PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Fisioterapia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Fisioterapia Par047/22 |
PROFESSOR |
Rosileia Marinho de Quadros |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Biologia Celular |
0-19134 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Origem das células. Teoria celular. Metodologias para o estudo em Biologia Celular. Níveis de organização celular. Constituição química das células. Oeganização molecular, ultraestrutural e funções das células procariontes e eucariontes (animais e vegetais). Ciclo celular. Matriz extracelular. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar aos alunos obter conhecimentos sobre sistemas celulares, abordando interações existentes entre a informação genética e sua expressão, tanto na forma de substâncias celulares, quanto na sua constituição, metabolismo e fisiologia, na constituição geral das células. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
#Oportunizar aos alunos reconhecer a natureza química das diferentes substâncias que constituem as células, relacionando sempre a sua estrutura com a fisiologia e importância; # Oportunizar aos alunos obter conhecimentos básicos dos instrumentos e técnicas bioquímicas e biofísicas empregadas no estudo da célula; # Oportunizar aos alunos um conhecimento básico dos sistemas de membranas existentes nas células em relação a estrutura e função; # Oportunizar aos alunos conhecimento da estrutura e função das diferentes membranas celulares relacionadas aos mecanismos de difusão, osmose, endocitose, exocitose e movimentos celulares; # Conhecer os microrganismos na sua constituição, classificação e mecanismos de transmissão de doenças. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
- Apresentação da disciplina e plano de ensino; |
08 |
2 |
-Estudo das células procariotas e eucariotas |
10 |
3 |
- Estudo da membrana (constituição, alterações, transportes e etc) |
10 |
4 |
- Estudo do citoplasma e organelas citoplasmáticas (constituição, funções e participação no metabolismo celular) |
10 |
5 |
- Estudo do Núcleo; |
08 |
6 |
- Código Genético e a formação das proteínas. |
06 |
7 |
- Divisão celular; |
06 |
8 |
- Alterações cromossômicas - teoria |
06 |
9 |
- Noções de microrganismos; |
04 |
10 |
Aulas destinadas as avaliações: |
12 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
Aulas práticas com a obrigatoriedade de uso de jaleco, toucas e luvas (Laboratório de Hematologia no Bloco 2) |
Estratégias:- Aula expositiva, dialogada com participação ativa dos alunos, palestra, seminários, exercícios e aulas práticas. - Para as aulas práticas serão disponibilizados uma apostila e para cada avaliação serão ofertados trabalhos extras. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
O acadêmico será avaliado em 4 provas teóricas, 1 prova integrativa, Seminário e trabalhos solicitados para complementação dos estudos. |
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HABILIDADES |
Os acadêmicos deverão ter habilidades de conhecer os diferentes tipos celulares, bem como os mecanismos de funcionalidade para que possam utilizar o conteúdo para as disciplinas posteriores. |
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ATITUDES |
Os acadêmicos deverão ter atitudes de participações nos temas abordados em aulas, presença em aulas práticas entre outras. |
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OUTRAS |
Em caso do aluno perder alguma prova escrita, amparados na legalidade dos fatos, poderão recorrer ao protocolo e solicitar parecer favorável por parte da professora e da coordenação de curso. A data da 2ª chamada será oral e será marcada conforme a disponibilidade do acadêmico e da professora, respeitando sua disponibilidade de horário, OBS: Lembrando que todos os conteúdos serão disponibilizados com antecedência na plataforma Google Class. Os acadêmicos deverão utilizar as aulas, assim como a plataforma ou o e-mail institucional para retirar as dúvidas. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Integrativa |
3 e 5 |
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
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Prova Teórica 1 |
1, 2 e 3 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Prova Teórica 2 |
4 |
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Prova Teórica 3 |
5 e 6 |
|
|
|
1.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 4 |
7 |
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
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Avaliação 5 - Seminários |
8 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
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Avaliação 6 - Práticas |
1 a 9 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
ALBERTS, Bruce; BRAY, Dennis; JOHNSON, Alexander; LEWIS, Julian; RAFF, Martin; ROBERTS, Kleith. Fundamentos da biologia celular: uma introdução à biologia molecular da célula. Porto Alegre: Artmed, 2005. 757 p. ISBN 8573074949 |
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2 |
COOPER, Geoffrey M. A célula: uma abordagem molecular. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. 712 p. ISBN 8573078677 |
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3 |
DE ROBERTIS, Eduardo D. P.; DE ROBERTIS, Eduardo M. F.; HIB, José. De Robertis bases da biologia celular e molecular. 4.ed.rev. e atual. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2010. 390p. ISBN 9788527712033. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
KIERSZENBAUM, Abraham L.; TRES, Laura L. Histologia e biologia celular: uma introdução à patologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 677 p. ISBN 9788535225136 |
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2 |
KARP, Gerald. Biologia celular e molecular: conceitos e experimentos. 3. ed. Barueri: Editora Manole Ltda, 2005. ISBN 8520415938. |
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3 |
LODISH, Harvey; BERK, Arnold; MATSUDAIRA, Paul; KAISER, Chris; KRIEGER, Monty; SCOTT, Matthew P. Biologia celular e molecular. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. 1054 p. ISBN 8536305355 |
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4 |
PELCZAR, Michael J.; CHAN, E. C. S.; KRIEG, Noel R. Microbiologia: conceitos e aplicações. 2. ed. São Paulo: Makron Books Do Brasil Editora Ltda, 1996. v.1, 524 p. ISBN 85,346,0196-8. |
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5 |
VIEIRA, Enio Cardillo; GAZZINELLI, Giovanni; MARES-GUIA, Marcos. Bioquímica celular e biologia molecular. 2. ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2002. 360 p. ISBN 857379153-5 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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