PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Estética e Cosmética |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Estética e Cosmética Par059/22 |
PROFESSOR |
Fernanda Xavier de Souza |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Direito na Estética |
0-20323 |
5º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Tópicos especiais de direito civil na estética: personalidade e capacidade, contratos, direito empresarial, responsabilidade civil. Noções gerais sobre o direito do consumidor. Saúde pública. |
OBJETIVO GERAL |
Promover a interdisciplinaridade e a educação jurídica dos(as) acadêmicos(as) em Estética e Cosmética, dando ênfase a tópicos do Direito, essenciais para o desempenho da atividade profissional. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1) Analisar tópicos especiais de direito civil na estética; 2) Estudar capacidade e personalidade; 3) Verificar contratos, direito empresarial e responsabilidade civil; 4) Examinar noções gerais sobre o direito do consumidor; 5) Capacitar sobre saúde pública. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
APRESENTAÇÃO DO PLANO DE ENSINO: |
2 |
2 |
NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE O DIREITO |
2 |
3 |
PERSONALIDADE E CAPACIDADE |
4 |
4 |
NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE OS CONTRATOS e REQUISITOS DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS |
6 |
5 |
PRINCÍPIOS E CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS |
4 |
6 |
CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS |
4 |
7 |
RESPONSABILIDADE CIVIL |
6 |
8 |
LEGISLAÇÃO APLICADA A ESTÉTICA E COSMÉTICA |
6 |
10 |
NOÇÕES GERAIS SOBRE DIREITO EMPRESARIAL |
2 |
11 |
TÓPICOS SOBRE DIREITO DO CONSUMIDOR |
2 |
12 |
SAÚDE PÚBLICA |
2 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:Aula expositiva dialogada; Atividades Práticas Extraclasse; Aula com Recursos Multimídia; Dinâmicas de Grupo; Estudo de Caso; Estudo de Texto; Exercício de Fixação; Fórum; Palestra; Seminário; Trabalho em Grupo; Trabalho Individual. Aulas expositivo-dialogadas em que será transmitido aos discentes o conteúdo objeto desta ementa, incentivando-os(as) a participarem das aulas, por meio de discussões jurídicas atinentes à matéria ministrada. Ainda, poderão ser aplicados trabalhos individuais e/ou em grupo, tudo com vistas ao estímulo dos acadêmicos à participação, indagações, debates doutrinários e jurisprudenciais. Haverá disponibilização de material complementar. Utilização do Google Classroom, para encaminhamento de material, atividades, exercícios, sendo responsabilidade do(a) acadêmico(a) providenciar o e-mail de acesso, que deverá ser o institucional. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Provas escritas individuais, com questões objetivas e/ou subjetivas. Será ainda objeto de avaliação a participação, a cooperação e o interesse de cada aluno(a) em aula. Esta avaliação ocorrerá durante todo o semestre, a cada aula. Avaliações individuais e de maneira presencial, sendo que aplicar-se-ão 03 [três] avaliações. Desta forma, considerando a realização de avaliação integrativa com peso 1,0 [um], as avaliações 01 e 02 terão peso 3,5 [três meio] e a avaliação 03 peso 2,0 [dois]. Ressalta-se que para a aprovação do(a) acadêmico(a) na disciplina, este deverá obter o conceito mínimo de 7,0 [sete], derivado da somatória dos resultados das avaliações do semestre. Obedecendo a Resolução 131/2014 serão aplicadas 02 [duas] recuperações, sendo que uma recuperação será relativa a avaliação 01 e a outra recuperação será concernente à avaliação 02. Em relação as avaliações, as mesmas serão formuladas com questões objetivas e/ou subjetivas. Concernente as avaliações fora de prazo, será seguido em sua totalidade o disposto na Resolução n.º 619/2024, sendo que as mesmas não se realizarão sem que o procedimento previsto na referida resolução tenha sido observado em sua integralidade e o acadêmico apresente documentação que comprove o pedido de avaliação fora de prazo. Ressalta-se que as avaliações fora de prazo serão realizadas na modalidade de avaliação oral e/ou com questões apenas subjetivas/descritivas. Os trabalhos efetuados, somente serão aceitos dentro do prazo estabelecido e dentro das condições estabelecidas pela professora e devidamente repassadas aos acadêmicos(as). NÃO SERÃO REALIZADOS TRABALHOS COM A FINALIDADE DE RECUPERAÇÃO. |
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HABILIDADES |
Em conformidade com o regramento da Universidade, entende-se como habilidades: os saberes acumulados dentro e fora de processos de ensino-aprendizagem. Nestes termos, os(as) acadêmicos(as) deverão demonstrar, também, as seguintes habilidades no estudo da disciplina: concentração e dedicação em aula e interesse na disciplina, estudo e leitura constante e contínuos das obras indicadas. É imprescindível o acompanhamento dos tópicos abordados através de leitura complementar. A motivação própria para o aprendizado e o senso de responsabilidade individual e para com o grupo também constituem critérios complementares de avaliação. |
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ATITUDES |
São consideradas atitudes as vontades concretizadas em atos, de transformar qualitativamente a realidade com base em sentidos e valores. Os(as) acadêmicos(as), ainda, serão avaliados também pelas seguintes atitudes: frequência, participação, cooperação e interesse nas aulas. A participação e o interesse do(a) aluno(a) serão avaliados subjetivamente pela professora, inclusive através dos trabalhos e exercícios elaborados. Pontualidade, respeito aos colegas, e dedicação aos conteúdos repassados. |
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OUTRAS |
O material eventualmente disponibilizado para acompanhamento das aulas, não será o único solicitado nas avaliações, sendo necessário o estudo das obras bibliográficas indicadas. A verificação de presença será efetuada em todas as aulas, sendo que as justificativas de faltas deverão seguir as determinações da Resolução n.º 619/2024, sendo que se considera frequência mínima o equivalente a 75% (setenta e cinco por cento). A professora reserva-se no direito de não responder, contato feito por meio de redes sociais ou aplicativo de mensagens. Qualquer requerimento/solicitação deverá ser formalizado(a), exclusivamente via e-mail institucional (professorafernanda@uniplaclages.edu.br) ou diretamente com a Secretaria Acadêmica e/ou Coordenação do Curso, sendo facultado à professora a conversa via aplicativo de mensagens com o líder da turma. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 1 |
- |
x |
x |
x |
3.5 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 2 |
- |
x |
x |
x |
3.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 3 |
- |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação Integrativa |
- |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo curso de direito civil: contratos. 5. ed. São Paulo: SaraivaJur, 2022. 837 p. ISBN 978-65-5362-230-2. |
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2 |
GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo curso de direito civil: parte geral. 18. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2016. 499 p. ISBN 97885802075245. |
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3 |
CHAGAS, Edilson Enedino das. Direito empresarial. 9. São Paulo: Saraiva Jur, 2022. 1 recurso online. (Esquematizado®). ISBN 9786553621558. |
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4 |
VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito civil: responsabilidade civil. 16. ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2016. 337 p. ISBN 9788522449620. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro: Contratos e atos unilaterais. 11.ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2014. 518 p. ISBN 9788502075337 |
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2 |
GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil esquematizado: parte geral - obrigações - contratos (parte geral). 4.ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2014. 133 p. ISBN 9788502214514. |
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3 |
DINIZ, Maria Helena. Lições de direito empresarial. São Paulo: Saraiva, 2011. 315p. ISBN 978-85-02-09278-5. |
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4 |
DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro: responsabilidade civil. 28. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2014. 685 p. ISBN 9788502211759 |
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5 |
TARTUCE, Flávio. Manual de direito civil: volume único. 5.ed. Rio de Janeiro: Gen, 2015. ISBN 9788530959869 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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