PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Enfermagem |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Enfermagem - Bacharelado Par042/22 |
PROFESSOR |
Sandra Regina de Mello |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Bioquímica |
0-19129 |
1º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Estudo integrado do metabolismo bioquímico da respiração celular. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver entendimentos básicos levando o acadêmico a perceber a relação entre as reações bioquímicas e os processos fundamentais da vida. Proporcionar a compreensão dos processos bioquímicos associados a células. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Desenvolver no acadêmico os conhecimentos sobre a bioquímica de carboidratos, proteínas, lipídeos (estrutura, função, nomenclatura). Compreender os processos anabólicos e catabólicos relacionados ao metabolismo destes compostos e as principais reações envolvidas nestes processos, considerando as enzimas reguladoras dos mesmos. Compreender a integração e regulação do metabolismo. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do Plano de Ensino/Metodologias aplicada na disciplina |
14 |
2 |
CARBOIDRATOS: a estrutura básica das principais classes de carboidratos, suas propriedades e funções biológicas. |
16 |
3 |
Bioenergética e metabolismo oxidativo de carboidratos, lipídios e proteínas |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
Atividade extraclasse: Estudo Dirigido com leitura e interpretação de textos e exercícios referente as unidades de estudos. Ao término de cada unidade será realizada uma AVALIAÇÃO TEÓRICA |
Estratégias:Aula expositiva e dialogada com participação ativa alunos; Atividades Extraclasse; Aula com Recursos Multimídia; Exercício de Fixação, Estudo de Texto, Estudo Dirigido |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O acadêmico será avaliado quantitativa pelo entendimento e compreensão das estruturas e funções das biomoléculas e dos processos bioquímicos através de provas nas modalidades descritivas e/ou objetivas. Estudos dirigidos, trabalhos individuais ou em grupo, exercícios em sala de aula Avaliações de Recuperação: será referente as avaliações teóricas conforme o plano de ensino. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Estabelecer correlação entre a teoria e prática. Identificar problemas e formular questionamentos pertinentes. Participar das discussões dos resultados e de análise crítica de publicações científicas, da área da Bioquímica com ênfase em Enfermagem. |
|||||||||||
ATITUDES |
Disciplina na sala de aula, assiduidade, pontualidade, responsabilidade e autonomia nos trabalhos individuais e em grupos. Participação nas aulas e atividades em sala de aula. Nas avaliações (provas, seminários, etc), os aparelhos/celulares devem ser desligados. |
|||||||||||
OUTRAS |
Resolução nº 619 , de 16 de dezembro de 2024.Normatiza a Justificativa de Falta, a Avaliação Fora de Prazo e a Concessão de Licença no âmbito do Ensino de Graduação da Uniplac. Art. 1º Os pedidos de Justificativa de Falta, Avaliação Fora de Prazo e Concessão de Licença, das atividades acadêmicas obrigatórias e não obrigatórias, deverão ser requeridos pelo discente ou terceiro por ele autorizado no portal do aluno, no prazo de 5 (cinco) dias úteis subsequentes ao dia da falta, do dia da avaliação ou do início da licença, sob pena de indeferimento. A data da Avaliação Fora de Prazo /2ª chamada será marcada pela professora, respeitando sua disponibilidade de horário segundo os critérios e normas da Universidade. Atenção para as faltas!! Serão justificadas no prazo de 5 (cinco) dias úteis subsequentes ao dia da falta, do dia da avaliação ou do início da licença, sob pena de indeferimento (Resolução nº 619/2024). Frequência: acima ou igual a 75% da CH total da disciplina (máximo 10 faltas). Fiquem atentos para os critérios de arredondamento das notas pelo sistema. Não será realizado qualquer “ajuste” de nota. Média final para aprovação: 7,0. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01: prova |
1 |
x |
x |
x |
2.5 |
20/03/2025 |
x |
03/04/2025 |
||||
Avaliação 02: prova/ou outra modalidade |
2 |
x |
x |
x |
2.5 |
22/05/2025 |
x |
29/05/2025 |
||||
Avaliação 03: prova/outra modalidade |
3 |
x |
x |
x |
3.0 |
26/06/2025 |
|
|
||||
Avaliação 04: Estudo Dirigido/Habilidades e atitudes |
|
|
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CAMPBELL, Mary K.; FARRELL, Shawn O. Bioquímica. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. 752 p. ISBN 9788522105519 |
|||||||||||
2 |
CHAMPE, Pamela C.; HARVEY, Richard A. Bioquímica ilustrada. 2. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1996. 446 p. ISBN 85-7307-098-6. |
|||||||||||
3 |
DEVLIN, Thomas M. Manual de bioquímica: com correlações clínicas. 7. ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 2011. 1007 p.:il ISBN 9788521205920 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
NELSON, David L.; COX, Michael M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. 1273p. ISBN 9788536324180. |
|||||||||||
2 |
LEHNINGER, Albert L. Princípios de bioquímica. 2. ed. São Paulo: Sarvier, 1995. 839 p. : il. ISBN 857378026-6. |
|||||||||||
3 |
SACKLEIM, George I.; LEHMAN, Dennis D. Química e bioquímica para ciências biomédicas. 8. ed. Barueri: Editora Manole Ltda, 2001. 644 p. ISBN 8520411193 |
|||||||||||
4 |
VOET, Donald; VOET, Judith G. Bioquímica. 4. Porto Alegre: ArtMed, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788582710050. |
|||||||||||
5 |
ROSKOSKI JR., Robert. Bioquímica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997. 513p. |
|||||||||||
6 |
GOLDBERG, Stephen. Descomplicando...: Bioquímica. 2.ed. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998. 112 p. 22820 ISBN 8573074116 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |