PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Fisioterapia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Fisioterapia Par047/22 |
PROFESSOR |
Dhebora Mozena Dall Igna |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Fisiopatologia |
0-19910 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Aspectos fisiopatológicos de desordens imunes e hemodinâmicas. Aspectos fisiopatológicos de desordens dos sistemas nervoso, cardiocirculatório, respiratório e renal. Fisiopatologia das doenças reumatológicas, gastrintestinais, hepáticas e metabólicas. Fisiopatologia das doenças geniturinárias. Estudos de casos clínicos. Papel do fisioterapeuta frente ao paciente analisado. |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer as principais disfunções que ocorrem nos diversos sistemas correlacionando com sua etiologia, mecanismos de doença, semiologia/manifestações clínicas e conduta. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Analisar a causa e a evolução de diferentes disfunções fisiológicas. Conhecer as causas das disfunções fisiológicas e compreender a semiologia. Compreender o papel do fisioterapeuta frente às diversas disfunções. Analisar casos clínicos específicos e utilizar conhecimentos para determinação de diagnósticos mais prováveis. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do Plano de Ensino e Contrato Pedagógico. Resgate Geral de Conhecimentos. Introdução a Fisiopatologia. |
4 |
2 |
Fisiopatologia de doenças imunológico-inflamatórias, desordens hemodinâmicas, trombose, choque I. |
4 |
3 |
Fisiopatologia de doenças imunológico-inflamatórias, desordens hemodinâmicas, trombose, choque II. Atividade avaliativa I. |
4 |
4 |
Fisiopatologia das doenças neurológicas I. |
3 |
5 |
Fisiopatologia das doenças neurológicas II. |
4 |
6 |
Fisiopatologia das doenças cardiocirculatórias I. |
4 |
7 |
Fisiopatologia das doenças cardiocirculatórias II. |
2 |
8 |
Fisiopatologia das doenças respiratórias I. |
4 |
9 |
Fisiopatologia das doenças respiratórias II. |
4 |
10 |
Avaliação II Teórica. Devolutiva. Divisão de temas Projeto. |
3 |
11 |
Avaliação Recuperativa I. Devolutiva. |
4 |
12 |
Fisiopatologia das doenças renais. |
4 |
13 |
Fisiopatologia dos distúrbios gasométricos. Avaliação III (Projeto). |
4 |
14 |
Fisiopatologia das doenças reumatológicas. |
4 |
15 |
Avaliação IV Teórica. Devolutiva. |
4 |
16 |
Avaliação Recuperativa II. Devolutiva. |
5 |
17 |
Fisiopatologia das doenças hepatobiliares e gastrintestinais. |
4 |
18 |
Fisiopatologia das doenças metabólicas. |
4 |
19 |
Fisiopatologia das doenças geniturinárias e reprodutivas. |
4 |
20 |
Avaliação V Teórica. Devolutiva. Fechamento da disciplina. |
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TOTAL DE HORAS |
73 h |
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Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Mecanismos fisiopatológicos envolvidos nos diversos sistemas orgânicos. |
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HABILIDADES |
Identificar, reconhecer, reproduzir, interpretar, exemplificar, classificar, resumir, comparar, criticar, planejar. |
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ATITUDES |
Autocontrole, ética, liderança, comprometimento, postura, senso crítico, pontualidade, responsabilidade, autonomia, iniciativa, comprometimento, proatividade/participação, compromisso, solidariedade, comportamento, organização, autoavaliação. |
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OUTRAS |
Participação na Avaliação Institucional. Consulta na biblioteca das bibliografias sugeridas. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
1.0 |
11/06/2025 |
|
|
||||
Atividade avaliativa I |
2,3 |
x |
x |
x |
1.0 |
20/02/2025 |
|
|
||||
Avaliação II Teórica |
4,5,6,7,8,9 |
x |
x |
x |
2.5 |
10/04/2025 |
x |
17/04/2025 |
||||
Avaliação III Projeto |
8,9,12,13 |
x |
x |
x |
1.5 |
08/05/2025 |
|
|
||||
Avaliação IV Teórica |
12,13,14 |
x |
x |
x |
2.5 |
22/05/2025 |
x |
29/05/2025 |
||||
Avaliação V Teórica |
17,18,19 |
x |
x |
x |
1.5 |
03/07/2025 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
KUMAR, Vinay; ABBAS, Abul K.; ASTER, Jon C. Robbins e Cotran patologia: bases patológicas das doenças. 9.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. 1421 p. ISBN 9788535281637. |
|||||||||||
2 |
PORTH, Carol Mattson; MATFIN, Glenn. Fisiopatologia. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2010. 910 p. ISBN 9788527716710 |
|||||||||||
3 |
SILBERNAGL, Stefan; LANG, Florian. Fisiopatologia: texto e atlas. 2. Porto Alegre: ArtMed, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788536325996. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BRASILEIRO FILHO, Geraldo. Bogliolo Patologia. 10. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788527738378. |
|||||||||||
2 |
BRAUN, Carie; ANDERSON, Cindy M. Fisiopatologia: alterações funcionais na saúde humana. Porto Alegre: Artmed, 2009. 544 p. ISBN 9788536319728 |
|||||||||||
3 |
JAMESON, J. Larry et al. Manual de medicina de Harrison. 20. Porto Alegre: AMGH, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786558040040. |
|||||||||||
4 |
HAMMER, Gary D.; MCPHEE, Stephen J. Fisiopatologia da doença: uma introdução à medicina clínica. 7.ed. São Paulo: Mac Graw Hill, 2016. 642p. ISBN 9788577260102. |
|||||||||||
5 |
WALLACH, Jacques. Interpretação de exames laboratoriais. 8.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2011. 1465p. ISBN 9788527715232 |
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obs:As devolutivas/correção das avaliações ocorrerão no mesmo dia da data prevista para aplicação das mesmas. É fundamental a presença do aluno nas devolutivas para discussão das dúvidas e encaminhamentos para as avaliações recuperativas que ocorrerão em 07 dias após as devolutivas. Caso haja necessidade (por motivo justificado) de realizar alguma avaliação em outra data, avisar a professora em no máximo 10 dias corridos para a marcação de nova data e o mesmo prazo serve para solicitação de avaliação fora do prazo junto a secretaria e ao apoio do curso. Avaliações fora do prazo serão realizadas no fim do semestre. Atente-se para as datas já definidas e para os critérios de arredondamento do sistema! Não será feito qualquer “ajuste” de nota! Atente-se para as faltas também! Serão abonadas apenas com a apresentação de atestado em casos de doença infectocontagiosas; as demais serão somente notificadas, sem abono. Média final para aprovação: 7,0. Frequência: acima ou igual a 75% da CH total da disciplina (máximo 20 faltas). Link de sala no classroom: qzmvjor Após encerramento do semestre, a sala no class será arquivada, não tendo o aluno mais acesso à mesma. O acesso ao classroom deverá ser feito EXCLUSIVAMENTE via e-mail institucional. O contato com a professora deverá ser feito preferencialmente via google classroom e e-mail, canais oficiais de comunicação. Mensagens via Whatsapp serão só respondidas através dos líderes de turma. Ao final de cada conteúdo específico, casos clínicos serão disponibilizados no class para estudo extra/complementar. Não será obrigatório, nem avaliativo, porém é um exercício fundamental! É importante que o aluno monitore seu portal para checagem de notas e frequência; qualquer divergência, contatar a professora pelos meios de comunicação institucionais. A professora conta com a colaboração e participação de todos, para conduzirmos um excelente e produtivo semestre! Bons estudos! |
Para a atenticação do plano de ensino |
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