UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Biomedicina - Química Geral e Orgânica - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Biomedicina

ESTRUTURA CURRICULAR

Biomedicina Par039/22

PROFESSOR

Paula Andressa Wunderlich de Andrade


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Química Geral e Orgânica

0-19109

4

80


EMENTA

Estrutura de átomos, moléculas e íons. Tabela periódica e suas propriedades. Ligações químicas. Funções inorgânicas. Fórmulas e equações químicas. Soluções e suas propriedades. Propriedades do átomo de carbono. Funções orgãnicas e suas aplicações. Isomeria.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos alunos uma visão básica sobre a química geral e orgânica, a qual constitui os elementos essenciais para a química da vida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Compreender a estrutura dos átomos, moléculas e íons; • Reconhecer a disposição dos elementos química na tabela periódica, bem como as propriedades dos mesmos; • Estabelecer as ligações entre os diferentes elementos químicos e relacionar as propriedades dos compostos formados; • Identificar, nomear e estabelecer fórmulas dos compostos inorgânicos, bem como suas principais propriedades. • Identificar as propriedades do átomo de carbono e sua importância como base para a Química Orgânica. • Reconhecer as principais funções orgânicas e entender os modos de interação e as consequências geradas pelos efeitos nas propriedades fundamentais dos compostos orgânicos formados pela combinação com outros átomos (oxigênio, hidrogênio e outros); • Aplicar os conceitos da estereoquímica em moléculas orgânicas e principalmente biológicas identificando a importância dos compostos químicos nos aspectos biológicos, medicinais, ambientais entre outros.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Introdução à Química:
- História da química e os modelos atômicos;
- O átomo moderno e a eletrosfera;
- Orbitais e Números Quânticos.

8

2

A tabela periódica:
- Propriedades elétricas, famílias e períodos.

4

3

Valência e ligações químicas:
- Propriedades das ligações iônica e molecular.

12

4

Funções inorgânicas:
- Propriedades de ácidos, bases, sais e óxidos;
- Nomenclatura de ácidos, bases, sais e óxidos.

12

5

Fórmulas e Equações químicas:
- Construção de Fórmulas;
- Reconhecimento e Interpretação de Equações químicas;
- Estado de Oxidação.

4

6

Soluções e suas propriedades:
- Classificação das soluções;
- Cálculo de soluções.

12

7

Propriedades do átomo de carbono:
- Hibridização do átomo de carbono;
- Cadeias carbônicas.

8

8

Funções orgânicas e suas aplicações:
- Hidrocarbonetos; Haletos de alquila; Álcoois e Fenóis; Éteres; Aldeídos; Cetonas; Ácidos Carboxílicos; Ésteres; Aminas; Amidas.

8

9

Isomeria:
- Plana e Espacial.

12

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 8 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Resolução dos Exercícios Propostos e Confecção de Relatórios de Aulas Práticas em Grupos.


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ED - Estudo Dirigido; EX – Exercício de Fixação; LAB – Aula em Laboratório; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Durante o semestre teremos: 2 avaliações individuais e sem consulta; 1 seminário; 1 avaliação extraclasse das resoluções das listas de exercícios propostas e resoluções de exercícios propostos durante a aula e 1 avaliação individual, interdisciplinar, integrativa na modalidade operatória; A avaliação individual, interdisciplinar, integrativa na modalidade operatória (a qual não terá recuperação) terá sua nota compartilhada com todas as disciplinas cursadas no semestre.

HABILIDADES

As habilidades que serão avaliadas durante o semestre serão: - Postura durante a apresentação dos seminários; - Capacidade de relacionar conteúdos já estudados em aula na apresentação de seminários.

ATITUDES

As atitudes avaliadas serão: - Participação com interesse durante as aulas teóricas e de laboratório; - Respeito com colegas e professores durante as aulas; - Pesquisa e uso da bibliografia indicada na resolução dos exercícios e atividades propostas em sala de aula.

OUTRAS

Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1 a 9

x

x

x

1

11/06/2024

Avaliação 1

1 a 4

x

x

x

2.5

A definir

x

A definir

Avaliação 2

5 a 9

x

x

x

2.5

A definir

x

A definir

Seminário

8

x

x

x

2

A definir

Resolução de Exercícios Propostos

1 a 9

x

x

x

2

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ATKINS, Peter; JONES, Loretta; LAVERMAN, Leroy. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 7. Porto Alegre: ArtMed, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788582604625.

2

BROWN, Theodore L. et al. Química: a ciência central. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 972 p. ISBN 8587918427.

3

MCMURRY, John. Química orgânica: combo. 3. São Paulo: Cengage Learning, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788522125876.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

LENZI, Ervin et al. Química geral experimental. 2. ed. São Paulo Editora Freitas Bastos, 2012.

2

BETTELHEIM, Frederick A et al. Introdução à química geral, orgânica e bioquímica: combo. São Paulo: Cengage Learning, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788522126361.

3

BRUICE, Paula Yurkanis. Química Orgânica. 4. ed. v.1 e 2. São Paulo: Pearson, 2006

4

ENGEL, Randall G et al. Química orgânica experimental: técnicas de escala pequena. 3.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 1010 p. ISBN 978-85-221-1127-5.

5

FIOROTTO, Nilton Roberto. Técnicas experimentais em química: normas e procedimentos. São Paulo: Erica, 2019. Recuros online

obs:As atividades práticas extraclasse serão disponibilizadas através do Google Classroom sendo necessário o acesso do acadêmico através do e-mail institucional. Todas as avaliações serão agendadas em sala de aula com antecedência mínima de 7 dias. Será considerada falta completa (4 aulas) a partir do horário 21:00. O atraso será aceito até 19:00, a partir deste horário irá contabilizar falta na primeira aula. Não serão aceitos trabalhos entregues fora de prazo estipulado e agendado com a turma. Não haverá arredondamento de notas durante o semestre. O prazo de pedido de provas fora de prazo segue o regulamentado na IES. Atraso nas provas: somente será aceito a entrada de alunos antes da saída do primeiro aluno da sala. Entrar no Google Classroom da disciplina é imprescindível e deve ser feito com o e-mail institucional na primeira semana de aula da disciplina, sendo de responsabilidade do acadêmico o acompanhamento semanal das postagens feitas no mural virtual.

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