UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Engenharia Mecânica - Introdução à Engenharia Mecânica - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Engenharia Mecânica

ESTRUTURA CURRICULAR

Engenharia Mecânica Par046/22

PROFESSOR

Alexsandre Paim Ribeiro


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Introdução à Engenharia Mecânica

0-19126

2

40


EMENTA

A estrutura física e curricular da Engenharia Mecânica na UNIPLAC. Fundamentos da engenharia. Noções gerais sobre a engenharia no Brasil e no Mundo. Ética e atribuições profissionais.


OBJETIVO GERAL

Estabelecer aos acadêmicos o contexto entre a Engenharia Mecânica e a Sociedade, despertando motivação para o cursar da engenharia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer o profissional da engenharia mecânica: Áreas de atuação; Atribuições profissionais; História; Remuneração. Relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Algumas ferramentas de trabalho do Engenheiro Mecânico. Projeto. Otimização. Modelos. Simulação. Pesquisa tecnológica. Formação básica. Criatividade. Processos básicos.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Engenharia mecânica na Uniplac:
A estrutura física e curricular da Engenharia Mecânica na UNIPLAC.

4

2

Conhecendo o profissional da engenharia mecânica:

Áreas de atuação. Atribuições profissionais. História. Remuneração.

14

3


Relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade.

4

4

Engenheiro Mecânico:

Ferramentas de trabalho do Engenheiro Mecânico. Projeto. Otimização. Modelos. Simulação. Pesquisa tecnológica.

18

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Desenvolver o conhecimento da engenharia mecânica de uma maneira global.

HABILIDADES

Domínio básico da profissão, atribuições, capacidades e desafios.

ATITUDES

Desenvolver a criatividade, a honestidade, a rapidez de raciocínio, a calma, a elaboração de estratégias. A capacidade de participar das atividades, resolver problemas e conflitos, de se relacionar com o grupo.

OUTRAS

Desenvolver o raciocínio para a lógica, interpretação de cenários positivos e negativos.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

x

x

x

1

A definir

Avaliação 01

1,2

x

x

x

3

12/03/2025

x

19/03/2025

Avaliação 02

1,2,3

x

x

x

3

07/05/2025

x

14/05/2025

Avaliação 03

1,2,3,4

3

04/06/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BAZZO, Walter Antônio; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale; LINSINGEN, Irlan Von. Educação tecnológica: enfoques para o ensino de engenharia. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2000. 173 p. ISBN 853280200-1

2

BROCKMAN, Jay B. Introdução à engenharia: modelagem e solução de problemas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos E Científicos Editora S. A, 2012. 294p. ISBN 9788521617266

3

PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale; BAZZO, Walter Antonio. Ensino de engenharia: na busca do seu aprimoramento. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 1997. 167 p. ISBN 8532800963


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

DYM, Clive; LITTLE, Patrick. Introdução à engenharia: uma abordagem baseada em projeto. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

2

HOLTZAPPLE, Mark Thomas. Introdução à engenharia. Rio de Janeiro LTC, 2013.(Recurso online).

3

KERT, Jonathan. Introdução à engenharia mecânica (tradução da 3ª edição norte- americana). 2. ed. São Paulo Cengage Learning, 2015.

4

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000. 261 p. ISBN 8573076062

5

PINTO, Danilo Pereira (Org.). Educação em engenharia: metodologia. São Paulo: Mackenzie, 2002.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática