PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Fisioterapia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Fisioterapia Par047/22 |
PROFESSOR |
Ediolane Hilbert Brati |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Farmacologia |
0-19911 |
5º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Introdução à farmacologia, farmacocinética, farmacodinâmica, farmacologia do SNC e do SNA, farmacologia da dor e da inflamação, farmacologia do sistema respiratório, digestório e renal. |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer os princípios básicos da farmacologia como ciência de estudo de fármacos e drogas, bem como compreender o seu papel na terapêutica, aplicando os conhecimentos adquiridos no campo de trabalho, bem como as alterações e respostas adaptativas do organismo frente a tais efeitos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Entender os mecanismos que permitem a atuação da droga no organismo. Farmacocinética, farmacodinâmica. Formulações terapêuticas e onde atuam. Compreender o papel do fisioterapeuta quanto à sua responsabilidade na farmacologia. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do professor, dos alunos, da disciplina e do Plano de Ensino. |
02 |
2 |
2 - Conceitos básicos em farmacologia e vias de administração. |
02 |
3 |
Farmacocinética - Vias de administração, fundamentos da absorção dos fármacos, transformação e excreção. Prova 1 ao final da unidade. |
04 |
4 |
Farmacodinâmica – Ação dos medicamentos e seus alvos, relação entre droga e receptores específicos e inespecíficos, transdução de sinais. |
04 |
5 |
Receptores farmacológicos em nível celular e molecular e suas interações com o organismo |
02 |
6 |
Farmacologia do Sistema Nervoso Autônomo (SNA) |
08 |
7 |
Farmacologia do Sistema Nervoso Central (SNC) |
08 |
8 |
Farmacologia da dor e da inflamação |
04 |
9 |
Farmacologia do sistema respiratório |
02 |
10 |
Farmacologia do sistema digestório |
02 |
11 |
Farmacologia do sistema renal |
02 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Avaliações cognitivas nas avaliações teóricas, estudos dirigidos, discussões dos conteúdos apresentados. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de realizar as diferentes tarefas de forma eficiente. Domínio das ações na realização das tarefas. Valorizar as atividades propostas no processo ensino e aprendizagem. |
|||||||||||
ATITUDES |
Responsabilidade na realização das diferentes tarefas. Contribuições, pontualidade, assiduidade, respeito, companheirismo, ética. |
|||||||||||
OUTRAS |
- |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação integrativa |
- |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 1 |
- |
x |
|
|
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 2 |
- |
x |
|
|
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 3 |
- |
x |
|
|
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 4 |
- |
x |
|
|
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Habilidades e atitudes |
- |
|
x |
x |
1 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BEAR, Mark F. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. 4. Porto Alegre: ArtMed, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788582714331. |
|||||||||||
2 |
CRAIG, Charles R.; STITZEL, Robert E. Farmacologia moderna. 4.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 1996. 825 p. 10174 |
|||||||||||
3 |
KATZUNG, Bertram G.; TREVOR, Anthony J. Farmacologia básica e clínica. 13. ed. Porto Alegre: AMGH, 2017. 1202 p. ISBN 978-85-8055-596-7. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
HOWLAND, Richard D. Farmacologia ilustrada. 3. ed. São Paulo: Artmed, 2007. 551 p. ISBN 9788536307435 |
|||||||||||
2 |
LARNER, Joseph et al. Farmacologia humana: da molecular à clínica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997. 833 p. ISBN 8527703882. |
|||||||||||
3 |
LULLMANN, Heinz. Farmacologia: texto e atlas. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. 408p. ISBN 9788536322629 |
|||||||||||
4 |
PAGE, Clive et al. Farmacologia integrada. 2. ed. Barueri: Manole, 2004. 671 p. ISBN 85-204-1604-7. |
|||||||||||
5 |
SILVA, Penildon. Farmacologia. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. 1325p. ISBN 9788527715935. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |