20 |
3 |
Cultura, narrativas e mitos. Sistemas de significação. A importância dos significados para a sociedade. |
10 |
4 |
Cultura e movimentos sociais. |
4 |
5 |
Estética. A relação entre cultura e estética. Percepção de valor na produção artística e cultural. Produtos culturais. Como avaliar a importância de produtos culturais. |
26 |
6 |
Atividades extraclasse: exercícios relacionados aos itens da disciplina. Pesquisas complementares. |
16 |
|
TOTAL DE HORAS |
96 h |
Descrição das Estratégias: ARS - Aula Remota Síncrona; AGM - Aula Google Meet; AGC - Atividade Google Classroom; ABEP - Atividades baseadas em problemas; ABEPR - Atividades baseadas em projetos; AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; DS - Discussões Socráticas; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SAI - Sala de Aula Invertida; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
Estratégias:AEX, ARM, DS, EC, ET, SAI, TIG. APE. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Provas escritas. Produção e apresentação de trabalhos. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de entendimento dos conceitos, análise crítica, apropriação e uso da teoria. Capacidade de argumentação e comunicação. |
|||||||||||
ATITUDES |
Frequência. Participação e interesse. Pensamento crítico. Postura ética. Colaboração. |
|||||||||||
OUTRAS |
As avaliações terão caráter diagnóstico, somativo, formativo e também metacognitivo. O último item significa que o próprio acadêmico também irá se autoavaliar em algumas situações específicas. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2 |
03/06/2024 |
|
|
||||
Avaliação 1 |
1, 2, 3, 4 |
x |
x |
x |
4 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 2 |
5 |
x |
x |
x |
4 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BES, Pablo et al. Sociedade, cultura e cidadania. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788595028395. |
|||||||||||
2 |
COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 4. ed. São Paulo: Editora Moderna Ltda, 2010. 488p. ISBN 9788516065959. |
|||||||||||
3 |
SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 4. São Paulo: Autêntica, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786588239162. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BLOOM, Harold. O cânone ocidental: os livros e a escola do tempo. Rio de Janeiro: Editora Objetiva Ltda., 2001. 552 p. ISBN 857302051-2 |
|||||||||||
2 |
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2001. 258 p. ISBN 8571105987 |
|||||||||||
3 |
FARTHING, Stephen. Tudo sobre arte: os movimentos e as obras mais importantes de todos os tempos. Rio de Janeiro: Sextante, 2011. 576p. ISBN 9788575426463. |
|||||||||||
4 |
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2012 428p. ISBN 9788576570844. |
|||||||||||
5 |
ROSENTHAL, Dália; RIZZI, Maria Christina de Souza Lima (org.). Arte, educação e contemporaneidade. São Paulo: Blucher, 2020. 1 recurso online. (A reflexão e a prática no ensino médio, 5). ISBN 9788521218890. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |