UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Engenharia Civil - Álgebra Linear e Geometria Analítica - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Engenharia Civil

ESTRUTURA CURRICULAR

Engenharia Civil Par043/22

PROFESSOR

Silvia Aparecida Correa e Correa Moreira


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Álgebra Linear e Geometria Analítica

0-19113

4

80


EMENTA

Matrizes e Determinantes. Vetores. Retas e planos. Cônicas e quádricas. Espaços Euclidianos.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver no acadêmico a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, a fim de construindo um referencial indispensável para a continuidade do curso e no exercício de sua profissão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Através desta disciplina o acadêmico deverá ter segurança para: 1. Definir, caracterizar e realizar operações com vetores. 2. Utilizar-se de vetores para caracterizar reta e plano; 3. Reconhecer cônicas e superfícies quadráticas; 4. Identificar e resolver matrizes e sistemas de equações lineares; 5. Relacionar os conteúdos estudados com outras disciplinas do curso e com aplicações.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Álgebra Linear
1. Sistemas de Equações Lineares e Matrizes
1.1 Introdução ao estudo das matrizes
1.2 Interpretação geométrica
1.3 Tipos de matrizes
1.4 Operações com matrizes
1.5 Matriz inversa
1.6 Operações elementares
1.7 Eliminação gaussiana
1.8 Sistemas Lineares
1.8.1 Definição
1.8.2 Classificação
1.8.3 Resolução de um Sistema Linear
1.9 Determinantes
1.9.1 Definição
1.9.2 Resolução
1.9.3 Propriedades

28

2

Geometria Analítica
2. Espaços Vetoriais
2.1. Espaços vetoriais e subespaços
2.2. Independência linear
2.3. Base e dimensão
2.4. Mudança de base
2.5. Espaço linha, coluna e nulo
2.6. Posto e nulidade
2.7. Transformações lineares
2.8. Operadores lineares
2.9. Núcleo e imagem

14

3

3. Vetores, retas e planos
3.1. Vetores (Definição)
3.2. Operações com vetores
3.3. Vetores no plano e no espaço
3.4. Produto Escalar
3.5. Ângulo de dois Vetores
3.6. Produto Vetorial
3.7. Produto Misto
3.8. Reta
3.9. Plano

24

4

Cônicas e quádricas
4. Cônicas e Mudança de Coordenadas Circunferência.
4.1. Elipse.
4.2. Hipérbole.
4.3. Parábola.
4.4. Mudança de Coordenadas (de origem e base) e aplicação às cônicas.

14

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 08 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula.


Estratégias:AEX/ ED/ EX/TI/TG/ARM


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações.

HABILIDADES

Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações.

ATITUDES

Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Participação nas aulas. Interação e compromisso no trabalho de equipe

OUTRAS

Avaliação Individual

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Integrativa

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 01

01

x

x

x

3.0

A definir

Avaliação 02

02 e 03

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir

Avaliação 03

04

x

x

x

2.0

A definir

Listas e desafios em todas as unidades

Todas

x

x

x

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

LIMA, Elon Lages. Álgebra linear. 5. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2001. 357 p. (Coleção matemática universitária). ISBN 852440089-7.

2

LIPSCHUTZ, Seymour; LIPSON, Marc. Teorias e problemas de álgebra linear. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. 400 p. ISBN 9788536303482

3

LIPSCHUTZ, Seymour. Álgebra linear: resumo e teoria, 600 problemas resolvidos, 524 problemas propostos. 2. ed. Rio de Janeiro: Mcgraw-Hill do Brasil, 1974. 403 p.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CALLIOLI, Carlos A.; DOMINGUES, Hygino H.; COSTA, Roberto C. F. Álgebra linear e aplicações. 6. ed. São Paulo: Atual, 1990. ISBN 85-7056-297-7.

2

CAMARGO, Ivan de; BOULOS, Paulo. Geometria analítica: um tratamento vetorial. 3. ed. São Paulo: Pearson Education, 2005. 543 p. ISBN 9788587918918

3

HEFEZ, Abramo. Curso de algebra. 3. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2002. v. 1, 221 p. (Coleção matemática universitária). ISBN 85-244-0079-X.

4

STEINBRUCH, Alfredo; WINTERLE, Paulo. Introdução à álgebra linear. São Paulo: Pearson Education, 1997. 245 p. ISBN 0074609440.

5

STRANG, Gilbert. Álgebra Linear e suas aplicações. 4.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 444p. ISBN 9788522107445

obs:

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