UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Estética e Cosmética - Empreendedorismo e Gestão de Negócios na Estética - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Estética e Cosmética

ESTRUTURA CURRICULAR

Tecnologia em Estética e Cosmética Par059/22

PROFESSOR

Cleveonei da Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Empreendedorismo e Gestão de Negócios na Estética

0-20319

2

40


EMENTA

Conceito e evolução do empreendedorismo. Funções da administração. Departamentalização. Análise ambiental. Tendências e inovação em negócios. Simulação de negócios na área da estética e cosmética.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver nos alunos habilidades empreendedoras e competências gerenciais para a criação, estruturação e gestão de negócios na área da estética e cosmética, proporcionando conhecimentos sobre administração, análise de mercado, tendências e inovação, além da aplicação prática por meio de simulações empresariais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1 Compreender o conceito de empreendedorismo e sua evolução ao longo do tempo, destacando sua importância para o setor de estética e cosmética. 2 Identificar e aplicar as principais funções da administração (planejamento, organização, direção e controle) na gestão de negócios estéticos. 3 Analisar a departamentalização e a estrutura organizacional de empresas do setor, compreendendo a importância da divisão de funções para a eficiência empresarial. 4 Realizar a análise ambiental de negócios na estética, identificando oportunidades e ameaças do mercado e fatores internos que impactam a gestão. 5 Explorar tendências e inovações no setor de estética e cosmética, avaliando novas tecnologias, modelos de negócios e demandas do consumidor. 6 Aplicar conhecimentos adquiridos em uma simulação de negócios, desenvolvendo estratégias e soluções para desafios empresariais na área da estética.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Introdução ao Empreendedorismo
1.1 Conceito e evolução do empreendedorismo.
1.2 Perfil do empreendedor e competências essenciais.
1.3 Tipos de empreendedorismo e aplicação no setor de estética e cosmética.

6

2

2. Fundamentos da Administração e Gestão Empresarial
2.1 Funções da administração: planejamento, organização, direção e controle.
2.2 Estrutura organizacional e departamentalização em negócios de estética.
2.3 Gestão estratégica: missão, visão e valores empresariais.
2.4 Liderança e tomada de decisão na gestão de negócios.

8

3

3 Análise Ambiental e Planejamento de Negócios
3.1 Diagnóstico empresarial: análise SWOT aplicada ao setor de estética.
3.2 Ambiente externo: concorrência, fornecedores e tendências do mercado.
3.3 Modelos de negócios para o setor de estética e cosmética.
3.4 Elaboração de um plano de negócios para um empreendimento estético.

8

4

4 Inovação e Tendências em Negócios na Estética
4.1 Gestão da inovação: conceitos e aplicações práticas.
4.2 Novas tecnologias e tendências no setor de estética.
4.3 Inteligência artificial e transformação digital na gestão empresarial.
4.4 Experiência do cliente e estratégias de fidelização.

8

5

5. Simulação de Negócios e Aplicação Prática
5.1 Introdução à simulação empresarial e metodologia do projeto.
5.2 Desenvolvimento de estratégias e tomada de decisões na simulação.
5.3 Gestão de desafios e solução de problemas empresariais simulados.
5.4 Apresentação dos projetos simulados e feedbacks.

10

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:ARM – Aula com Recursos Multimídia; AEX - Aula expositiva dialogada; EC – Estudo de Caso; EX – Exercício de Fixação; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente com os conteúdos da disciplina através de provas e trabalhos.

HABILIDADES

Será observada a habilidade do aluno em comunicar-se verbal ou de forma escrita e, em realizar leituras e refletir sobre os temas propostos.

ATITUDES

Será observada a assiduidade e pontualidade do aluno, bem como seu interesse e comprometimento em cumprir as atividades individuais e em grupo. Participação ativa na aula. Respostas assimilativas dos conteúdos. Uso da bibliografia indicada ou adequadas a disciplina.

OUTRAS

Todas as atividades desenvolvidas em classe e extraclasse poderão contribuir na avaliação.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

x

x

x

1.0

18/06/2025

Avaliação 01 - Teórica

1 a 4

x

x

4.0

20/05/2025

x

27/05/2025

Trabalho Semestre – Prático

3 e 4

x

x

4.0

24/06/2025

x

01/07/2025

Envolvimento no processo de ensino aprendizagem - (frequência/participação/resolução das atividades)

1 a 4

x

x

x

1.0

01/07/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DORNELAS, José. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 8. São Paulo: Fazendo Acontecer, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786587052083.

2

SCHERER, Felipe Ost; CARLOMAGNO, Maximiliano Selistre. Gestão da inovação na prática. 2. São Paulo: Atlas, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788597007121.

3

MOTTA, Fernando C. Prestes; VASCONCELOS, Isabella Francisca Freitas Gouveia de. Teoria geral da administração. 4. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555583885.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ARAÚJO, Luís César G. de. Organização, sistemas e métodos: e as tecnologias de gestão organizacional. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

2

DORNELAS, José. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e diferenciar na sua empresa. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017.

3

FONSECA, Valéria Silva. Introdução à Teoria Geral da Administração. Curitiba: Contentus, 2020.

4

GUEDES, Jefferson Cárus; PINTO, Henrique Alves. Inteligência Artificial aplicada ao processo de tomada de decisões. São Paulo: D´Plácido, 2020.

5

PROENÇA, Adriano, et al. Gestão da inovação e competitividade no Brasil: da teoria para a prática. Porto Alegre: Bookman, 2015.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática