UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Fisioterapia - Gestão Empreendedora - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Fisioterapia

ESTRUTURA CURRICULAR

Fisioterapia Par776/17

PROFESSOR

Cleveonei da Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Gestão Empreendedora

0-18197

2

40


EMENTA

Introdução a gestão. Gestão de pessoas e de serviços. Serviços autônomos, cooperativas de serviços, qualidade de serviços. Marketing estratégico. Características do empreendedor. Empreendedorismo. Exercício profissional. Concepção da clínica/consultório. Gestão Hospitalar. Legislação sobre administração de serviços. Legislação trabalhista. Legislação previdenciária. Legislação tributária.  


OBJETIVO GERAL

Capacitar os estudantes de Fisioterapia a compreender e aplicar os princípios da gestão empreendedora, preparando-os para atuar na administração de serviços de saúde, empreender no setor fisioterapêutico e gerir consultórios, clínicas e demais serviços da área, considerando aspectos estratégicos, operacionais, legislativos e de mercado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender os princípios da gestão e sua aplicação na fisioterapia. - Analisar modelos de atuação profissional, como serviços autônomos e cooperativas. - Aplicar estratégias de marketing para captação e fidelização de clientes. - Desenvolver habilidades empreendedoras na área da saúde. - Planejar a estrutura e a gestão de clínicas ou consultórios. - Conhecer a legislação trabalhista, previdenciária e tributária aplicável. - Implementar práticas de qualidade nos serviços fisioterapêuticos. - Discutir desafios e oportunidades do mercado fisioterapêutico.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Fundamentos da Gestão e Empreendedorismo
1.1 Introdução à Gestão e Empreendedorismo na Fisioterapia
1.2 Características do Empreendedor e Identificação de Oportunidades
1.3 Gestão de Pessoas e Liderança no Setor de Saúde
1.4 Modelos de Serviços em Fisioterapia

10

2

2 Planejamento e Gestão de Negócios em Fisioterapia
2.1 Concepção de Clínicas e Consultórios
2.2 Gestão Financeira e Precificação de Serviços
2.3 Qualidade nos Serviços de Fisioterapia
2.4 Estratégias de Marketing e Posicionamento de Mercado
2.5 Simulação Prática – Elaboração de um Plano de Negócio (a)

12

3

3 Gestão Estratégica e Legislação
3.1 Gestão Hospitalar e Administração de Serviços de Saúde
3.2 Legislação e Aspectos Jurídicos na Fisioterapia (Legislação Trabalhista na Saúde, Previdenciária e Tributária)
3.3 Simulação Prática – Estruturação da Gestão Operacional (b)

12

4

4 Projeto Prático e Apresentação Final
4.1 Construção Final do Plano de Negócio
4.2 Preparação para Pitch de Apresentação
4.3 Apresentação dos Planos de Negócio

6

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada / ARM – Aula com Recursos Multimídia / EC – Estudo de Caso / ET – Estudo de Texto / EX – Exercício de Fixação / SE – Seminário / SI – Simulação / TG - Trabalho em Grupo


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos ministrados na disciplina, através de provas e trabalhos.

HABILIDADES

Capacidade de resolver provas e testes de acordo com os conteúdos ministrados bem como ter visão sistêmica da disciplina. Capacidade de apresentar trabalhos, seminários e estudos de caso de acordo com os conteúdos ministrados e visão sistêmica da disciplina. Capacidade de apresentar, oral e escrito, provas, testes, trabalhos, seminários e estudo de caso, com a qualidade e de acordo com a metodologia cientifica. Capacidade de expressar na linguagem técnica nas apresentações, oral e escrita, de provas e testes, trabalhos, seminários e estudo de caso.

ATITUDES

Participação ativa na aula. Respostas assimilativas dos conteúdos. Assiduidade e Pontualidade. Uso da bibliografia indicada ou adequadas a disciplina.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 1

1 a 3

x

x

4.0

24/04/2025

x

01/05/2025

Trabalho Semestre – A – Plano de Negócio

1 a 4

x

x

x

3.0

19/06/2025

x

26/06/2025

Trabalho Semestre – B - Apresentação

1 a 4

2.0

26/06/2025

Envolvimento no processo de ensino aprendizagem - (frequência/participação/resolução exercícios)

1 a 4

x

x

x

1.0

26/06/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DORNELAS, José. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 8. São Paulo: Fazendo Acontecer, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786587052083.

2

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 215 p. ISBN 978-85-352-3869-3.

3

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Fundamentos de administração: introdução à teoria geral e aos processos da administração. 3. Rio de Janeiro: LTC, 2014. 1 recurso online. ISBN 978-85-216-2751-7.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 750 p. ISBN 85-7605-001-3.

2

TARABOULSI, Fadi Antoine. Administração de hotelaria hospitalar. 2.ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2004. 190 p. ISBN 8522438242

3

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel da gestão do talento humano. 5. São Paulo: Atlas, 2020. 1 recurso online. (Chiavenato digital). ISBN 9788597024074.

4

CORRÊA, Henrique L.; CAON, Mauro. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2002.

5

SAAD, Eduardo Gabriel; SAAD, José Eduardo Duarte; CASTELLO BRANCO, Ana Maria Saad. CLT comentada. 42.ed. São Paulo: Ltr Editora Ltda., 2009.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática