PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Direito |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Direito Mat Par041/22 |
PROFESSOR |
Mario de Figueiredo Ramos |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Teoria do Direito |
0-19167 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Direito e lei. Direito e ciência. Direito e ideologia. Direito e moral. Direito natural e Direito positivo. Direito objetivo e Direito subjetivo. Fontes do Direito. Princípios gerais do Direito. Teoria da norma jurídica. Dogmática e técnica. Teoria da Justiça. Validade e eficácia. Sistema e Ordenamento jurídico. |
OBJETIVO GERAL |
- Propiciar ao acadêmico contato inicial com temas e conceitos fundamentais para o entendimento do fenômeno jurídico sob a perspectiva histórica, sociológica, filosófica e científica. - Apresentar os diversos ramos do direito positivo, introduzindo os acadêmicos no linguajar e no pensamento. jurídico brasileiro. - Disponibilizar instrumentos teóricos de metodologia e hermenêutica jurídica, apresentando de forma geral os. fundamentos do conhecimento jurídico. - Iniciar através de exercícios simulados a prática jurídica. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Apresentar aos acadêmicos as linhas históricas do pensamento da ciência jurídica e da origem do Direito e -Introduzir noções sobre a linguagem e os termos jurídicos indispensáveis para o curso e as principais carreiras jurídicas; - Demonstrar a importância das principais escolas do Direito na evolução da Ciência Jurídica; - Compreender o relacionamento da Teoria do Direito com outras disciplinas; - Propiciar o entendimento acerca do ordenamento jurídico e da hermenêutica jurídica; - Estabelecer as principais diferenças entre o Direito e a Moral; - Averiguar os principais aspectos da Ciência do Direito e do Direito positivo; - Analisar as ideologias do Direito e as Teorias da Justiça - Conhecer as diversas fontes do direito e sua forma de utilização. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da Teoria do Direito como disciplina no curso de graduação em Direito. |
18 |
2 |
Jus naturalismo ou direito natural; |
12 |
3 |
Lei e o costume; |
14 |
4 |
Classificação das normas jurídicas. |
16 |
5 |
Direito Público e Direito Privado; |
10 |
6 |
INTEGRAÇÃO DAS NORMAS JURIDICAS |
12 |
7 |
DIREITO ALTERNATIVO E POLITICA DO DIREITO |
4 |
8 |
8 TEORIA DO ORDENAMENTO JURIDICO |
4 |
undefined |
|
|
10 |
9 Ideologia e Direito |
2 |
11 |
TEORIA DA JUSTIÇA |
2 |
|
TOTAL DE HORAS |
94 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho de Iniciação ao Desenvolvimento de Projetos de Negócios. |
Estratégias:APE/TIG/ED/AEX |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
CONHECIMENTOS O aluno deverá demonstrar o conhecimento adquirido nas avaliações a serem feitas ao longo do semestre |
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HABILIDADES |
HABILIDADES O aluno deverá demonstrar habilidades de reflexão critica. |
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ATITUDES |
ATITUDES O aluno deverá observar atitudes éticas e de reflexão critica. |
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OUTRAS |
Capacidade de pensamento científico e filósofico. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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AVALIAÇÃO 1 |
1,2 |
x |
x |
x |
2 |
24/02/2025 |
x |
25/02/2025 |
||||
AVALIAÇÃO 2 |
3,4 |
x |
x |
x |
2 |
24/03/2025 |
x |
25/03/2025 |
||||
AVALIAÇÃO 3 |
5,6 |
x |
x |
x |
2 |
28/04/2025 |
x |
29/04/2025 |
||||
AVALIAÇÃO 4 |
7,8 |
x |
x |
x |
2 |
26/05/2025 |
x |
27/05/2025 |
||||
AVALIAÇÃO 5 |
9,10,11 |
x |
x |
|
2 |
30/06/2025 |
x |
01/07/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
HANS KELSEN. Teoria Pura do Direito. |
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2 |
FERRAZ JÚNIOR, Tércio Sampaio. A ciência do direito. 2.ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 1986. 111 p. 1584 |
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3 |
FERRAZ JUNIOR, Tercio Sampaio. Argumentação jurídica. 2. Barueri: Manole, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788520451267. |
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4 |
MARIA HELENA DINIZ. Compêndio de Introdução à Ciência do Direito. |
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5 |
FRIEDE, Reis. Ciência do direito, norma, interpretação e hermenêutica jurídica. 9. Barueri: Manole, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788520446263. |
|||||||||||
6 |
HERKENHOFF, João Baptista. Como aplicar o direito: à luz de uma perspectiva axiológica, fenomenológica e sociológico-política. 3. ed., rev., a Rio de Janeiro: Companhia Editora Forense, 1994. 186 p. 3511 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
CELLA, José Renato Gaziero. Teoria tridimensional do direito de Miguel Reale. Curitiba: Editora Juruá, 2003. 97 p. ISBN 8573948612 |
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2 |
REALE, Miguel. Lições preliminares de direito. 27.ed São Paulo: Editora Saraiva, 2005. 391 p. ISBN 8502041266 |
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3 |
LYRA FILHO, Roberto. O que é direito. 17.ed. São Paulo: Editora Brasiliense S.a., 1999. 93 p. (Coleção Primeiros Passos) 10171 ISBN 85-11-01062-9 |
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4 |
BOBBIO, Norberto. Teoria da norma jurídica. 3.ed.rev. São Paulo: Edipro - Edições Proficionais Ltda, 2005. 192 p. ISBN 8572834818 |
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5 |
BOBBIO, Norberto; SANTOS, Maria Celeste Cordeiro dos. Teoria do ordenamento jurídico. 10.ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999. 184 p 22046 ISBN 8523002766 |
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6 |
MARCANTONIO, Jonathan Hernandes. Justiça, moral e linguagem em Rawls e Habermas: configurações da filosofia do direito contemporâneo. São Paulo: Saraiva Jur, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788502205437. |
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7 |
CHUEIRI, Vera Karam de. Filosofia do direito e modernidade: Dworkin e a possibilidade de um discurso instituinte de direitos. Curitiba: J. M. Editora, 1995. 188p 21056 |
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8 |
ALEXY, Robert. Teoria discursiva do direito. 3. Rio de Janeiro: Forense, 2018. 1 recurso online. (Fora de série). ISBN 9788530982829. |
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9 |
TOLEDO, Cláudia. O pensamento de Robert Alexy como sistema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788530977269. |
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10 |
STRECK, Lenio Luiz. Hermenêutica jurídica e(m) crise: uma exploração hermenêutica da construção do direito. 6.ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado Ltda., 2005. 342 p. ISBN 8573483784 |
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11 |
MAXIMILIANO, Carlos. Hermenêutica e aplicação do direito. 18.ed. Rio de Janeiro: Companhia Editora Forense, 1999. 426 p. 303 |
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12 |
REALE, Miguel. Lições preliminares de direito. 27.ed São Paulo: Editora Saraiva, 2005. 391 p. ISBN 8502041266 |
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obs: BIBLIOGRAFIA BÁSICA 1 1. BAGNOLI, Vicente. Introdução à história do direito. São Paulo: Atlas, 2014. 2 2. BETIOLI, Antonio Bento. Introdução ao direito. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2015. 3 3. KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. 8. ed. São Paulo: Martin Claret, 2015. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 1 1. DINIZ, Maria Helena. Compêndio de introdução à ciência do direito. 25. ed. São Paulo: Saraiva, 2015. 2 2. FERRAZ JUNIOR, Tercio Sampaio. A ciência do direito. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2014. 3 3. FRIEDE, Reis. Ciência do direito, norma, interpretação e hermenêutica jurídica. 9. ed. São Paulo: Manole, 2015. 4 4. HERKENHOFF, João Baptista. Como aplicar o direito: à luz de uma perspectiva axiológica, fenomenológica e sociológico-política. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2001. 5 5. LYRA FILHO, Roberto. O que é direito. São Paulo: Brasiliense, 2006. 6. REALE, Miguel. Lições preliminares de direito. 27. ed. São Paulo: Saraiva, 2016. 7. SIQUEIRA JUNIOR, Paulo Hamilton. Teoria do direito. 4. São Paulo: Saraiva, 2016. OBSERVAÇÕES OBSERVAÇÕES MISSÃO A missão do Curso de Direito da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC é promover a formação técnico-jurídica generalista, humanista e ética do profissional do Direito para o exercício da advocacia, da magistratura, do Ministério Público e das demais carreiras públicas, além da atuação em consultorias e outras atividades correlatas. As políticas específicas contemplam, além do necessário cabedal pedagógico, o conhecimento técnico-dogmático que proporcione ao aluno uma forte base que o habilite a identificar, prevenir e buscar soluções, de maneira crítica, responsável e criativa, para os problemas jurídicos de sua realidade. PERFIL PROFISSIOGRÁFICO O bacharel em direito da UNIPLAC deverá estar apoiado em sólida formação geral, humanista e axiológica, em razão do referencial teórico acumulado no decorrer do curso, apresentando capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valoração dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania. Deverá ter a consciência da atualização profissional permanente por meio do processo de educação continuada. • Obs2. Em razão da pandemia de Covid-19 as aulas terão como apoio os aplicativos da Google disponibilizados pela Uniplac. . |
Para a atenticação do plano de ensino |
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