PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Engenharia Civil |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia Civil Par043/22 |
PROFESSOR |
Silvia Aparecida Correa e Correa Moreira |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Álgebra Linear e Geometria Analítica |
0-19113 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Matrizes e Determinantes. Vetores. Retas e planos. Cônicas e quádricas. Espaços Euclidianos. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver no acadêmico a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, a fim de construindo um referencial indispensável para a continuidade do curso e no exercício de sua profissão. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Através desta disciplina o acadêmico deverá ter segurança para: 1. Definir, caracterizar e realizar operações com vetores. 2. Utilizar-se de vetores para caracterizar reta e plano; 3. Reconhecer cônicas e superfícies quadráticas; 4. Identificar e resolver matrizes e sistemas de equações lineares; 5. Relacionar os conteúdos estudados com outras disciplinas do curso e com aplicações. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Álgebra Linear |
28 |
2 |
Geometria Analítica |
14 |
3 |
3. Vetores, retas e planos |
24 |
4 |
Cônicas e quádricas |
14 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 08 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula. |
Estratégias:AEX/ ED/ EX/TI/TG/ARM |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações. |
|||||||||||
ATITUDES |
Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Participação nas aulas. Interação e compromisso no trabalho de equipe |
|||||||||||
OUTRAS |
Avaliação Individual |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
Integrativa |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01 |
01 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 02 |
02 e 03 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03 |
04 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Listas e desafios em todas as unidades |
Todas |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
LIMA, Elon Lages. Álgebra linear. 5. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2001. 357 p. (Coleção matemática universitária). ISBN 852440089-7. |
|||||||||||
2 |
LIPSCHUTZ, Seymour; LIPSON, Marc. Teorias e problemas de álgebra linear. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. 400 p. ISBN 9788536303482 |
|||||||||||
3 |
LIPSCHUTZ, Seymour. Álgebra linear: resumo e teoria, 600 problemas resolvidos, 524 problemas propostos. 2. ed. Rio de Janeiro: Mcgraw-Hill do Brasil, 1974. 403 p. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
CALLIOLI, Carlos A.; DOMINGUES, Hygino H.; COSTA, Roberto C. F. Álgebra linear e aplicações. 6. ed. São Paulo: Atual, 1990. ISBN 85-7056-297-7. |
|||||||||||
2 |
CAMARGO, Ivan de; BOULOS, Paulo. Geometria analítica: um tratamento vetorial. 3. ed. São Paulo: Pearson Education, 2005. 543 p. ISBN 9788587918918 |
|||||||||||
3 |
HEFEZ, Abramo. Curso de algebra. 3. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2002. v. 1, 221 p. (Coleção matemática universitária). ISBN 85-244-0079-X. |
|||||||||||
4 |
STEINBRUCH, Alfredo; WINTERLE, Paulo. Introdução à álgebra linear. São Paulo: Pearson Education, 1997. 245 p. ISBN 0074609440. |
|||||||||||
5 |
STRANG, Gilbert. Álgebra Linear e suas aplicações. 4.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 444p. ISBN 9788522107445 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |