PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Fisioterapia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Fisioterapia Par047/22 |
PROFESSOR |
Mauricio Pereira Branco |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Imaginologia e Exames Complementares |
0-19909 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Fundamentos da radiologia, tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética. Técnicas simples e contrastadas. Aspectos anatômicos e por imagem do sistema ósseo, muscular, articular, respiratório, digestório, geniturinário, nervoso. Diagnóstico por imagens. Avaliação e interpretação dos seus resultados. Exames laboratoriais: leitura e interpretação. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar aos acadêmicos de Fisioterapia o estudo dos exames de imagem e laboratoriais, com intuito de aperfeiçoar a prática profissional futura. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Conceituar o modo de realização de cada exame de imagem e laboratorial e caracterizar suas áreas de atuação; • Identificar conceitos específicos sobre determinado assunto; • Proporcionar a compreensão da importância e das formas de utilização dos exames de imagem e laboratoriais no dia a dia do Fisioterapeuta; • Realizar aulas de boa qualidade a fim de proporcionar ao acadêmico um bom entendimento do conteúdo; • Preocupar-se se o aluno esta entendendo o conteúdo. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do plano de ensino / Exames Laboratoriais - Gasometria |
6 |
2 |
Hemograma - Proteína C-reativa |
4 |
3 |
Coagulograma |
4 |
4 |
Ionograma/Eletrólitos – distúrbios hidreletrolíticos |
4 |
5 |
Função renal |
4 |
6 |
Biomarcadores/Enzimas de lesão miocárdica - Peptidio natriurédico |
4 |
7 |
Função hepática - Lactato |
2 |
8 |
Imaginologia – RX |
10 |
9 |
Tomografia computadorizada |
10 |
10 |
Ressonância nuclear magnética |
10 |
11 |
Ultrassonografia - Point-Of-Care |
10 |
12 |
Eletrocardiograma - ecocardiograma |
4 |
13 |
Avaliações |
8 |
undefined |
|
|
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:1 |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Provas Teóricas e práticas |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de entender e compreender os exames de Imagem e exames complementares e sua aplicabilidade no dia a dia. Preparar o aluno para enfrentar o mercado de trabalho, com uma visão atual, global e crítica sobre determinado assunto. |
|||||||||||
ATITUDES |
Ética perante as atividades desenvolvidas em sala de aula e aos colegas. Pontualidade e frequência nas aulas; Raciocínio crítico; Participação ativa nas aulas. |
|||||||||||
OUTRAS |
xxx |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 1 |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
3.0 |
10/03/2025 |
x |
17/03/2025 |
||||
Avaliação 2 |
5,6,7,8 |
x |
x |
x |
3.0 |
28/04/2025 |
x |
05/05/2025 |
||||
Avaliação 3 |
9,10,11,12 |
x |
x |
x |
3.0 |
23/06/2025 |
|
|
||||
Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
1.0 |
16/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
WALLACH, Jacques. Interpretação de exames laboratoriais. 8.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2011. 1465p. ISBN 9788527715232 |
|||||||||||
2 |
SZEJNFELD, Jacob; ABDALA, Nitamar. Guia de diagnóstico por imagem. Barueri. Manole 2008. |
|||||||||||
3 |
ROGÉRIO B. ULTRA. Fisioterapia Intensiva. 2. ed. São Paulo Guanabara 2010 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
RUMACK, Carol M.; WILSON, Stephanie R.; CHARBONEAU, J. William. Tratado de ultra-sonografia diagnóstica. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. 1035 p. ISBN 8535217118 |
|||||||||||
2 |
PRANDO, Adilson. Fundamentos de radiologia e diagnóstico por imagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. 809p. ISBN 9788535224368 |
|||||||||||
3 |
SUTTON, David. Tratado de radiologia e diagnóstico por imagem. 6. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2003. v. 2, 1663 p. ISBN 8573097000. |
|||||||||||
4 |
CHEN, Michael Y. M.; OTT, David J.; POPE, Thomas L. Radiologia básica. Porto Alegre: Mc Graw Hill, 2012. ISBN 9788580551082. |
|||||||||||
5 |
O`SULLIVAN, Susan B. Fisioterapia: avaliação e tratamento. 5.ed. Barueri: Editora Manole Ltda, 2010. 1506p. ISBN 9788520426302 |
|||||||||||
obs:xxx |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |