PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Fisioterapia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Fisioterapia Par047/22 |
PROFESSOR |
Miguel Achylles Nucci |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Biomecânica |
0-19462 |
3º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Fundamentos da biomecânica. Princípios físicos da biomecânica. Estática e cinemática. Modelos e estudo da biomecânica. Alavancas. Força e torque. Centro de gravidade. Equilíbrio. Tópicos especiais. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar ao acadêmico o conhecimento da mecânica aplicada a Fisioterapia, na análise do funcionamento do aparelho locomotor. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Conhecer o processo histórico da Biomecânica; • Definir e usar corretamente os termos e a terminologia do movimento; • Mostrar a importância do estudo da Biomecânica na mobilidade humana. • Estudar os métodos utilizados pela biomecânica na análise do movimento humano • Estudar a mecânica óssea, articular e muscular, sistemas de alavancas e sua importância na análise do movimento humano. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Histórico e fundamentos da Biomecânica |
04 |
2 |
Modelos e estudo da Biomecânica |
06 |
3 |
Centro de gravidade. Equilíbrio |
06 |
4 |
Estática e Cinética; princípios físicos da Biomecânica |
12 |
5 |
Instrumentação em Biomecânica |
04 |
6 |
Alavancas |
12 |
7 |
Força e Torque |
12 |
8 |
Tópicos especiais |
04 |
9 |
Avaliações escritas e trabalhos |
20 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:Aulas teóricas, avaliações escritas e trabalhos em sala de aula. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Destacar a importância da Biomecânica como uma ciência que examina o corpo humano e seus movimentos, fundamentando-se nas leis, princípios e métodos mecânicos e conhecimentos anátomo-fisiológicos (DONSKOI, 1960) |
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HABILIDADES |
Instigar o aluno para o conteúdo do estudo do movimento humano e suas causas, através da sua atenção, dedicação, assimilação e interpretação dos conceitos de Biomecânica, para que haja um entendimento do aluno da importância da mecânica do corpo, necessária à sua formação profissional |
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ATITUDES |
Atitudes éticas perante o grupo e o material utilizado; Raciocínio crítico; Participação ativa nas aulas. |
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OUTRAS |
Aulas teóricas, avaliações escritas e trabalhos em sala de aula. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 1 |
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A definir |
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Avaliação 2 |
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A definir |
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Avaliação 3 |
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|
A definir |
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Avaliação Integrativa |
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|
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
HAMIL, Joseph; KNUTZEN, Kathleen M. Bases biomecânicas do movimento humano. São Paulo: Santos, 1999. 532 p. ISBN 852040779 |
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2 |
HALL, Susan J. Biomecânica básica. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2009. 417 p. ISBN 9788520426432. |
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3 |
HAY, James G.; REID, J. Gavim. As bases anatômicas e mecânicas do movimento humano. Rio de Janeiro: Editora Prentice Hall do Brasil Ltda, 1985. 2600 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
Biomecânica do esporte e exercício |
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2 |
Análise qualitativa do movimento humano |
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3 |
Biomecânica no esporte : performance do desempenho e prevenção de lesão |
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4 |
Biomecânica das técnicas desportivas |
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5 |
Biomecânica funcional : e das lesões musculoesqueléticas |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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