PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Arquitetura e Urbanismo |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Arquitetura e Urbanismo Par038/22 |
PROFESSOR |
Grazielle Schemes Oliveira, Francine Malinverni Freitas |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Arquitetura e Urbanismo (Articuladora) |
0-19100 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Introdução e conceitos fundamentais da arquitetura e do urbanismo. Arquitetura e meios de expressão. O campo profissional do arquiteto e urbanista. O homem e a transdormação do ambiente construído. Relações entre a arquitetura e a cidade. |
OBJETIVO GERAL |
A disciplina introdutória e articuladora do primeiro semestre, denominada Arquitetura e Urbanismo, tem como objetivo proporcionar aos futuros arquitetos uma viagem pelo universo da arquitetura e do urbanismo, da Antiguidade aos dias atuais, fazendo surgir a ansiedade pela criação e estimulando a consciência crítica para analisar e projetar a boa arquitetura. O discente disporá de uma introdução ao projeto de arquitetura, assim como, o conhecimento do panorama da arquitetura e do urbanismo no Brasil e no exterior. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Introduzir o discente ao universo da arquitetura e urbanismo, expondo suas atribuições, habilidades e competências. - Apresentar os conceitos que conformam a arquitetura e os elementos e signos que associam a edificação ao seu entorno e ao seu período histórico. - Proporcionar ao aluno a compreensão do processo de produção da arquitetura e do urbanismo relacionando com os condicionantes da história. - Apresentar panorama da arquitetura e do urbanismo no Brasil e no mundo discutindo os aspectos conceituais, projetuais e estéticos dos estudos de casos analisados. - Exercitar a capacidade de visualização espacial além da análise crítica quanto aos aspectos estético-formais. Abordar a questão metodológica do projeto arquitetônico e significado de programa de necessidades, explicitando a complexidade de fatores que condicionam o processo de concepção do projeto de Arquitetura e Urbanismo; - Atribuir ao discente a competência de leitura arquitetônica do projeto e sua relação com os contextos – sociais, técnicos, estéticos e urbanos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da disciplina, ementa e cronograma. Panorama geral da arquitetura e do urbanismo. |
4 |
2 |
Elementos Primários, Força e Espaço: O ponto, a reta, as figuras e sólidos primários, a transformação da forma, elementos que definem o espaço. Formas e funções. |
8 |
3 |
Princípios de Ordem: Eixo, Simetria, Hierarquia, Dado, Ritmo, Repetição e Transformação. Proporção e Escala. |
12 |
4 |
Repertorização: Arquitetura nacional e internacional. |
16 |
5 |
Exposição de Arquitetura: leitura de projeto. |
20 |
6 |
Estudo e desenvolvimento conceitual de projeto. |
20 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:AED, ARM, TI, TG, EX, APS |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Práticas de representação, desenho, maquete, ilustrações. Apresentação de trabalhos de pesquisa - arquitetura e urbanismo. Apresentação e desenvolvimento de projeto de construção espacial. |
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HABILIDADES |
Participação e desenvolvimento na forma de expressão visual. Identificação de formas arquitetônicas. Noção de espaço e de apropriação. |
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ATITUDES |
Presença. Interesse. Participação. Iniciativa. Comunicação. Trabalho em grupo. Realização das atividades propostas com assessoramento efetivo. |
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OUTRAS |
Não serão aceitos trabalhos entregues fora do prazo estabelecido. Não serão aceitos trabalhos que não forem assessorados. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
2 |
A definir |
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Avaliação 1 |
2;3;4 |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 2 |
3;4 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 3 |
5 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
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Avaliação 4 |
6 |
x |
x |
x |
3 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
CHING, Francis D. K. Arquitetura: forma, espaço e ordem. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008. 399p. ISBN 9788533624221. |
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2 |
CARLOS LEMOS. O que é arquitetura@p0. 1991 |
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3 |
NEUFERT, Peter. Neufert: arte de projetar em arquitetura. 17.ed. Barcelona: GG, 2011. 605p. ISBN 9788525219009 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda, 2004. 503 p. ISBN 852210148-5 |
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2 |
CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. 2.ed. São Paulo: Editora Schwarcz Ltda, 2005. 150 p. ISBN 8571641498 |
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3 |
WASSILY KANDINSKY. Ponto e Linha sobre plano. 1997 |
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4 |
VITRÚVIO; MACIEL, M. Justino. Vitrúvio Tratado de arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2007. ISBN 9788577070039 |
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5 |
BRUNO ZEVI. Saber Ver a Arquitetura. 6ª. Martins Fontes 2009 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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