PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Fisioterapia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Fisioterapia Par047/22 |
PROFESSOR |
Sandra Regina de Mello |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Bioquímica |
0-19135 |
1º |
3 |
60 |
EMENTA |
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Importância química e biológica dos carboidratos, lipídios, proteínas, enzimas. Metabolismo energético dos carboidratos, lipídios e proteínas. Integração metabólica. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver competências e habilidades referentes aos conhecimentos básicos, reconhecimento e a identificação das substâncias constituintes das células, bem como a interpretação dos processos metabólicos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Reconhecer e identificar as substâncias constituintes das células. Reconhecer as estruturas e funções de cada uma das biomoléculas (carboidratos, proteínas, lipídeos). Reconhecer e interpretar os processos metabólicos de síntese e de degradação nos sistemas biológicos, as principais reações envolvidas nestes processos considerando as enzimas reguladoras. Compreender a integração e regulação metabólica. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do Plano de Ensino |
2 |
2 |
Introdução à Bioquímica aplicada à Fisioterapia |
10 |
3 |
Estudo das Biomoléculas: |
12 |
4 |
Carboidratos: Conceitos, classificação e funções. |
18 |
5 |
Bioenergética e metabolismo oxidativo. Integração Metabólica |
18 |
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TOTAL DE HORAS |
60 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 06 horas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Relatórios referentes as aula práticas |
Estratégias:Aula expositiva e dialogada, recursos multimídia, atividade extraclasse, atividades práticas em laboratório, exercícios de fixação, trabalho integrado, estudo de texto. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
O acadêmico será avaliado quantitativa pelo entendimento e compreensão das estruturas e funções das biomoléculas e dos processos bioquímicos através de provas nas modalidades descritivas e/ou objetivas. Estudos dirigidos (trabalhos individuais ou em grupo, exercícios em sala de aula) e relatórios das aulas práticas. Avaliações de Recuperação: será referente as avaliações teóricas. Aulas práticas não tem recuperação. |
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HABILIDADES |
Estabelecer correlação entre a teoria e prática. Identificar problemas e formular questionamentos pertinentes. Participar das discussões dos resultados e de análise crítica de publicações científicas, da área da Bioquímica com ênfase em FISIOTERAPIA |
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ATITUDES |
Assiduidade, pontualidade e responsabilidade e autonomia nos trabalhos individuais e em grupos. Participação nas aulas e atividades em sala de aula e aulas práticas |
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OUTRAS |
Resolução nº 619 , de 16 de dezembro de 2024.Normatiza a Justificativa de Falta, a Avaliação Fora de Prazo e a Concessão de Licença no âmbito do Ensino de Graduação da Uniplac. Art. 1º Os pedidos de Justificativa de Falta, Avaliação Fora de Prazo e Concessão de Licença, das atividades acadêmicas obrigatórias e não obrigatórias, deverão ser requeridos pelo discente ou terceiro por ele autorizado no portal do aluno, no prazo de 5 (cinco) dias úteis subsequentes ao dia da falta, do dia da avaliação ou do início da licença, sob pena de indeferimento. A data da Avaliação Fora de Prazo /2ª chamada será marcada pela professora, respeitando sua disponibilidade de horário segundo os critérios e normas da Universidade. Atenção para as faltas!! Serão justificadas no prazo de 5 (cinco) dias úteis subsequentes ao dia da falta, do dia da avaliação ou do início da licença, sob pena de indeferimento (Resolução nº 619/2024). Frequência: acima ou igual a 75% da CH total da disciplina (máximo 15 faltas). Fiquem atentos para os critérios de arredondamento das notas pelo sistema. Não será realizado qualquer “ajuste” de nota. Média final para aprovação: 7,0. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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AVALIAÇÃO INTEGRATIVA |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
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AVALIAÇÃO 01- TEÓRICA |
2-3 |
x |
x |
x |
2.5 |
25/03/2025 |
x |
07/04/2025 |
||||
AVALIAÇÃO 2- TEÓRICO |
4 |
x |
x |
x |
2.5 |
22/04/2025 |
x |
05/05/2025 |
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AVALIAÇÃO 3- TEÓRICA |
5 |
x |
x |
x |
2.0 |
27/05/2025 |
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AVALIAÇÃO 04: aulas prática e relatórios/ Habilidades e atitudes |
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|
|
|
1.0 |
A definir |
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|
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AVALIAÇÃO 05: Lista de Exercícios |
TODAS |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
DEVLIN, Thomas M. (coord.). Manual de bioquímica: com correlações clínicas. 7. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2011. 1007 p.:il ISBN 9788521205920. |
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2 |
BERG, Jeremy M.; TYMOCZKO, John L.; STRYER, Lubert. Bioquímica. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2008. 1114 p. ISBN 9788527713696 |
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3 |
VOET, Donald; VOET, Judith G.; PRATT, Chartotte W. Fundamentos de bioquímica. 2.ed. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 2008. 931 p. ISBN 8573076771 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
NELSON, David L.; COX, Michael M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. 1273p. ISBN 9788536324180. |
|||||||||||
2 |
MARZZOCO, Anita; TORRES, Bayardo Baptista. Bioquimica básica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. 560 p. ISBN 9788527712842. |
|||||||||||
3 |
SACKLEIM, George I.; LEHMAN, Dennis D. Química e bioquímica para ciências biomédicas. 8. ed. Barueri: Editora Manole Ltda, 2001. 644 p. ISBN 8520411193 |
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4 |
TYMOCZKO, Berg, Stryer. Bioquimica Fundamental. 1º. Guanabara Koogan 2011 |
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5 |
MASTROENI, Marco Fabio; GERN, Regina Maria Miranda. Bioquímica: práticas adaptadas. São Paulo: Atheneu, 2008. 134p. ISBN 978-85-7379-973-6. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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