UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Fisioterapia - Cinesioterapia II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Fisioterapia

ESTRUTURA CURRICULAR

Fisioterapia Par047/22

PROFESSOR

Tarso Waltrick


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Cinesioterapia II

0-19908

4

80


EMENTA

Inter-relação das técnicas e métodos de manuseio em diferentes disfunções cinético-funcionais.

Tratamentos cinesioterapêuticos. Reeducação postural e funcional. Facilitação neuromuscular

proprioceptiva. Avaliação das cadeias musculares. Identificação dos procedimentos para promover

o equilíbrio muscular.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos acadêmicos a condição de atuar na prevenção, promoção, recuperação, manutenção de funções físicas e orgânicas do ser humano, com base em conhecimentos científicos e técnicos desenvolvidos dentro de princípios legais e éticos; visando socializar e desenvolver atividades fisioterapêuticas e interdisciplinares junto à comunidade no sentido de conceber a saúde como um direito às ações e serviços no processo saúde-patológico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Manter atitude ético-profissional, durante as aulas e no exercício da profissão nas diferentes esferas de atuação do fisioterapeuta; - Capacitar a atuação científica e análise crítica no processo ensino-aprendizagem. - Incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho. - Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças das condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Introdução a Cinesioterapia

08

2

Inter-relação das técnicas e métodos de manuseio em diferentes disfunções cinéticofuncionais

08

3

Tratamentos cinesioterapêuticos

16

4

Avaliação das cadeias musculares. Identificação dos procedimentos para promover o equilíbrio muscular

16

5

Lesões Musculares, ósseas e ligamentares

16

6

Diferentes tipos e exercícios para flexibilidade

16

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Prova teórica e prática

HABILIDADES

Ser hábil na aplicação dos conhecimentos adquiridos, conseguindo relacionar a teoria com a prática

ATITUDES

Pontualidade e frequência nas aulas; Atitudes éticas perante o grupo e o material utilizado; Raciocínio crítico;

OUTRAS

Participação ativa nas aulas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Provas

todas

x

x

x

10

24/04/2025

x

22/05/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BRUNING, Maria Cecilia Ribeiro. Tratamento fisioterapêutico na patologia de Osgood-Schlatter através do uso de laserterapia e cinesioterapia. FisioBrasil: a revista do fisioterapeuta brasileiro, Rio de Janeiro, v.15, n.108 , p. 83-94, maio 2012.

2

SILVA, Rafael Duarte; CAMPOS, Vinícius Castro Campos. Cinesioterapia: fundamentos teóricos para prática. Belo Horizonte: Coopmed, 2006. 145p. ISBN 978858500279

3

XHARDEZ, Yves. Manual de cinesioterapia. Atheneu


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

GAINO, Marta Rejane Corrocher; MOREIRA, Rosânia Terezinha. Manual prático de cinesioterapia: terapia pelo movimento. São Paulo: Roca, 2010. 199p. ISBN 9788572418867

2

FAGUNDES, Diego Santos; VARGAS, Verônica Farias de. Cinesioterapia. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595026186.

3

SILVA, Duarte Rafael. Cinesioterapia : fundamentos teóricos para prática. Coopmed

4

SILVA, Carolina Rodrigues da. Cinesioterapia do assoalho pélvico feminino. Phorte

5

MCMINN, Robert M. H. Atlas colorido de anatomia da cabeça e do pescoço. Porto Alegre: Artmed, 2000. 247 p. ISBN 07234199949

obs:

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