PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Fisioterapia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Fisioterapia Par776/17 |
PROFESSOR |
Nayara Lisboa Almeida Schönmeier |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Pediatria |
0-18184 |
7º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Introdução a neonatologia, fisiologia e anatomia fetal, pré, Peri, pós natal e atuação fisioterápica. Introdução a pediatria, distúrbios respiratórios, neurológicos, cardíacos e malformações. Enfoque no desenvolvimento neuropsicomotor. Atendimento pediátrico ambulatorial e hospitalar. |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer e compreender o crescimento e o desenvolvimento neonatal e infantil, os distúrbios mais prevalentes nestes períodos, bem como conhecer e aplicar as abordagens fisioterapêuticas utilizadas em pediatria tanto em ambiente hospitalar como ambulatorial. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Compreender o crescimento e o desenvolvimento neonatal e infantil; Compreender e praticar os métodos e técnicas de avaliação fisioterapêutica em pediatria; Compreender e praticar as abordagens fisioterapêuticas para atuação preventiva e reabilitadora utilizadas nos distúrbios da infância; Desenvolver a independência para elaborar diagnósticos funcionais, objetivos e condutas fisioterapêuticas adequadas aos distúrbios na infância, treinando as habilidades de observação, investigação, análise, interpretação e relação; Adquirir vocabulário científico relacionado à fisioterapia em pediatria; Dar subsídio e fundamentar a atuação fisioterapêutica tanto acadêmica quanto profissional. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação e discussão da disciplina e do plano de ensino. |
20 |
2 |
Desenvolvimento neuropsicomotor. |
20 |
3 |
Malformações congênitas. |
20 |
4 |
Alterações cardíacas e Ortopédicas na infância e a fisioterapia. |
20 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Aptidão para descrever, explicar, relacionar e argumentar o conteúdo estudado, além da utilização de terminologia adequada. Avaliação teórica. |
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HABILIDADES |
Aptidão para integrar o conhecimento teórico a prático necessários para o desempenho profissional. |
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ATITUDES |
Assiduidade, pontualidade nas aulas. Participação nas aulas. Vestuário adequado para aulas práticas. Ética. Cuidado e organização com materiais do laboratório. |
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OUTRAS |
. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
1,2,3,4 |
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1.0 |
10/06/2025 |
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Avaliação 01 |
1 |
|
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|
2.0 |
11/03/2025 |
x |
18/03/2025 |
||||
Seminário Neo |
1 |
|
|
|
1.0 |
11/03/2025 |
|
|
||||
Avaliação 2 |
2 |
|
|
|
2.0 |
15/04/2025 |
x |
22/04/2025 |
||||
Seminário Alterações Ortopédicas |
3,4 |
|
|
|
2.0 |
20/05/2025 |
|
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Participação em Aula |
1,2,3,4 |
|
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|
1.0 |
24/06/2025 |
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||||
Avaliação 03 |
4 |
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1.0 |
10/06/2025 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
CINTAS, Holly Lea, LONG, Toby. Manual de fisioterapia pediátrica. Revinter |
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2 |
TECKLIN JS. Fisioterapia pediátrica. 3 ed. Artmed 2002 |
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3 |
PRADO, Cristiane do; VALE, Luciana Assis. Fisioterapia neonatal e pediátrica. São Paulo: Editora Manole Ltda, 2012. 562p. ISBN 9788520432334 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
CINTAS, Holly Lea, LONG, Toby. Manual de fisioterapia pediátrica. Revinter |
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2 |
SARMENTO, George Jerre Vieira; SHIGUEMOTO, Tathiana Santana; ANGHEBEN, Juliana Mendes Moura. Recursos em fisioterapia cardiorrespiratória. Barueri: Editora Manole Ltda, 2012. 348p. ISBN 9788520432907 |
|||||||||||
3 |
LEFÈVERE, Antônio B. Exame neurológico evolutivo: Do pré-escolar normal. 2.ed. São Paulo: Sarvier, 1976. 182 p (Pediatria) 22292 |
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4 |
BARBOSA, Elizangela Aparecida; FUKUSATO, Paula Cristina Sellan. Manual prático do desenvolvimento infantil. São Paulo: Thieme, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788554652500. |
|||||||||||
5 |
TUDELLA, Eloisa; TOLEDO, Aline Martins de; LIMA-ALVAREZ, Carolina Daniel de (org.). Intervenção precoce: evidências para a prática clínica em lactentes de risco. Curitiba: Appris, 2019. 375 p. ISBN 978-85-473-2841-2. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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