UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Biomedicina - Anatomia - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Biomedicina

ESTRUTURA CURRICULAR

Biomedicina Par039/22

PROFESSOR

Angela Carla Ghizoni


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Anatomia

0-19107

6

120


EMENTA

Introdução à anatomia humana. Anatomia dos sistemas: osteomucular, circulatório, respiratório, urogenital, digestório, nervoso, endócrino e sensorial.


OBJETIVO GERAL

Estudar a anatomia dos órgãos e sistemas do corpo humano, correlacionando com a atuação do profissional biomédico

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1-Introduzir o estudo da anatomia humana; 2- Estudar os sistemas osteomuscular, circulatório, respiratório, urogenital, digestório, nervoso, endócrino e sensorial. 3- Realizar leituras e análise crítica de obras publicadas e trabalhos científicos acerca do conteúdo programático.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

- Apresentação e discussão do plano de ensino;
- Visita técnica ao laboratório de anatomia;
- Introdução à anatomia humana;
- Sistema osteomuscular.

30

2

- Sistema circulatório: cardiovascular e linfático;
- Sistema Respiratório.

40

3

- Sistemas: digestório, urogenital.

20

4

- Sistemas nervoso, endócrino e sensorial.

30

 

TOTAL DE HORAS

120 h

*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TICS – Tecnologias de Informação e Comunicação; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


Estratégias:AEX; LAB; VT; APE; TG, EX.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Ser capaz de compreender e identificar as estruturas do corpo humano.

HABILIDADES

Ser hábil em localizar, manusear e nomear as estruturas no corpo humano.

ATITUDES

Atitudes éticas perante o docente, os técnicos do laboratório de anatomia, o grupo e o material biológico utilizado (cadáveres). Paramentação; Frequência; Cumprimento do prazo de entrega das atividades solicitadas; Participação efetiva nas atividades desenvolvidas em aula (argumentação; análise crítica) Raciocínio crítico, coerência e lógica.

OUTRAS

Todas as atividades desenvolvidas em classe e extra-classe poderão contribuir na avaliação. A avaliação será realizada de forma continuada, considerando os itens acima mencionados, avaliações teóricas, práticas, seminários e atividades extra-classe.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1,2,3,4

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 1: Prática

1

x

x

x

1.0

A definir

x

A definir

Avaliação 2: Teórica

2

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 3: Teórica/Prática

3,4

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 4: Seminários

1,2,3,4

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 5: APE; EX e participação nas atividades propostas

1,2,3,4,

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 6: pintura de moldes de gesso

1,2

x

x

x

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DANGELO, José Geraldo; FATTINI, Carlo Américo. Anatomia humana básica. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2011. 184 p. (Biblioteca biomédica). ISBN 8573790709.

2

MOORE, Keith L.; DALLEY, Arthur F.; AGUR, Anne M. R. Anatomia orientada para a clínica. 7.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. 1021 p. ISBN 9788527725170.

3

VAN DE GRAAFF, Kent M. Anatomia humana. 6. ed. Barueri, SP: Manole, 2013. 840 p. ISBN 8520413188.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

TORTORA, Gerard J.; Derrickson, Bryan. Principios de anatomia e fisiologia. 14 ed. guanabara koggan 2016

2

NETTER, Frank H. Atlas de anatomia humana. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. ISBN 9788535237481.

3

SOBOTTA, Johannes; PAULSEN, Friedrich; WASCHKE, Jens. Sobotta atlas de anatomia humana: anatomia geral e sistema muscular. 23. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. v. 1, 406 p. ISBN 978-85-277-1938-4.

4

SOBOTTA, Johannes; PUTZ, Reinhard; PABST, Reinhard. Sobotta atlas de anatomia humana: tronco, vísceras e extremidade inferior. 20. ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 1993. v. 2, 401 p. ISBN 85-227-0323-8.

5

SOBOTTA, Johannes; PAULSEN, Friedrich; WASCHKE, Jens. Sobotta atlas de anatomia humana: cabeça, pescoço e neuroanatomia. 23. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. v. 3, 376 p. ISBN 978-85-277-1938-4.

6

SOBOTTA, Johannes; PAULSEN, Friedrich; WASCHKE, Jens. Sobotta atlas de anatomia humana: órgãos internos. 23. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. v. 2, 264 p. ISBN 978-85-277-1938-4.

obs:OBSERVÇÃO: A justificativa de faltas bem como o agendamento de avaliações fora do prazo ocorrerá de acordo com a disponibilidade do docente e discente e conforme Resolução 619/2024.

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Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
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