UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Fisioterapia - Saúde Coletiva - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Fisioterapia

ESTRUTURA CURRICULAR

Fisioterapia Par776/17

PROFESSOR

Luísa Medeiros Carsten


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Saúde Coletiva

0-18186

4

80


EMENTA

Ferramentas do SUS (histórico e legislação). Vigilâncias em Saúde (epidemiológica, ambiental e sanitária). Atenção fisioterapêutica nas ações de promoção e prevenção de doenças. Diretrizes da Atenção Básica aplicada a Fisioterapia (ESF, NASF, Consultório de Rua, Melhor em Casa, outros.). Promoção e Educação em Saúde e prevenção de agravos teórico e prático em grupos de saúde, na clínica escola de Fisioterapia. Redes de Atenção em Saúde.


OBJETIVO GERAL

Compreender a saúde coletiva com uma visão generalista, crítica e reflexiva, articuladas com a atuação do fisioterapeuta no Sistema Único de Saúde, com ênfase na Atenção Básica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Entender Conceito de Saúde Coletiva articulado com a fisioterapia. - Conhecer o histórico da atenção à saúde no Brasil e a origem do Sistema Único. - Conhecer os modelos conceituais e explicativos de saúde e doença. - Caracterizar o processo saúde-doença e as condições de vida da população. - Relacionar o contexto socioeconômico com o perfil epidemiológico da população. - Compreender as desigualdades e iniquidades em saúde. - Conhecer os conceitos e práticas individuais, coletivas e comunitárias para a promoção da saúde, prevenção e recuperação de doenças e agravos. - Identificar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. - Entender os conceitos e funcionamento da vigilância em saúde. - Compreender os níveis de atenção à saúde, com ênfase na Atenção Básica. - Conhecer as diretrizes, ferramentas e modalidades de equipe da Atenção Básica. - Compreender a lógica de trabalho em equipe multiprofissional e por território adscrito na Atenção Básica.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Acolhimento, apresentação do plano de ensino e cronograma
Introdução a Saúde Pública, Saúde e Sociedade e as interfaces com fisioterapia

8

2

Promoção de Saúde e Prevenção de Saúde

4

3

Determinantes Sociais em Saúde

8

4

História Sanitária Brasileira

8

5

Sistema Único de Saúde - Estrutura e Organização

4

6

Atenção Básica e Saúde Familiar

4

7

Vigilância em Saúde

4

8

Programa Nacional de Imunização

4

9

Educação em Saúde

4

10

Apresentação e organização de trabalhos

16

11

Provas e Recuperações

16

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

- Textos de leitura obrigatória - Assuntos discutidos em sala de aula pertinentes ao tema trabalhado - Conteúdo das aulas expositivas - Contribuição ao debate

HABILIDADES

- Lógica na escrita utilizando as principais ideias/conceitos estudados - Criatividade - Proatividade - Desempenho no trabalho em equipe - Clareza conceitual - Afirmações sobre o assunto discutido, desenvolvendo boa argumentação - Relação das afirmações com a prática social - Levantamento de outras problemáticas relacionadas ao tema, utilizando pontos de vista de autores diferentes

ATITUDES

- Leitura prévia da bibliografia indicada - Desempenho nos trabalhos de grupo - Postura profissional - Pontualidade, frequência e participação pertinente nas aulas e atividades programadas

OUTRAS

- Interação entre os alunos

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação integrativa

x

x

x

1.0

A definir

Prova

4,5 e 6

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Trabalho 1

1 e 2

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Trabalho 2

9

x

x

x

2.0

A definir

Seminário 1

7

x

x

x

2.0

A definir

Seminário 2

8

x

x

x

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa et al. (org.). Tratado de saúde coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2012. 968 p. (Saúde em debate, 170). ISBN 978-85-64806-56-6.

2

SERIANO, Kajena Nascimento; MUNIZ, Viviane Ramos da Cunha; CARVALHO, Maria Ester Ibiapina Mendes de. Percepção de estudantes do curso de fisioterapia sobre sua formação profissional para atuação na atenção básica no Sistema Único de Saúde. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v.20, n.3 , p. 250-255, jul. 2013.

3

SOLHA, Raphaela Karla de Toledo. Sistema Único de Saúde: componentes, diretrizes e políticas públicas. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536513232.

4

MEDRONHO, Roberto A. Epidemiologia. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2011. 493 p. ISBN 978-85-7379-999-6.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

SILVA, Rosalina Carvalho da. Metodologias participativas para trabalhos de promoção de saúde e cidadania. São Paulo: Vetor, 2002. 300 p. ISBN 8575850075

2

SANTOS, Mara Lisiane de Moraes dos; MEDEIROS, Arthur de Almeida; BATISTON, Adriane Pires; PONTES, Elenir Rose Jardim Cury; FERRARI, Fernando Piarette; FERNANDES, Janainny Magalhães; RIOS, Talita Abi; MUZILI, Nayara de Araújo; SANCHES, Vinicius Santos. Competências e atribuições do fisioterapeuta na Atenção Primária à Saúde. Fisioterapia Brasil, São Paulo, v.15, n.1 , p. 69-76, jan. 2014.

3

OLIVEIRA, Inajara Carla; ROCHA, Renata Mancopes; CUTOLO, Luiz Roberto Agea. Algumas palavras sobre o Nasf:: relatando uma experiência acadêmica. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v.36, n.4 , p. 574-580, out. 2012.

4

MONKEN, Maurício; BARCELLOS, Chistovam. Vigilância em saúde e território utilizado: possibilidades teóricas e metodológicas. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.21, n.3, maio 2005, p.898-906.

5

CARVALHO, Sérgio Resende. Saúde coletiva e promoção da saúde: sujeito e mudança. São Paulo: Editora Hucitec, 2005. 174 p. (Saúde em Debate) ISBN 8527106817

obs:

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