PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Engenharia Mecânica |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia Mecânica Par046/22 |
PROFESSOR |
Alexsandre Paim Ribeiro |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Introdução à Engenharia Mecânica |
0-19126 |
1º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
A estrutura física e curricular da Engenharia Mecânica na UNIPLAC. Fundamentos da engenharia. Noções gerais sobre a engenharia no Brasil e no Mundo. Ética e atribuições profissionais. |
OBJETIVO GERAL |
Estabelecer aos acadêmicos o contexto entre a Engenharia Mecânica e a Sociedade, despertando motivação para o cursar da engenharia. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Conhecer o profissional da engenharia mecânica: Áreas de atuação; Atribuições profissionais; História; Remuneração. Relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Algumas ferramentas de trabalho do Engenheiro Mecânico. Projeto. Otimização. Modelos. Simulação. Pesquisa tecnológica. Formação básica. Criatividade. Processos básicos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Engenharia mecânica na Uniplac: |
4 |
2 |
Conhecendo o profissional da engenharia mecânica: |
14 |
3 |
|
4 |
4 |
Engenheiro Mecânico: |
18 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Desenvolver o conhecimento da engenharia mecânica de uma maneira global. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Domínio básico da profissão, atribuições, capacidades e desafios. |
|||||||||||
ATITUDES |
Desenvolver a criatividade, a honestidade, a rapidez de raciocínio, a calma, a elaboração de estratégias. A capacidade de participar das atividades, resolver problemas e conflitos, de se relacionar com o grupo. |
|||||||||||
OUTRAS |
Desenvolver o raciocínio para a lógica, interpretação de cenários positivos e negativos. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Integrativa |
|
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01 |
1,2 |
x |
x |
x |
3 |
12/03/2025 |
x |
19/03/2025 |
||||
Avaliação 02 |
1,2,3 |
x |
x |
x |
3 |
07/05/2025 |
x |
14/05/2025 |
||||
Avaliação 03 |
1,2,3,4 |
|
|
|
3 |
04/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BAZZO, Walter Antônio; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale; LINSINGEN, Irlan Von. Educação tecnológica: enfoques para o ensino de engenharia. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2000. 173 p. ISBN 853280200-1 |
|||||||||||
2 |
BROCKMAN, Jay B. Introdução à engenharia: modelagem e solução de problemas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos E Científicos Editora S. A, 2012. 294p. ISBN 9788521617266 |
|||||||||||
3 |
PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale; BAZZO, Walter Antonio. Ensino de engenharia: na busca do seu aprimoramento. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 1997. 167 p. ISBN 8532800963 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
DYM, Clive; LITTLE, Patrick. Introdução à engenharia: uma abordagem baseada em projeto. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. |
|||||||||||
2 |
HOLTZAPPLE, Mark Thomas. Introdução à engenharia. Rio de Janeiro LTC, 2013.(Recurso online). |
|||||||||||
3 |
KERT, Jonathan. Introdução à engenharia mecânica (tradução da 3ª edição norte- americana). 2. ed. São Paulo Cengage Learning, 2015. |
|||||||||||
4 |
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000. 261 p. ISBN 8573076062 |
|||||||||||
5 |
PINTO, Danilo Pereira (Org.). Educação em engenharia: metodologia. São Paulo: Mackenzie, 2002. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |