PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Biomedicina |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Biomedicina Par039/22 |
PROFESSOR |
Paula Andressa Wunderlich de Andrade |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Química Geral e Orgânica |
0-19109 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Estrutura de átomos, moléculas e íons. Tabela periódica e suas propriedades. Ligações químicas. Funções inorgânicas. Fórmulas e equações químicas. Soluções e suas propriedades. Propriedades do átomo de carbono. Funções orgãnicas e suas aplicações. Isomeria. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar aos alunos uma visão básica sobre a química geral e orgânica, a qual constitui os elementos essenciais para a química da vida. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Compreender a estrutura dos átomos, moléculas e íons; • Reconhecer a disposição dos elementos química na tabela periódica, bem como as propriedades dos mesmos; • Estabelecer as ligações entre os diferentes elementos químicos e relacionar as propriedades dos compostos formados; • Identificar, nomear e estabelecer fórmulas dos compostos inorgânicos, bem como suas principais propriedades. • Identificar as propriedades do átomo de carbono e sua importância como base para a Química Orgânica. • Reconhecer as principais funções orgânicas e entender os modos de interação e as consequências geradas pelos efeitos nas propriedades fundamentais dos compostos orgânicos formados pela combinação com outros átomos (oxigênio, hidrogênio e outros); • Aplicar os conceitos da estereoquímica em moléculas orgânicas e principalmente biológicas identificando a importância dos compostos químicos nos aspectos biológicos, medicinais, ambientais entre outros. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Introdução à Química: |
8 |
2 |
A tabela periódica: |
4 |
3 |
Valência e ligações químicas: |
12 |
4 |
Funções inorgânicas: |
12 |
5 |
Fórmulas e Equações químicas: |
4 |
6 |
Soluções e suas propriedades: |
12 |
7 |
Propriedades do átomo de carbono: |
8 |
8 |
Funções orgânicas e suas aplicações: |
8 |
9 |
Isomeria: |
12 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 8 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Resolução dos Exercícios Propostos e Confecção de Relatórios de Aulas Práticas em Grupos. |
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ED - Estudo Dirigido; EX – Exercício de Fixação; LAB – Aula em Laboratório; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Durante o semestre teremos: 2 avaliações individuais e sem consulta; 1 seminário; 1 avaliação extraclasse das resoluções das listas de exercícios propostas e resoluções de exercícios propostos durante a aula e 1 avaliação individual, interdisciplinar, integrativa na modalidade operatória; A avaliação individual, interdisciplinar, integrativa na modalidade operatória (a qual não terá recuperação) terá sua nota compartilhada com todas as disciplinas cursadas no semestre. |
|||||||||||
HABILIDADES |
As habilidades que serão avaliadas durante o semestre serão: - Postura durante a apresentação dos seminários; - Capacidade de relacionar conteúdos já estudados em aula na apresentação de seminários. |
|||||||||||
ATITUDES |
As atitudes avaliadas serão: - Participação com interesse durante as aulas teóricas e de laboratório; - Respeito com colegas e professores durante as aulas; - Pesquisa e uso da bibliografia indicada na resolução dos exercícios e atividades propostas em sala de aula. |
|||||||||||
OUTRAS |
Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
1 a 9 |
x |
x |
x |
1 |
11/06/2024 |
|
|
||||
Avaliação 1 |
1 a 4 |
x |
x |
x |
2.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 2 |
5 a 9 |
x |
x |
x |
2.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Seminário |
8 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
||||
Resolução de Exercícios Propostos |
1 a 9 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
ATKINS, Peter; JONES, Loretta; LAVERMAN, Leroy. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 7. Porto Alegre: ArtMed, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788582604625. |
|||||||||||
2 |
BROWN, Theodore L. et al. Química: a ciência central. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 972 p. ISBN 8587918427. |
|||||||||||
3 |
MCMURRY, John. Química orgânica: combo. 3. São Paulo: Cengage Learning, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788522125876. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
LENZI, Ervin et al. Química geral experimental. 2. ed. São Paulo Editora Freitas Bastos, 2012. |
|||||||||||
2 |
BETTELHEIM, Frederick A et al. Introdução à química geral, orgânica e bioquímica: combo. São Paulo: Cengage Learning, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788522126361. |
|||||||||||
3 |
BRUICE, Paula Yurkanis. Química Orgânica. 4. ed. v.1 e 2. São Paulo: Pearson, 2006 |
|||||||||||
4 |
ENGEL, Randall G et al. Química orgânica experimental: técnicas de escala pequena. 3.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 1010 p. ISBN 978-85-221-1127-5. |
|||||||||||
5 |
FIOROTTO, Nilton Roberto. Técnicas experimentais em química: normas e procedimentos. São Paulo: Erica, 2019. Recuros online |
|||||||||||
obs:As atividades práticas extraclasse serão disponibilizadas através do Google Classroom sendo necessário o acesso do acadêmico através do e-mail institucional. Todas as avaliações serão agendadas em sala de aula com antecedência mínima de 7 dias. Será considerada falta completa (4 aulas) a partir do horário 21:00. O atraso será aceito até 19:00, a partir deste horário irá contabilizar falta na primeira aula. Não serão aceitos trabalhos entregues fora de prazo estipulado e agendado com a turma. Não haverá arredondamento de notas durante o semestre. O prazo de pedido de provas fora de prazo segue o regulamentado na IES. Atraso nas provas: somente será aceito a entrada de alunos antes da saída do primeiro aluno da sala. Entrar no Google Classroom da disciplina é imprescindível e deve ser feito com o e-mail institucional na primeira semana de aula da disciplina, sendo de responsabilidade do acadêmico o acompanhamento semanal das postagens feitas no mural virtual. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |