UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Jornalismo - Estética e Cultura de Massa - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Jornalismo

ESTRUTURA CURRICULAR

Jornalismo Par048/22

PROFESSOR

Giovani Letti


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estética e Cultura de Massa

0-19136

4

80


EMENTA

Conceitos de cultura e sua formação. A influência da cultura nos valores da sociedade e no Comportamento humano. As escolas de comunicação e a cultura de massa. Cultura e movimentos sociais. Estudos culturais no jornalismo. Conceitos de estética. A percepção de valor na produção artística e cultural. Noções de semiótica. Sistemas de significação.


OBJETIVO GERAL

Estimular no acadêmico uma visão crítica sobre a influência da cultura na sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver no acadêmico a percepção do seu papel na sociedade, como cidadão e profissional. Desenvolver uma visão ampla do processo cultural. Estimular um ambiente de debate, com relação ao papel que a cultura exerce na sociedade. Gerar o entendimento da relação entre jornalismo e cultura.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

A origem da cultura. O processo evolutivo humano. Humanização, simbolismo e linguagem.

20

2

A influência da cultura na sociedade. A cultura como influenciadora de comportamentos e padrões. Matriz cultural. Identidades culturais.

20

3

Cultura, narrativas e mitos. Sistemas de significação. A importância dos significados para a sociedade.

10

4

Cultura e movimentos sociais.

4

5

Estética. A relação entre cultura e estética. Percepção de valor na produção artística e cultural. Produtos culturais. Como avaliar a importância de produtos culturais.

26

6

Atividades extraclasse: exercícios relacionados aos itens da disciplina. Pesquisas complementares.

16

 

TOTAL DE HORAS

96 h

Descrição das Estratégias: ARS - Aula Remota Síncrona; AGM - Aula Google Meet; AGC - Atividade Google Classroom; ABEP - Atividades baseadas em problemas; ABEPR - Atividades baseadas em projetos; AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia;  DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; DS - Discussões Socráticas; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SAI - Sala de Aula Invertida; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


Estratégias:AEX, ARM, DS, EC, ET, SAI, TIG. APE.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Provas escritas. Produção e apresentação de trabalhos.

HABILIDADES

Capacidade de entendimento dos conceitos, análise crítica, apropriação e uso da teoria. Capacidade de argumentação e comunicação.

ATITUDES

Frequência. Participação e interesse. Pensamento crítico. Postura ética. Colaboração.

OUTRAS

As avaliações terão caráter diagnóstico, somativo, formativo e também metacognitivo. O último item significa que o próprio acadêmico também irá se autoavaliar em algumas situações específicas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

2

03/06/2024

Avaliação 1

1, 2, 3, 4

x

x

x

4

A definir

x

A definir

Avaliação 2

5

x

x

x

4

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BES, Pablo et al. Sociedade, cultura e cidadania. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788595028395.

2

COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 4. ed. São Paulo: Editora Moderna Ltda, 2010. 488p. ISBN 9788516065959.

3

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 4. São Paulo: Autêntica, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786588239162.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BLOOM, Harold. O cânone ocidental: os livros e a escola do tempo. Rio de Janeiro: Editora Objetiva Ltda., 2001. 552 p. ISBN 857302051-2

2

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2001. 258 p. ISBN 8571105987

3

FARTHING, Stephen. Tudo sobre arte: os movimentos e as obras mais importantes de todos os tempos. Rio de Janeiro: Sextante, 2011. 576p. ISBN 9788575426463.

4

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2012 428p. ISBN 9788576570844.

5

ROSENTHAL, Dália; RIZZI, Maria Christina de Souza Lima (org.). Arte, educação e contemporaneidade. São Paulo: Blucher, 2020. 1 recurso online. (A reflexão e a prática no ensino médio, 5). ISBN 9788521218890.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática