PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Arquitetura e Urbanismo |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Arquitetura e Urbanismo Par038/22 |
PROFESSOR |
Kareenn Cristina Zanela Diener |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Meios de Expressão Visual |
0-19101 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Teoria e prática da linguagem visual aplicada à Arquitetura e Urbanismo. Percepção, escala e proporção. Transposição dos modelos tridimensionais para modelos bidimensionais. desenho a mão livre. Teoria das cores. Técnicas de representação e expressão gráfica. |
OBJETIVO GERAL |
A disciplina tem objetivo ampliar a capacidade de expressão dos estudantes. Por meio da linguagem artística do desenho, compreender melhor a resolução dos problemas na arquitetura, bem como propiciar a fluência compositiva proporcionados com o desenvolvimento do traço e do croqui, na comunicação da espacialidade, não somente como objeto formal, mas como meio de expressão pessoal e tradução de ideias em criações arquitetônicas. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Ampliar por meio do desenho a compreensão gráfica da expressão bidimensional do objeto arquitetônico; • Ampliar a habilidade expressiva e sua aplicabilidade no desenho de arquitetura; • Compreender e desenvolver esquemas gráficos próprios do desenho de projeto. Aplicar a percepção, escala e proporção na linguagem do desenho arquitetônico; • Ampliar a compreensão do correto uso dos instrumentos e das técnicas básicas do desenho; • Entender o desenho como matéria prima para o desenvolvimento do pensamento criativo arquitetônico, identificando o mesmo como ferramenta para estudo, projeção e criação; • Aprimorar o raciocínio espacial e a compreensão por meio da percepção do plano e do espaço; • Compreender a teoria das cores e sua importância na arquitetura e projeção de espaços. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Linguagem visual – teoria e prática |
12 |
2 |
Forma, peso e equilíbrio, a organização do espaçoCompreensão formas arquitetônicas a partir de elementos básicos |
16 |
3 |
Perspectiva |
24 |
4 |
Percepção/Escala /Proporção |
18 |
5 |
Transposição dos modelos tridimensionais para modelos bidimensionais. |
10 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
- |
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Compreensão dos temas propostos e dos elementos que compõem o desenho de expressão gráfica. Da correta utilização e aplicação dos materiais expressivos. |
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HABILIDADES |
Aquisição de conhecimento técnico dos materiais e do desenho compositivo arquitetônico. Desenvolvimento individual, evolução e qualificação do conhecimento e das habilidades do acadêmico em dominar e resolver as situações necessárias ao desenvolvimento do projeto por meio da expressão do desenho bi e tridimensional. Compreender e aplicar os conhecimentos na prática e na criação da forma arquitetônica. Ter capacidade de expressar ideias na forma do desenho. |
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ATITUDES |
Atendimento aos enunciados e agilidade nas respostas; Presença, Interesse, Iniciativa, Participação, Envolvimento, Persistência; Acompanhamento e assessoramento: nas aulas expositivas, exercícios, estudos, trabalhos em grupo e individuais, e nas demais atividades, no laboratório, painéis e apresentações. |
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OUTRAS |
- |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
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Avaliação 01 |
1-3 |
x |
x |
x |
3 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 02 |
4 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação final |
todas |
|
|
|
3 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 345 p. ISBN 8533606354 |
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2 |
OSTROWER, Fayga Perla. Criatividade e processos de criação. 19.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2005. 185 p. ISBN 8532605532 |
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3 |
WONG, Wucius. Princípios de forma e desenho. São Paulo: Martins Fontes, 2010. 351p. ISBN 9788578272586 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
CHING, Francis. Técnicas de construção ilustrada. Bookman |
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2 |
FRANCIS CHING, Steven Jurosek. Representação gráfica para desenho e projeto. 2001 |
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3 |
MONTENEGRO, Gildo A. A perspectiva dos profissionais. São Paulo: Edgard Blucher, 2003. 155 p. ISBN 852120115-x |
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4 |
NEUFERT, Peter. Neufert: arte de projetar em arquitetura. 17.ed. Barcelona: GG, 2011. 605p. ISBN 9788525219009 |
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5 |
OSTROWER, Fayga Perla. Acasos e criação artística. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2013. 312 p.:il ISBN 857001999-8 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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