PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Bach./Licenc Par062/22 |
PROFESSOR |
Sadi Ricardo da Silva Bastos |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Introdução à Educação Física |
0-19232 |
1º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Conceitos e concepções da Educação Física. Código de Ética. Funções e atribuições do Profissional de Educação Física. |
OBJETIVO GERAL |
Apresentar o componente curricular/profissão Educação Física, aproximando os (as) acadêmicos (as), aos campos de atuação do professor/ profissional de Educação Física. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Analisar diferentes conceitos e concepções de Educação Física relacionando-os à função social do exercício profissional; - Conhecer o código de ética dos profissionais de Educação Física; - Evidenciar as diferentes funções e atribuições dos professores/profissionais de Educação Física - Promover a aproximação dos (as) acadêmicos (as) nos possíveis campos de atuação profissional. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. O que é Educação Física |
16 |
2 |
2. Código de ética do profissional de Educação Física |
10 |
3 |
3. Estrutura e apresentação de trabalhos científicos: fichamento. |
04 |
4 |
4. - Aproximação do aluno nos diferentes campos de atuação profissional |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:- Aula expositiva/dialogada; - Estudo dirigido; - Trabalho de pesquisa na biblioteca ou internet; - Trabalho em grupo; - Seminário para socialização das buscas na biblioteca ou internet; - Produção de texto. - Estudo dirigido; - Trabalho individual; - Saída a campo. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
- Produção de textos; - Trabalho de pesquisa; - Seminário; - Elaboração do fichamento. |
|||||||||||
HABILIDADES |
- Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. - Objetividade, coerência e coesão na escrita. |
|||||||||||
ATITUDES |
- Responsabilidade em relação às tarefas individuais e em grupo. - Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos na disciplina. - Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos. - Participação ativa nas atividades desenvolvidas. - Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos. |
|||||||||||
OUTRAS |
Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
01 – Avaliação Integrativa³ |
todas |
x |
x |
x |
2.0 |
25/06/2025 |
|
|
||||
02 - Produção de texto (conceitos) |
1 |
x |
x |
x |
2.0 |
28/03/2025 |
x |
02/04/2025 |
||||
03 – Prova escrita |
2 |
x |
x |
x |
2.0 |
25/04/2025 |
|
|
||||
04 - Elaboração do fichamento |
3 |
x |
x |
x |
2.0 |
15/05/2025 |
x |
29/05/2025 |
||||
05 – Seminário (saída a campo) |
4 |
x |
x |
x |
2.0 |
18/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
OLIVEIRA, Vitor Marinho de. O que é educação física. São Paulo: Editora Brasiliense S.a., 2011. 113 p. (Coleção primeiros passos) |
|||||||||||
2 |
LOZADA, Cristiano; FREITAS, Tracy. Introdução à profissão: educação física. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788595022614. |
|||||||||||
3 |
SANTOS, Ana Paula Maurilia dos et al. Legislação e ética profissional. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595029019. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
KUNZ, E. (Org.).. Educação física: ensino e mudanças. Ijuí: Unijuí, 2013. |
|||||||||||
2 |
BARBANTI, V. J. Dicionário de educação física e esporte. 3. São Paulo: Manole, 2011. (Recurso online) |
|||||||||||
3 |
FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2003. |
|||||||||||
4 |
DARIDO, S. C. Educação física no ensino superior x educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. |
|||||||||||
5 |
VARGAS, Angelo. Direito e legislação desportiva: uma abordagem no universo dos profissionais de educação física. Brasília: Conselho Federal de Educação Física, 2017. 1 recurso online. |
|||||||||||
obs:Outras bibliografias poderão ser incluídas (desde que disponíveis na biblioteca por meio físico ou virtual), para oferecer maior fundamentação teórica às unidades de ensino desenvolvidas. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |