PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Administração Par037/22 - EC6 - Atual |
PROFESSOR |
Dejenane de Souza Monteiro, Lilia Aparecida Kanan |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Comportamento Organizacional |
0-19158 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Variáveis que afetam o comportamento organizacional. Novos modelos do design do trabalho. Papel e desafios do gestor. Modelos de colaboração e estilos de gestão. Aprendizagem organizacional e e-learning. Cultura de excelência e liderança. Tomada de decisão em administração. Perspectivas teóricas e aplicadas de motivação. Criatividade e inovação. Contexto social do trabalho: grupos e equipes de alto desempenho; comunicação; conflitos e negociações; inclusão no e pelo trabalho. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver os alunos na concepção dos fatores que estão associados ao comportamento humanos nas organizações, para proposições de soluções com foco em um ambiente organizacional voltado para pessoas e resultados. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Caracterizar o trabalho identificando seus componentes em relação à dimensão humana; • Identificar as dinâmicas organizacionais considerando o comportamento do trabalhador em relação ao trabalho, no que diz respeito às mudanças organizacionais e novos modelos do design do trabalho; • Identificar os componentes da cultura e clima organizacional; • Conhecer as características individuais e das equipes no que concerne à personalidade e aos comportamentos; • Identificar aspectos motivacionais relacionados à satisfação, engajamento e desempenho profissional; • Descrever as principais teorias da liderança estabelecendo relação com poder e controle. Discutir os aspectos da liderança, considerando as perspectivas emergentes da liderança nos processos de tomada de decisão e contingências das Tecnologias da informação e comunicação (TICs); • Identificar como as organizações podem administrar com eficácia a diversidade no ambiente de trabalho; • Identificar os fatores de risco e de proteção psicossocial no trabalho, através da compreensão dos fenômenos ocorridos no contexto organizacional. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1 Dinâmica da Organizações |
22 |
2 |
2 Grupos nas organizações, dinâmicas e resultados |
20 |
3 |
3 Liderança nas organizações |
22 |
4 |
4 Fatores de risco e de proteção psicossocial no trabalho e bem-estar no trabalho |
15 |
|
TOTAL DE HORAS |
79 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Prototipar uma nova ideia de negócio |
Estratégias:AEX/ARM/TG/TI/ED |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina. |
|||||||||||
HABILIDADES |
O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita. |
|||||||||||
ATITUDES |
O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem. |
|||||||||||
OUTRAS |
Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 1 |
1 e 2 |
x |
x |
x |
2 |
02/04/2025 |
x |
23/04/2025 |
||||
Avaliação 2 |
3 |
x |
x |
|
2 |
21/05/2025 |
x |
25/08/2025 |
||||
Avaliação 3 |
4 |
x |
x |
x |
2 |
25/06/2025 |
|
|
||||
Avaliação |
1, 2, 3 e 4 |
x |
x |
x |
2 |
02/07/2025 |
|
|
||||
Integrativa |
1,2 e 3 |
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
ROBBINS, Stephen P.; JUDGE, Timothy A. Fundamentos do comportamento organizacional. 12. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. 479 p. ISBN 978-85-430-0448-8. |
|||||||||||
2 |
ZANELLI, José Carlos; KANAN, Lilia Aparecida. Fatores de risco, proteção psicossocial e trabalho: organizações que emancipam ou que matam. Lages: UNIPLAC, 2018. 158p. ISBN 9788589237246. |
|||||||||||
3 |
CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 4. São Paulo: Atlas, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788597027778. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BERGAMINI, Cecília Whitaker. Motivação nas organizações. 7. São Paulo: Atlas, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788597017670. |
|||||||||||
2 |
WAGNER III, John A; HOLLENBECK, John R. Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva. 4. São Paulo: Saraiva, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788571440760. |
|||||||||||
3 |
MCSHANE, Steven L; GLINOW, Mary Ann Von. Comportamento organizacional. 6. Porto Alegre: AMGH, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788580554045. |
|||||||||||
4 |
FIORELLI, José Osmir. Psicologia para Administradores: Razão e Emoção no Comportamento Organizacional. 10. São Paulo: Atlas, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788597016116. |
|||||||||||
5 |
ROTHMANN, Ian; COOPER, Cary L. Fundamentos de psicologia organizacional e do trabalho. São Paulo: GEN Atlas, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788595152700. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |