PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Fisioterapia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Fisioterapia Par776/17 |
PROFESSOR |
Camila Nara Moraes, Simone Regina Alves Julio Rausch |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Curricular Obrigatório em Fisioterapia na Clínica-Escola I |
0-18196 |
9º |
6 |
120 |
EMENTA |
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Prática supervisionada em Pneumologia, Cardiologia e Angiologia. Pediatria, ortopedia-traumatologia e reumatologia, neurologia adulto e infantil, urologia, ginecologia, fisioterapia desportiva e dermato-funcional. Atuação da fisioterapia no contexto da saúde pública. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver as habilidades específicas profissionais que competem ao fisioterapeuta, como domínio de técnicas de avaliação, diagnóstico, tratamento, manuseio de equipamentos e contato direto com os pacientes na Clínica Escola |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Solidificar à formação do acadêmico através das práticas em todas as áreas da fisioterapia; Propiciar condições de desenvolver a fisioterapia com profissionalismo na aplicação de seus saberes; Identificar as prioridades relevantes para a atuação do acadêmico estagiário. Salientar a importância dos cuidados com a utilização dos equipamentos, terapias manuais e a clínica-escola. Solidificar a evolução do tratamento na busca de qualidade de vida. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Estágio Curricular Obrigatório em Fisioterapia na Clínica-Escola |
120 |
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TOTAL DE HORAS |
120 h |
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Estratégias:AEX, ARM, ED, EC, LAB |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Domínio dos métodos teórico-práticos aplicado nas diversas patologias; Desempenho nos tratamentos (objetivos e condutas). |
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HABILIDADES |
Capacidade em prestar um bom atendimento na área clínica, envolvendo todo conhecimento adquirido durante a graduação; Demostrar habilidade nos manuseios e zelo com os equipamentos; Prática com o paciente. |
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ATITUDES |
Responsabilidade, interesse, assiduidade, pontualidade, participação, dedicação e comprometimento nas atividades propostas; Ter postura colaborativa nas aulas práticas; Possuir autonomia nas atividades de auto estudo; Apresentar postura ética e respeitar as diferenças; Pontualidade nos atendimentos; Relacionamento do acadêmico com os professores, colegas, funcionários e pacientes. Ética profissional. |
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OUTRAS |
Pró atividade, interesse, profissionalismo ético. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 01 |
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x |
x |
x |
6.0 |
A definir |
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Avaliação 02 |
|
x |
x |
x |
4.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
BARROS FILHO, Tarcisio Eloy Pessoa de; CAMARGO, Olavo Pires de; CAMANHO, Gilberto Luis (ed.). Clínica ortopédica. Barueri: Manole, 2012. 2154 p. ISBN 9788520444047. |
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2 |
BORGES, Giulianna da Rocha; FAGUNDES, Diego Santos. Anatomia aplicada à fisioterapia. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595028210. |
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3 |
BRUMITT, Jason; JOBST, Erin E. Casos clínicos em fisioterapia ortopédica. Porto Alegre: AMGH, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788580554229. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
MÚSCULOS provas e funções. 5. São Paulo Manole 2007 1 recurso online ISBN 9788520454947. |
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2 |
DINIZ, Túlio. Clínica ortopédica da SBOT: prevenção e tratamento das complicações das fraturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2009. (02 ex.) |
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3 |
FAGUNDES, Diego Santos. Cinesioterapia. Porto Alegre SAGAH 2018 1 recurso online ISBN 9788595026186. |
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4 |
MARCHON, Renata Marques. Manual de condutas e práticas de fisioterapia em oncologia oncologia ginecológica. São Paulo Manole 2017 1 recurso online ISBN 9788520454794. |
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5 |
KISNER, Carolyn. Exercícios terapêuticos fundamentos e técnicas. 6. São Paulo Manole 2016 1 recurso online ISBN 9788520448762 |
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obs:prof.simonejulio@uniplaclages.edu.br |
Para a atenticação do plano de ensino |
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