UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Engenharia de Produção - Cálculo I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Engenharia de Produção

ESTRUTURA CURRICULAR

Engenharia de Produção Par044/22

PROFESSOR

Rodrigo Branco


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Cálculo I

0-19119

6

120


EMENTA

Expressões algébricas e equações. Funções algébricas e transcendentes. Limites. Derivadas. Aplicações de Derivada.


OBJETIVO GERAL

Propiciar a compreensão dos conceitos, das técnicas de cálculos básicos de matemática para desenvolver habilidades de implementação desses conceitos e técnicas em problemas nos quais eles se constituem como modelos mais adequados.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Revisar e aprofundar os conceitos de expressões algébricas e equações, funções algébricas e transcendentes; • Apresentar e aprofundar o conceito de limite; • Estudar o conceito de derivada de uma função, desenvolvendo competências para tratar de derivadas de funções simples e de funções compostas; • Contextualizar e formalizar teorias e definições a respeito das aplicações da derivada de uma função de uma variável.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1.Expressões Algébricas e Equações
1.1.Classificação das expressões algébricas
1.2.Produtos Notáveis
1.3.Fatoração
1.4.Equações e Inequações do 1º grau
1.5.Equações e Inequações do 2º grau
1.6. Exercícios de fixação em sala
1.7.Exercícios de fixação extraclasse

12

2

2.Funções Algébricas e Transcendentes
2.1.Função de 1º grau
2.2.Função de 2º grau
2.3.Função Modular
2.4.Função Exponencial
2.5.Função Logarítmica
2.6.Função Trigonométrica
2.7. Exercícios de fixação em sala
2.8.Exercícios de fixação extraclasse

16

3

3.Limites
3.1.Definição Intuitiva
3.2.Definição Formal
3.3.Teoremas sobre Limites
3.4.Limites Laterais
3.5.Limite no infinito
3.6. Outros limites
3.7.Cálculo dos limites: utilizando as leis do limite
3.8.Continuidade de uma Função
3.9.Limites Fundamentais
3.10. Exercícios de fixação em sala
3.11.Exercícios de fixação extraclasse

32

4

4. Derivadas
4.1 Definição geométrica: reta tangente
4.2 Definição de derivada de uma função
4.3 Teorema sobre derivadas de funções algébricas e transcendentes
4.4 Regras de derivação
4.5 Derivada de uma função composta
4.6 Derivadas de funções elementares
4.7 Exercícios de fixação em sala
4.8 Exercícios de fixação extraclasse

40

5

5. Aplicações da Derivada
5.1 Taxa de Variação
5.2 Máximos e Mínimos
5.3 Funções Crescentes e Decrescentes
5.4 Concavidade e Pontos de Inflexão
5.5 Análise Geral do Comportamento de uma Função
5.6 Exercícios de fixação em sala
5.7 Exercícios de fixação extraclasse

20

 

TOTAL DE HORAS

120 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 24 aulas adicionais a seguinte Atividade Extraclasse: Resoluções de listas de exercícios propostas.


Estratégias:Aula Expositiva Estudo Dirigido Estudo Individual Trabalho em grupo Atividades extraclasse


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

- Compreensão dos princípios fundamentais do cálculo. - Conhecimento em técnicas de cálculo, n resolução de problemas. - Familiaridade com ferramentas da matemática utilizadas no cálculo de limites, derivadas.

HABILIDADES

- Habilidade para aplicar as técnicas de cálculo na resolução de problemas. - Capacidade de analisar e interpretar resultados obtidos. - Habilidade para elaborar e analisar gráficos. - Articular saberes teóricos e práticos para a resolução de problemas.

ATITUDES

- Comprometimento com a ética acadêmica, promovendo transparência e responsabilidade. - Abertura para explorar e adotar novas técnicas e ferramentas do cálculo. - Curiosidade e disposição para investigar e abordar temas relevantes através do cálculo. - Senso crítico na interpretação de informações e dos resultados calculados. - Agir com interesse e curiosidade durante sua formação acadêmica.

OUTRAS

Outras

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01

1 e 2

x

x

x

3.0

14/03/2025

x

21/03/2025

Avaliação 02

1, 2, 3 e 4

x

x

x

2.5

16/05/2025

x

23/05/2025

Avaliação 03

1, 2, 3, 4 e 5

x

x

x

2.5

20/06/2025

x

27/06/2025

Avaliação integrativa

1, 2, 3, 4 e 5

x

x

x

2.0

25/06/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

WAITS, Bert K.; FOLEY, Gregory D.; KENNEDY, Daniel; DEMANA, Franklin D. Pré-cálculo. São Paulo: Pearson Education, 2009. 380 p. ISBN 9788588639379

2

FLEMMING, Diva Marília; GONÇALVES, Mirian Buss. Cálculo A: funções, limitte, derivação e integração. 6. ed. rev. e ampl. São Paulo: Prentice Hall Regents, 2007. 448 p. ISBN 9788576051152

3

STEWART, James. Cálculo. 7.ed. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda, 2015. v. 1, 1151 p. ISBN 9788522106608.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

MORETTIN, Pedro A; HAZZAN, Samuel; BUSSAB, Wilton de O. Cálculo: funções de uma e várias variáveis. 3. São Paulo: Saraiva, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788547201128.

2

AYRES JÚNIOR, Frank; CARVALHO, José Rodrigues de. Cálculo diferencial e integral: resumo da teoria, problemas resolvidos, problemas propostos. 2.ed. São Paulo: Editora Mcgraw-Hill do Brasil Ltda, 1974. 371 p. 7775

3

RYAN, Mark. Cálculo para leigos. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016. 1 recurso online. (For dummies). ISBN 9786555206845.

4

AYRES JÚNIOR, Frank; CARVALHO, José Rodrigues de. Cálculo diferencial e integral: resumo da teoria, problemas resolvidos, problemas propostos. 2.ed. São Paulo: Editora Mcgraw-Hill do Brasil Ltda, 1974. 371 p. 7775

5

WAITS, Bert K.; FOLEY, Gregory D.; KENNEDY, Daniel; DEMANA, Franklin D. Pré-cálculo. São Paulo: Pearson Education, 2009. 380 p. ISBN 9788588639379

obs:

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