PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Estética e Cosmética |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Estética e Cosmética Par059/22 |
PROFESSOR |
Dhebora Mozena Dall Igna |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Seminários em Estética I |
0-20320 |
5º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Interação entre ciência, pesquisa e inovação. Elaboração de protocolos de pesquisa: pergunta de pesquisa, justificativa/problema, objetivos, hipóteses, revisão de literatura, métodos e técnicas da pesquisa científica. Organização e análise de dados científicos. Pesquisa em bases de dados. Normas de produção e apresentação de trabalhos científicos. Normas de publicações específicas por área do conhecimento. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender a organização do processo de uma pesquisa científica. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Compreender como se dá o planejamento em pesquisa científica. Orientar a construção de uma problemática de pesquisa. Atualizar os conhecimentos de metodologia científica. Conhecer os métodos de pesquisa. Compreender como se dá uma análise crítica de um artigo científico. Delinear temática e construção primária de uma pesquisa. Reconhecer cada etapa para o desenvolvimento de um trabalho científico. Aprimorar oratória e apresentação científica. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do Plano de Ensino. Contrato pedagógico. |
2 |
2 |
Elementos e Etapas da Pesquisa Científica. |
2 |
3 |
Delimitação de tema e pergunta de pesquisa. |
2 |
4 |
Definição de problemática de pesquisa. |
2 |
5 |
Definição de objetivos e hipóteses. |
2 |
6 |
Definição de métodos. |
2 |
7 |
Entrega da Avaliação I. Busca em bases de dados e seleção de artigos científicos I. Construção de revisão da literatura I. |
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8 |
Busca em bases de dados e seleção de artigos científicos II. Construção de revisão da literatura II. |
2 |
9 |
Entrega da Avaliação II. Definição de aspectos introdutórios e delimitação de justificativa I. |
2 |
10 |
Definição de aspectos introdutórios e delimitação de justificativa II. |
4 |
11 |
Construção de apresentações científicas I. |
2 |
12 |
Construção de apresentações científicas II. |
2 |
13 |
Apresentações dos casos em andamento I. Organização de apresentações. |
2 |
14 |
Semana Acadêmica de Estética e Cosmética. Apresentações dos casos em andamento II. Avaliação III oral. |
2 |
15 |
Citações e referências. |
2 |
16 |
Comitê de Ética em Pesquisa Científica. |
2 |
17 |
Plágio em pesquisas científicas. |
2 |
18 |
Recursos de Inteligência Artificial na Pesquisa Científica. |
2 |
19 |
Encaminhamentos para Seminários II. Entrega da Avaliação IV. |
2 |
20 |
Recuperativas e encerramento da disciplina. |
2 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Aspectos gerais de processos científicos de pesquisa aplicada à Estética e à Cosmética. |
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HABILIDADES |
Identificar, reconhecer, reproduzir, interpretar, exemplificar, classificar, resumir, comparar, criticar, planejar. |
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ATITUDES |
Autocontrole, ética, liderança, comprometimento, postura, senso crítico, pontualidade, responsabilidade, autonomia, iniciativa, comprometimento, proatividade/participação, compromisso, solidariedade, comportamento, organização, autoavaliação. |
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OUTRAS |
Participação na Avaliação Institucional. Consulta na biblioteca das bibliografias sugeridas. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa 5ª fase |
Pluridisciplinar |
x |
x |
x |
1.0 |
04/06/2025 |
|
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Avaliação I |
3,4,5,6 |
x |
x |
x |
2.0 |
24/03/2025 |
|
|
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Avaliação II |
7,8 |
x |
x |
x |
2.0 |
07/04/2025 |
|
|
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Avaliação III oral |
11,12,13,14 |
x |
x |
x |
3.0 |
21/05/2025 |
|
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||||
Avaliação IV |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
23/06/2025 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
APPOLINÁRIO, Fabio; GIL, Isaac. Como escrever um texto científico. São Paulo: Trevisan, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788599519493. |
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2 |
CRESWELL, John W; CLARK, Vicki L. Plano. Pesquisa de métodos mistos. 2. Porto Alegre: Bookman, 2014. 1 recurso online. (Métodos de pesquisa). ISBN 9788565848411. |
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3 |
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. 9. São Paulo: Atlas, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788597026559. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
KROKOSCZ, Marcelo. Outras palavras para autoria e plágio. São Paulo: Atlas, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788522497331. |
|||||||||||
2 |
FARIAS FILHO, Milton Cordeiro; ARRUDA FILHO, Emílio J. M. Planejamento da pesquisa científica. 2. São Paulo: Atlas, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788522495351. |
|||||||||||
3 |
CRESWELL, John W; CRESWELL, J. David. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 5. Porto Alegre: Penso, 2021. 1 recurso online. (Métodos de pesquisa). ISBN 9786581334192. |
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4 |
BAPTISTA, Makilim Nunes; CAMPOS, Dinael Corrêa de. Metodologias de pesquisa em ciências: análises quantitativa e qualitativa. 2. ed. il. Rio de Janeiro: LTC, 2016. 376 p. ISBN 9788521630449. |
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5 |
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10ª. São Paulo: Atlas, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788522478392. |
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obs:A disciplina de seminários não contemplará provas teóricas tradicionais e sim entregas parciais dos projetos desenvolvidos ao longo das etapas da disciplina. As entregas serão feitas em sala, nas datas pré-determinadas acima. Caso necessário, o aluno poderá requerer uma avaliação recuperativa ao fim do semestre. É uma disciplina que usa muito recursos de escrita e pesquisa. Portanto, se tiverem notebooks próprios, sugere-se trazê-los para que as construções iniciem em sala de aula. Atente-se para as datas já definidas e para os critérios de arredondamento do sistema! Não será feito qualquer “ajuste” de nota! Atente-se para as faltas também! Serão abonadas apenas com a apresentação de atestado em casos de doença infectocontagiosas; as demais serão somente notificadas, sem abono. Média final para aprovação: 7,0. Frequência: acima ou igual a 75% da CH total da disciplina (máximo 10 faltas). Link de sala no classroom: 75e7gyq Após encerramento do semestre, a sala no class será arquivada, não tendo o aluno mais acesso à mesma. O acesso ao classroom deverá ser feito EXCLUSIVAMENTE via e-mail institucional. O contato com a professora deverá ser feito preferencialmente via google classroom e e-mail, canais oficiais de comunicação. Mensagens via Whatsapp serão só respondidas através dos líderes de turma. É importante que o aluno monitore seu portal para checagem de notas e frequência; qualquer divergência, contatar a professora pelos meios de comunicação institucionais. A professora conta com a colaboração e participação de todos, para conduzirmos um excelente e produtivo semestre! O sucesso dos estudos de caso apresentados em Seminários II está condicionado ao trabalho desenvolvido em Seminários I. Bons estudos! |
Para a atenticação do plano de ensino |
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