UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Estética e Cosmética - Seminários em Estética I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Estética e Cosmética

ESTRUTURA CURRICULAR

Tecnologia em Estética e Cosmética Par059/22

PROFESSOR

Dhebora Mozena Dall Igna


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Seminários em Estética I

0-20320

2

40


EMENTA

Interação entre ciência, pesquisa e inovação. Elaboração de protocolos de pesquisa: pergunta de pesquisa, justificativa/problema, objetivos, hipóteses, revisão de literatura, métodos e técnicas da pesquisa científica. Organização e análise de dados científicos. Pesquisa em bases de dados. Normas de produção e apresentação de trabalhos científicos. Normas de publicações específicas por área do conhecimento.


OBJETIVO GERAL

Compreender a organização do processo de uma pesquisa científica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender como se dá o planejamento em pesquisa científica. Orientar a construção de uma problemática de pesquisa. Atualizar os conhecimentos de metodologia científica. Conhecer os métodos de pesquisa. Compreender como se dá uma análise crítica de um artigo científico. Delinear temática e construção primária de uma pesquisa. Reconhecer cada etapa para o desenvolvimento de um trabalho científico. Aprimorar oratória e apresentação científica.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação do Plano de Ensino. Contrato pedagógico.

2

2

Elementos e Etapas da Pesquisa Científica.

2

3

Delimitação de tema e pergunta de pesquisa.

2

4

Definição de problemática de pesquisa.

2

5

Definição de objetivos e hipóteses.

2

6

Definição de métodos.

2

7

Entrega da Avaliação I. Busca em bases de dados e seleção de artigos científicos I. Construção de revisão da literatura I.

8

Busca em bases de dados e seleção de artigos científicos II. Construção de revisão da literatura II.

2

9

Entrega da Avaliação II. Definição de aspectos introdutórios e delimitação de justificativa I.

2

10

Definição de aspectos introdutórios e delimitação de justificativa II.

4

11

Construção de apresentações científicas I.

2

12

Construção de apresentações científicas II.

2

13

Apresentações dos casos em andamento I. Organização de apresentações.

2

14

Semana Acadêmica de Estética e Cosmética. Apresentações dos casos em andamento II. Avaliação III oral.

2

15

Citações e referências.

2

16

Comitê de Ética em Pesquisa Científica.

2

17

Plágio em pesquisas científicas.

2

18

Recursos de Inteligência Artificial na Pesquisa Científica.

2

19

Encaminhamentos para Seminários II. Entrega da Avaliação IV.

2

20

Recuperativas e encerramento da disciplina.

2

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Aspectos gerais de processos científicos de pesquisa aplicada à Estética e à Cosmética.

HABILIDADES

Identificar, reconhecer, reproduzir, interpretar, exemplificar, classificar, resumir, comparar, criticar, planejar.

ATITUDES

Autocontrole, ética, liderança, comprometimento, postura, senso crítico, pontualidade, responsabilidade, autonomia, iniciativa, comprometimento, proatividade/participação, compromisso, solidariedade, comportamento, organização, autoavaliação.

OUTRAS

Participação na Avaliação Institucional. Consulta na biblioteca das bibliografias sugeridas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa 5ª fase

Pluridisciplinar

x

x

x

1.0

04/06/2025

Avaliação I

3,4,5,6

x

x

x

2.0

24/03/2025

Avaliação II

7,8

x

x

x

2.0

07/04/2025

Avaliação III oral

11,12,13,14

x

x

x

3.0

21/05/2025

Avaliação IV

Todas

x

x

x

2.0

23/06/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

APPOLINÁRIO, Fabio; GIL, Isaac. Como escrever um texto científico. São Paulo: Trevisan, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788599519493.

2

CRESWELL, John W; CLARK, Vicki L. Plano. Pesquisa de métodos mistos. 2. Porto Alegre: Bookman, 2014. 1 recurso online. (Métodos de pesquisa). ISBN 9788565848411.

3

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. 9. São Paulo: Atlas, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788597026559.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

KROKOSCZ, Marcelo. Outras palavras para autoria e plágio. São Paulo: Atlas, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788522497331.

2

FARIAS FILHO, Milton Cordeiro; ARRUDA FILHO, Emílio J. M. Planejamento da pesquisa científica. 2. São Paulo: Atlas, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788522495351.

3

CRESWELL, John W; CRESWELL, J. David. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 5. Porto Alegre: Penso, 2021. 1 recurso online. (Métodos de pesquisa). ISBN 9786581334192.

4

BAPTISTA, Makilim Nunes; CAMPOS, Dinael Corrêa de. Metodologias de pesquisa em ciências: análises quantitativa e qualitativa. 2. ed. il. Rio de Janeiro: LTC, 2016. 376 p. ISBN 9788521630449.

5

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10ª. São Paulo: Atlas, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788522478392.

obs:A disciplina de seminários não contemplará provas teóricas tradicionais e sim entregas parciais dos projetos desenvolvidos ao longo das etapas da disciplina. As entregas serão feitas em sala, nas datas pré-determinadas acima. Caso necessário, o aluno poderá requerer uma avaliação recuperativa ao fim do semestre. É uma disciplina que usa muito recursos de escrita e pesquisa. Portanto, se tiverem notebooks próprios, sugere-se trazê-los para que as construções iniciem em sala de aula. Atente-se para as datas já definidas e para os critérios de arredondamento do sistema! Não será feito qualquer “ajuste” de nota! Atente-se para as faltas também! Serão abonadas apenas com a apresentação de atestado em casos de doença infectocontagiosas; as demais serão somente notificadas, sem abono. Média final para aprovação: 7,0. Frequência: acima ou igual a 75% da CH total da disciplina (máximo 10 faltas). Link de sala no classroom: 75e7gyq Após encerramento do semestre, a sala no class será arquivada, não tendo o aluno mais acesso à mesma. O acesso ao classroom deverá ser feito EXCLUSIVAMENTE via e-mail institucional. O contato com a professora deverá ser feito preferencialmente via google classroom e e-mail, canais oficiais de comunicação. Mensagens via Whatsapp serão só respondidas através dos líderes de turma. É importante que o aluno monitore seu portal para checagem de notas e frequência; qualquer divergência, contatar a professora pelos meios de comunicação institucionais. A professora conta com a colaboração e participação de todos, para conduzirmos um excelente e produtivo semestre! O sucesso dos estudos de caso apresentados em Seminários II está condicionado ao trabalho desenvolvido em Seminários I. Bons estudos!

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