PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Estética e Cosmética |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Estética e Cosmética Par059/22 |
PROFESSOR |
Marcia Aparecida de Liz |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estética Capilar Avançada e Terapia Capilar II |
0-20324 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Emprego das técnicas de avaliação, planejamento, agentes e recursos para prática da estética capilar e terapia capilar. Intrademoterapia capilar, eletrotermoterapia. |
OBJETIVO GERAL |
Capacitar os estudantes para aplicar, de forma crítica e fundamentada, as técnicas de avaliação, planejamento e intervenção em estética capilar e terapia capilar, utilizando recursos avançados como intradermoterapia capilar e eletrotermoterapia, promovendo a saúde e o bem-estar capilar. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Desenvolver competências para identificar e avaliar as condições do couro cabeludo e dos fios, utilizando ferramentas adequadas. -Capacitar os estudantes para elaborar planos de intervenção personalizados baseados em diagnósticos precisos. -Proporcionar conhecimento sobre os diferentes agentes químicos, físicos e biológicos utilizados na estética e terapia capilar. -Ensinar as técnicas e aplicações práticas de intradermoterapia capilar, promovendo o entendimento de suas indicações e contraindicações. -Capacitar para o uso seguro e eficaz de tecnologias relacionadas à eletrotermoterapia, destacando seus benefícios terapêuticos. -Fomentar a reflexão sobre a importância da ética e da relação profissional-paciente na prática capilar. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Avaliação e diagnóstico capilar: práticas e ferramentas |
20 |
2 |
Planejamento terapêutico: elaboração de protocolos individualizados |
20 |
3 |
Agentes terapêuticos: químicos, físicos e biológicos |
10 |
4 |
Intradermoterapia capilar: fundamentos, aplicação e cuidados |
10 |
5 |
Eletrotermoterapia: técnicas, equipamentos e aplicações clínicas |
10 |
6 |
Ética e boas práticas na estética e terapia capilar |
10 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: |
Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX – Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED – Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC – Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG – Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI – Trabalho Individual; VT – Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Avaliações serão teóricas individuais, atividades laboratoriais, apresentação de trabalhos em grupo ou individual e prova integrativa. |
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HABILIDADES |
Capacidade de avaliar na teoria e prática os procedimentos passados em sala de aula. |
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ATITUDES |
Responsabilidade, participação e interesse nas aulas práticas, pontualidade na entrega de trabalhos. |
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OUTRAS |
Todas as atividades desenvolvidas em classe e extraclasse poderão contribuir nas aulas práticas. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
1 a 6 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
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Avaliação 01 |
1 a 3 |
x |
|
x |
3.0 |
19/03/2025 |
x |
A definir |
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Avaliação 02 Trabalhos em grupo/individual |
1 a 6 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
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Avaliação 03 Práticas de Laboratório |
1 a 6 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 04 Frequencia, participação |
1 a 6 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
PEREIRA, José Marcos. Tratado das doenças dos cabelos e do couro cabeludo: tricologia. Rio de Janeiro: Dilivros, 2016. ISBN 9788580531077. |
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2 |
HALAL, John. Tricologia a química cosmética capilar. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 304p. ISBN 9788522110896 |
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3 |
SHAPIRO, Jerry. Clínica dermatológica: distúrbios capilares : conceitos atuais em Fisiopatologia, diagnóstico e tratamento. Rio de Janeiro: Dilivros, 2015. ISBN 9788580530797. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ARAÚJO, Leusa. Livro do cabelo. São Paulo: Leya, 2012 |
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2 |
BRAGA, Denise. Manual de instruções: terapia capilar. Brasília: Editora Senac, 2014. 121p. ISBN 9788562564451 |
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3 |
KAMISATO, Karina Kiyoto. Imagem pessoal e visagismo. São Paulo: Érica, 2014. ISBN 9788536506616. |
|||||||||||
4 |
HALAL, John. Dicionário de ingredientes de produtos para cuidados com o cabelo. São Paulo: Milady, 2010. 181p. ISBN 9788522108893 |
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5 |
ADINETE MARIA CAVALCANTE GIRÃO MOTA. Técnicas de alisamento: anatomia, fisiologia e transformação capilar. 3.ed. Fortaleza: Senac Ceará, 2014. 71p. ISBN 9788599733203 |
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6 |
TOSTI, Antonella. Dermatoscopia: das doenças do couro cabeludo e dos cabelos com correlações clínicas e hispatológicas. Rio de Janeiro: Dilivros, 2014. ISBN 9788580530674. |
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obs:O plano de ensino e o cronograma poderão ser modificados no decorrer do semestre, a fim de adequá-los ao processo de ensino-aprendizagem. |
Para a atenticação do plano de ensino |
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