PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Arquitetura e Urbanismo |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Arquitetura e Urbanismo Par038/22 |
PROFESSOR |
Gastao Pericles Lopes Carsten |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Desenho Técnico |
0-19103 |
1º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Materiais para desenho. Representação gráfica de projetos de edificações e projetos urbanísticos. Normas da ABNT para o desenho técnico. Escala e convenções. Linguagem técnica da representação dos elementos através de plantas, cortes elevações e detalhes. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver conhecimentos relativos ao desenho como modo de representação bi e tri-dimensional de modo a capacitar os estudantes para a interpretação, registro e demonstração de objetos e elementos da realidade, bem como para a compreensão da interface de trabalho entre profissionais que atuam no campo das engenharias. Aplicar técnicas, especialmente no desenho à mão livre e com instrumentos, as convenções e normas brasileiras como ferramentas apropriadas à representação correta do desenho. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Promover a familiaridade com as técnicas e os instrumentos de desenho, a fim de oferecer suporte adequado à sua elaboração; 2. Fornecer dados e conteúdo a fim de proporcionar a compreensão da lógica do desenho de representação e do desenho projetivo, com o uso dos diferentes sistemas e ferramentas, bem como das normas vigentes, necessários como interface de trabalho; 3. Capacitar para o domínio da linguagem e simbologia próprias do desenho, das convenções, da escala, do traçado e da caligrafia técnica; 4. Aprofundar os conhecimentos, com base na geometria descritiva, relativos à interpretação e à representação em projeções ortogonais e oblíquas, em duas e três dimensões; 5. Estimular a busca de conhecimento prático complementar através atividades especiais integradas às demais disciplinas e trabalhos dirigidos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Introdução ao Desenho Técnico |
8 |
2 |
Relações geométricas / Projeções Ortogonais |
12 |
3 |
Planta Baixa - Cortes e Elevações |
20 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
aplicação teórica e prática do desenho técnico |
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HABILIDADES |
Desenhos em sala – Raciocínio para distinguir formas espaciais e representar em desenho |
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ATITUDES |
Participação, interesse, Responsabilidade, |
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OUTRAS |
acuidade, limpeza do desenho |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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INTEGRATIVA |
TODAS |
x |
x |
|
2 |
A definir |
|
|
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DESENHO EM SALA |
TODAS |
x |
x |
x |
4 |
A definir |
x |
A definir |
||||
MINHA CASA |
TODAS |
x |
x |
x |
4 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
MONTENEGRO, Gildo A. Desenho arquitetônico. 4. ed.rev. e atual. São Paulo: Blucher, 2001. 167 p. ISBN 9788521202912 |
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2 |
NEIZEL, Ernst. Desenho técnico para a construção civil. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 2012 . v. 1, 68 p. (Coleção desenho técnico). |
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3 |
ARLINDO SILVA. desenho técnico moderno. LIDEL ISBN 9727573371 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
MONTENEGRO, Gildo A. A perspectiva dos profissionais. São Paulo: Edgard Blucher, 2003. 155 p. ISBN 852120115-x |
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2 |
MONTENEGRO, Gildo. Desenho de projetos: em arquitetura, projeto de produto, comunicação visual, design de interior. Rio de Janeiro: Ed. Edgard Blücher, 2007. 116 p. ISBN 9788521204268 |
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3 |
SPECK, Henderson José; PEIXOTO, Virgílio Vieira. Manual básico de desenho técnico. 5. ed.rev. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2009. 203 p. ISBN 9788532804631 |
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4 |
WONG, Wucius. Princípios de forma e desenho. São Paulo: Martins Fontes, 2010. 351p. ISBN 9788578272586 |
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5 |
FARRELLY, Lorraine. Fundamentos de arquitetura. 2. Porto Alegre: Bookman, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788582600900. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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