PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Bach./Licenc Par062/22 |
PROFESSOR |
Cristina Sutil |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicologia do Esporte e do Exercício Físico |
0-19233 |
1º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Conhecimento geral sobre Psicologia do/no Esporte e do Exercício Físico. Aspectos comportamentais e cognitivos. |
OBJETIVO GERAL |
Apresentar uma visão geral da Psicologia do esporte e do Exercício físico para se identifique as funções e campos de atuação do especialista e do profissional/professor da Educação Física em ambiente esportivo e/ou educacional. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Conhecer os fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício físico; Relacionar aspectos comportamentais e cognitivos nas atividades físicas e esportivas em diferentes populações de diferentes faixas etárias; Compreender como os fatores psicológicos afetam o desempenho físico dos atletas e como a participação em esportes e exercícios afeta o desenvolvimento psicológico, a saúde e o bem-estar dos seus praticantes; Pesquisar conhecimentos científicos e contribuições relacionados à Psicologia do Esporte e no Exercício físico. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
UNIDADE I: |
20 |
2 |
UNIDADE II: |
10 |
3 |
UNIDADE III |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
Disciplina com atividades de extensão e com carga horária extraclasse |
Estratégias:Apresentação do Plano de Ensino e dos critérios avaliativos; Aula Expositiva; Aula Expositiva dialogada; Problematização a partir de questões norteadoras e imagens; Dinâmicas de grupo: Mapa conceitual; Infográfico; Vídeos explicativos; Dinâmicas de grupo: Perguntadores X Respondentes sobre motivação para a prática esportiva e classificação dos motivos; Análise (individual e coletiva) de imagens. Aulas expositiva- dialogadas; Leitura de textos; Trabalho em duplas. Estudo dirigido para prova modelo ENADE; Apresentação de Trabalhos (Seminário sobre atualidades relacionadas aos avanços em Psicologia do Esporte e Exercício Físico como Ciência do Esporte) |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
conhecimentos de conteúdos relacionados a definições, conceitos, objetivos, áreas de atuação da Psicologia do Esporte e do Exercício físico durante o semestre. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Apresentação de ações pedagógicas de acordo com as necessidades profissionais. Apresentação das atividades teórico/práticos, com informações significativas para o grupo, com postura corporal, entonação de voz e utilização de termos técnicos de acordo com a exigência da disciplina e de um curso de formação de professores. Capacidade de análise, compreensão, síntese e aplicabilidade dos conteúdos do programa. |
|||||||||||
ATITUDES |
Pontualidade, assiduidade, justificativa de ausências nas aulas, participação ativa no desenvolvimento das atividades, uso de Internet, celular e demais dispositivos durante as aulas com exclusividade para pesquisa, postagem na rede social com autorização dos envolvidos para fins didático-pedagógicos e demais eletrônicos durante as aulas para pesquisa, apresentação/entrega das atividades ou trabalhos nos prazos previstos, postura ética nas aulas frente aos colegas e professor condizentes com o espaço universitário e com o curso de formação de profissionais da EF. |
|||||||||||
OUTRAS |
Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento e aproveitamento do acadêmico durante a execução da Disciplina tendo por base o seu processo inicial e o seu avanço, demonstrando condições básicas para atuar no campo esportivo ou educacional. Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas e da organização de evento. Produção individual para um benefício coletivo. Participação, responsabilidade, colaboração, criatividade nas atividades de extensão e extraclasse. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
prova individual |
1 |
x |
x |
x |
2.0 |
10/03/2025 |
x |
17/03/2025 |
||||
trabalho em grupo |
2 |
x |
x |
x |
2.0 |
14/04/2025 |
|
|
||||
prova em dupla |
1,2,3 |
x |
x |
x |
2.0 |
05/05/2025 |
x |
12/05/2025 |
||||
seminário |
1,2,3 |
x |
x |
x |
2.0 |
30/06/2025 |
|
|
||||
integrativa |
1,2,3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
SAMULSKI, Dietmar. Psicologia do esporte. São Paulo: Editora Manole Ltda, 2002. 380 p. ISBN 8520415148 |
|||||||||||
2 |
RUBIO, Katia. Psicologia do esporte: interfaces, pesquisa e intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001. 169 p. ISBN 857396080-9 |
|||||||||||
3 |
WEINBERG, Robert S.; GOULD, Daniel. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001. 560 p. ISBN 8573077956. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
SINGER, Robert N. Psicologia dos esportes: mitos e verdades. 2.ed. São Paulo: Harbra, 1977. 116 p. |
|||||||||||
2 |
RUBIO, Katia. O atleta e o mito do herói: o imaginário esportivo contemporâneo. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001. 225 p. ISBN 857396150-3 |
|||||||||||
3 |
MEDEIROS, Clarice e LACERDA, Adriana. Psicologia e Esporte na atualidade: reflexões necessárias. Editora Pasavento, 2017 |
|||||||||||
4 |
Luccas, A. N. (2000) A psicologia, o esporte e a ética. In.: K. RUBIO (org.) Encontros e desencontros: descobrindo a Psicologia do Esporte. São Paulo: Casa do Psicólog |
|||||||||||
5 |
BECKER JÚNIOR, Benno. Psicologia aplicada ao treinador esportivo. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2002. 231 p. ISBN 8586661163 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |