PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Fisioterapia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Fisioterapia Par776/17 |
PROFESSOR |
Cleveonei da Silva |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Gestão Empreendedora |
0-18197 |
9º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Introdução a gestão. Gestão de pessoas e de serviços. Serviços autônomos, cooperativas de serviços, qualidade de serviços. Marketing estratégico. Características do empreendedor. Empreendedorismo. Exercício profissional. Concepção da clínica/consultório. Gestão Hospitalar. Legislação sobre administração de serviços. Legislação trabalhista. Legislação previdenciária. Legislação tributária. |
OBJETIVO GERAL |
Capacitar os estudantes de Fisioterapia a compreender e aplicar os princípios da gestão empreendedora, preparando-os para atuar na administração de serviços de saúde, empreender no setor fisioterapêutico e gerir consultórios, clínicas e demais serviços da área, considerando aspectos estratégicos, operacionais, legislativos e de mercado. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Compreender os princípios da gestão e sua aplicação na fisioterapia. - Analisar modelos de atuação profissional, como serviços autônomos e cooperativas. - Aplicar estratégias de marketing para captação e fidelização de clientes. - Desenvolver habilidades empreendedoras na área da saúde. - Planejar a estrutura e a gestão de clínicas ou consultórios. - Conhecer a legislação trabalhista, previdenciária e tributária aplicável. - Implementar práticas de qualidade nos serviços fisioterapêuticos. - Discutir desafios e oportunidades do mercado fisioterapêutico. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Fundamentos da Gestão e Empreendedorismo |
10 |
2 |
2 Planejamento e Gestão de Negócios em Fisioterapia |
12 |
3 |
3 Gestão Estratégica e Legislação |
12 |
4 |
4 Projeto Prático e Apresentação Final |
6 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada / ARM – Aula com Recursos Multimídia / EC – Estudo de Caso / ET – Estudo de Texto / EX – Exercício de Fixação / SE – Seminário / SI – Simulação / TG - Trabalho em Grupo |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos ministrados na disciplina, através de provas e trabalhos. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de resolver provas e testes de acordo com os conteúdos ministrados bem como ter visão sistêmica da disciplina. Capacidade de apresentar trabalhos, seminários e estudos de caso de acordo com os conteúdos ministrados e visão sistêmica da disciplina. Capacidade de apresentar, oral e escrito, provas, testes, trabalhos, seminários e estudo de caso, com a qualidade e de acordo com a metodologia cientifica. Capacidade de expressar na linguagem técnica nas apresentações, oral e escrita, de provas e testes, trabalhos, seminários e estudo de caso. |
|||||||||||
ATITUDES |
Participação ativa na aula. Respostas assimilativas dos conteúdos. Assiduidade e Pontualidade. Uso da bibliografia indicada ou adequadas a disciplina. |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 1 |
1 a 3 |
x |
x |
|
4.0 |
24/04/2025 |
x |
01/05/2025 |
||||
Trabalho Semestre – A – Plano de Negócio |
1 a 4 |
x |
x |
x |
3.0 |
19/06/2025 |
x |
26/06/2025 |
||||
Trabalho Semestre – B - Apresentação |
1 a 4 |
|
|
|
2.0 |
26/06/2025 |
|
|
||||
Envolvimento no processo de ensino aprendizagem - (frequência/participação/resolução exercícios) |
1 a 4 |
x |
x |
x |
1.0 |
26/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
DORNELAS, José. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 8. São Paulo: Fazendo Acontecer, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786587052083. |
|||||||||||
2 |
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 215 p. ISBN 978-85-352-3869-3. |
|||||||||||
3 |
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Fundamentos de administração: introdução à teoria geral e aos processos da administração. 3. Rio de Janeiro: LTC, 2014. 1 recurso online. ISBN 978-85-216-2751-7. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 750 p. ISBN 85-7605-001-3. |
|||||||||||
2 |
TARABOULSI, Fadi Antoine. Administração de hotelaria hospitalar. 2.ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2004. 190 p. ISBN 8522438242 |
|||||||||||
3 |
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel da gestão do talento humano. 5. São Paulo: Atlas, 2020. 1 recurso online. (Chiavenato digital). ISBN 9788597024074. |
|||||||||||
4 |
CORRÊA, Henrique L.; CAON, Mauro. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2002. |
|||||||||||
5 |
SAAD, Eduardo Gabriel; SAAD, José Eduardo Duarte; CASTELLO BRANCO, Ana Maria Saad. CLT comentada. 42.ed. São Paulo: Ltr Editora Ltda., 2009. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |