PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Arquitetura e Urbanismo |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Arquitetura e Urbanismo Par038/22 |
PROFESSOR |
Neusa Maria Sens de Barros |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Cálculo para Arquitetura |
0-19102 |
1º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Conceitos básicos para geometria analítica e espacial. Introdução à geometria fractal. |
OBJETIVO GERAL |
Preparar o acadêmico para o uso dos fundamentos da Matemática e sua empregabilidade nas disciplinas específicas do curso de Arquitetura |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Relacionar os conceitos da Geometria Analítica: ponto, reta e circunferência no plano0 Cartesiano e em exercícios propostos. - Conceituar as Cônicas e definir suas equações aplicando os conceitos em exercícios. - Definir Vetores e seus principais conceitos na Geometria Analítica. - Resolver exercícios envolvendo áreas das figuras planas e áreas e volume dos sólidos geométricos. - Definir Fractais, suas propriedades e aplicações. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. GEOMETRIA ANALÍTICA |
14 |
2 |
2. VETORES |
06 |
3 |
3. GEOMETRIA ESPACIAL |
14 |
4 |
4. GEOMETRIA FRACTAL |
06 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 07 aulas adicionais desenvolvendo Atividade Prática Extraclasse |
Estratégias:Aula expositiva e dialogada. Slides e vídeos Lista de exercícios Atividades em grupos e/ou duplas |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações. |
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HABILIDADES |
Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações. |
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ATITUDES |
Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso nas atividades coletivas em sala. |
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OUTRAS |
Pontualidade na entrega de atividades propostas |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
1, 2, 3, 4 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
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Avaliação 1 |
Unidade 1 |
x |
x |
x |
3 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 2 |
Unidade 2 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
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Avaliação 3 |
Unidades 3 e 4 |
x |
x |
x |
3 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
CAMARGO, Ivan de; BOULOS, Paulo. Geometria analítica: um tratamento vetorial. 3. ed. São Paulo: Pearson Education, 2005. 543 p. ISBN 9788587918918 |
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2 |
IEZZI, Gelson. Fundamentos de matemática elementar: geometria analítica. 4. ed. São Paulo: Atual, 1993. v. 7, 273 p. ISBN 85-7056-046-X. |
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3 |
WINTERLE, Paulo. Vetores e geometria analítica. São Paulo: Pearson Education, 2011. 232 p. ISBN 9788534611091 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
JANOS, Michel. Geometria fractal. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008. ISBN 9788573937152 |
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2 |
LACOURT, Helena. Noções e fundamentos de geometria descritiva: ponto, reta, planos, métodos descritivos, figuras em planos. Rio de Janeiro: Livros Técnicos E Científicos Editora S. A, 2011. 340p. ISBN 9788527703406. |
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3 |
KINDLE, Joseph H. Geometria analítica: plana e no espaço. Rio de Janeiro: Editora Mcgraw-Hill do Brasil Ltda, 1974. 244 p. (Coleção schaum). |
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4 |
LIMA, Elon Lages. Geometria analítica e álgebra linear. Rio de Janeiro: IMPA, 2001. 305 p. (Coleção matemática universitária). ISBN 852440185-0. |
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5 |
LIMA, Elon Lages. Coordenadas no plano com as soluções dos exercícios: geometria analítica, vetores e transformações geométricas. 4. ed. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2002. 329 p. (Coleção professor de matemática) ISBN 858581804-2 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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