PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Biomedicina |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Biomedicina Par039/22 |
PROFESSOR |
Angela Carla Ghizoni |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Anatomia |
0-19107 |
1º |
6 |
120 |
EMENTA |
|||
Introdução à anatomia humana. Anatomia dos sistemas: osteomucular, circulatório, respiratório, urogenital, digestório, nervoso, endócrino e sensorial. |
OBJETIVO GERAL |
Estudar a anatomia dos órgãos e sistemas do corpo humano, correlacionando com a atuação do profissional biomédico |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1-Introduzir o estudo da anatomia humana; 2- Estudar os sistemas osteomuscular, circulatório, respiratório, urogenital, digestório, nervoso, endócrino e sensorial. 3- Realizar leituras e análise crítica de obras publicadas e trabalhos científicos acerca do conteúdo programático. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
- Apresentação e discussão do plano de ensino; |
30 |
2 |
- Sistema circulatório: cardiovascular e linfático; |
40 |
3 |
- Sistemas: digestório, urogenital. |
20 |
4 |
- Sistemas nervoso, endócrino e sensorial. |
30 |
|
TOTAL DE HORAS |
120 h |
*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TICS – Tecnologias de Informação e Comunicação; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
Estratégias:AEX; LAB; VT; APE; TG, EX. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Ser capaz de compreender e identificar as estruturas do corpo humano. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Ser hábil em localizar, manusear e nomear as estruturas no corpo humano. |
|||||||||||
ATITUDES |
Atitudes éticas perante o docente, os técnicos do laboratório de anatomia, o grupo e o material biológico utilizado (cadáveres). Paramentação; Frequência; Cumprimento do prazo de entrega das atividades solicitadas; Participação efetiva nas atividades desenvolvidas em aula (argumentação; análise crítica) Raciocínio crítico, coerência e lógica. |
|||||||||||
OUTRAS |
Todas as atividades desenvolvidas em classe e extra-classe poderão contribuir na avaliação. A avaliação será realizada de forma continuada, considerando os itens acima mencionados, avaliações teóricas, práticas, seminários e atividades extra-classe. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 1: Prática |
1 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 2: Teórica |
2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 3: Teórica/Prática |
3,4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 4: Seminários |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 5: APE; EX e participação nas atividades propostas |
1,2,3,4, |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 6: pintura de moldes de gesso |
1,2 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
DANGELO, José Geraldo; FATTINI, Carlo Américo. Anatomia humana básica. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2011. 184 p. (Biblioteca biomédica). ISBN 8573790709. |
|||||||||||
2 |
MOORE, Keith L.; DALLEY, Arthur F.; AGUR, Anne M. R. Anatomia orientada para a clínica. 7.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. 1021 p. ISBN 9788527725170. |
|||||||||||
3 |
VAN DE GRAAFF, Kent M. Anatomia humana. 6. ed. Barueri, SP: Manole, 2013. 840 p. ISBN 8520413188. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
TORTORA, Gerard J.; Derrickson, Bryan. Principios de anatomia e fisiologia. 14 ed. guanabara koggan 2016 |
|||||||||||
2 |
NETTER, Frank H. Atlas de anatomia humana. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. ISBN 9788535237481. |
|||||||||||
3 |
SOBOTTA, Johannes; PAULSEN, Friedrich; WASCHKE, Jens. Sobotta atlas de anatomia humana: anatomia geral e sistema muscular. 23. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. v. 1, 406 p. ISBN 978-85-277-1938-4. |
|||||||||||
4 |
SOBOTTA, Johannes; PUTZ, Reinhard; PABST, Reinhard. Sobotta atlas de anatomia humana: tronco, vísceras e extremidade inferior. 20. ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 1993. v. 2, 401 p. ISBN 85-227-0323-8. |
|||||||||||
5 |
SOBOTTA, Johannes; PAULSEN, Friedrich; WASCHKE, Jens. Sobotta atlas de anatomia humana: cabeça, pescoço e neuroanatomia. 23. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. v. 3, 376 p. ISBN 978-85-277-1938-4. |
|||||||||||
6 |
SOBOTTA, Johannes; PAULSEN, Friedrich; WASCHKE, Jens. Sobotta atlas de anatomia humana: órgãos internos. 23. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. v. 2, 264 p. ISBN 978-85-277-1938-4. |
|||||||||||
obs:OBSERVÇÃO: A justificativa de faltas bem como o agendamento de avaliações fora do prazo ocorrerá de acordo com a disponibilidade do docente e discente e conforme Resolução 619/2024. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |