UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Educação Física - Psicologia do Esporte e do Exercício Físico - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bach./Licenc Par062/22

PROFESSOR

Cristina Sutil


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicologia do Esporte e do Exercício Físico

0-19233

2

40


EMENTA

Conhecimento geral sobre Psicologia do/no Esporte e do Exercício Físico. Aspectos comportamentais e cognitivos.


OBJETIVO GERAL

Apresentar uma visão geral da Psicologia do esporte e do Exercício físico para se identifique as funções e campos de atuação do especialista e do profissional/professor da Educação Física em ambiente esportivo e/ou educacional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer os fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício físico; Relacionar aspectos comportamentais e cognitivos nas atividades físicas e esportivas em diferentes populações de diferentes faixas etárias; Compreender como os fatores psicológicos afetam o desempenho físico dos atletas e como a participação em esportes e exercícios afeta o desenvolvimento psicológico, a saúde e o bem-estar dos seus praticantes; Pesquisar conhecimentos científicos e contribuições relacionados à Psicologia do Esporte e no Exercício físico.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

UNIDADE I:
Definição de Psicologia do Esporte e do Exercício.
1.1Histórico;
1.2 Objetivo da Psicologia do Esporte;
1.3 Áreas de Atuação e Pesquisa na Psicologia do Esporte;

20

2

UNIDADE II:
Aspectos comportamentais:
2.1 Motivação, emoção; estresse, overtraining e burnout, Agressividade
2.2 Processos de grupo: Coesão, Liderança, Comunicação
2.3 Aspectos cognitivos: Percepção, Atenção e Concentração e Tomada de decisão

10

3

UNIDADE III
Exercício e bem-estar psicológico
3.1 Psicologia do Esporte infanto juvenil
3.2 - O profissional de Educação Física e as possibilidades de intervenção

10

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Disciplina com atividades de extensão e com carga horária extraclasse


Estratégias:Apresentação do Plano de Ensino e dos critérios avaliativos; Aula Expositiva; Aula Expositiva dialogada; Problematização a partir de questões norteadoras e imagens; Dinâmicas de grupo: Mapa conceitual; Infográfico; Vídeos explicativos; Dinâmicas de grupo: Perguntadores X Respondentes sobre motivação para a prática esportiva e classificação dos motivos; Análise (individual e coletiva) de imagens. Aulas expositiva- dialogadas; Leitura de textos; Trabalho em duplas. Estudo dirigido para prova modelo ENADE; Apresentação de Trabalhos (Seminário sobre atualidades relacionadas aos avanços em Psicologia do Esporte e Exercício Físico como Ciência do Esporte)


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

conhecimentos de conteúdos relacionados a definições, conceitos, objetivos, áreas de atuação da Psicologia do Esporte e do Exercício físico durante o semestre.

HABILIDADES

Apresentação de ações pedagógicas de acordo com as necessidades profissionais. Apresentação das atividades teórico/práticos, com informações significativas para o grupo, com postura corporal, entonação de voz e utilização de termos técnicos de acordo com a exigência da disciplina e de um curso de formação de professores. Capacidade de análise, compreensão, síntese e aplicabilidade dos conteúdos do programa.

ATITUDES

Pontualidade, assiduidade, justificativa de ausências nas aulas, participação ativa no desenvolvimento das atividades, uso de Internet, celular e demais dispositivos durante as aulas com exclusividade para pesquisa, postagem na rede social com autorização dos envolvidos para fins didático-pedagógicos e demais eletrônicos durante as aulas para pesquisa, apresentação/entrega das atividades ou trabalhos nos prazos previstos, postura ética nas aulas frente aos colegas e professor condizentes com o espaço universitário e com o curso de formação de profissionais da EF.

OUTRAS

Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento e aproveitamento do acadêmico durante a execução da Disciplina tendo por base o seu processo inicial e o seu avanço, demonstrando condições básicas para atuar no campo esportivo ou educacional. Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas e da organização de evento. Produção individual para um benefício coletivo. Participação, responsabilidade, colaboração, criatividade nas atividades de extensão e extraclasse.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

prova individual

1

x

x

x

2.0

10/03/2025

x

17/03/2025

trabalho em grupo

2

x

x

x

2.0

14/04/2025

prova em dupla

1,2,3

x

x

x

2.0

05/05/2025

x

12/05/2025

seminário

1,2,3

x

x

x

2.0

30/06/2025

integrativa

1,2,3

x

x

x

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

SAMULSKI, Dietmar. Psicologia do esporte. São Paulo: Editora Manole Ltda, 2002. 380 p. ISBN 8520415148

2

RUBIO, Katia. Psicologia do esporte: interfaces, pesquisa e intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001. 169 p. ISBN 857396080-9

3

WEINBERG, Robert S.; GOULD, Daniel. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001. 560 p. ISBN 8573077956.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

SINGER, Robert N. Psicologia dos esportes: mitos e verdades. 2.ed. São Paulo: Harbra, 1977. 116 p.

2

RUBIO, Katia. O atleta e o mito do herói: o imaginário esportivo contemporâneo. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001. 225 p. ISBN 857396150-3

3

MEDEIROS, Clarice e LACERDA, Adriana. Psicologia e Esporte na atualidade: reflexões necessárias. Editora Pasavento, 2017

4

Luccas, A. N. (2000) A psicologia, o esporte e a ética. In.: K. RUBIO (org.) Encontros e desencontros: descobrindo a Psicologia do Esporte. São Paulo: Casa do Psicólog

5

BECKER JÚNIOR, Benno. Psicologia aplicada ao treinador esportivo. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2002. 231 p. ISBN 8586661163

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática