PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Estética e Cosmética |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Estética e Cosmética Par059/22 |
PROFESSOR |
Cleveonei da Silva |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Empreendedorismo e Gestão de Negócios na Estética |
0-20319 |
5º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Conceito e evolução do empreendedorismo. Funções da administração. Departamentalização. Análise ambiental. Tendências e inovação em negócios. Simulação de negócios na área da estética e cosmética. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver nos alunos habilidades empreendedoras e competências gerenciais para a criação, estruturação e gestão de negócios na área da estética e cosmética, proporcionando conhecimentos sobre administração, análise de mercado, tendências e inovação, além da aplicação prática por meio de simulações empresariais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1 Compreender o conceito de empreendedorismo e sua evolução ao longo do tempo, destacando sua importância para o setor de estética e cosmética. 2 Identificar e aplicar as principais funções da administração (planejamento, organização, direção e controle) na gestão de negócios estéticos. 3 Analisar a departamentalização e a estrutura organizacional de empresas do setor, compreendendo a importância da divisão de funções para a eficiência empresarial. 4 Realizar a análise ambiental de negócios na estética, identificando oportunidades e ameaças do mercado e fatores internos que impactam a gestão. 5 Explorar tendências e inovações no setor de estética e cosmética, avaliando novas tecnologias, modelos de negócios e demandas do consumidor. 6 Aplicar conhecimentos adquiridos em uma simulação de negócios, desenvolvendo estratégias e soluções para desafios empresariais na área da estética. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Introdução ao Empreendedorismo |
6 |
2 |
2. Fundamentos da Administração e Gestão Empresarial |
8 |
3 |
3 Análise Ambiental e Planejamento de Negócios |
8 |
4 |
4 Inovação e Tendências em Negócios na Estética |
8 |
5 |
5. Simulação de Negócios e Aplicação Prática |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:ARM – Aula com Recursos Multimídia; AEX - Aula expositiva dialogada; EC – Estudo de Caso; EX – Exercício de Fixação; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente com os conteúdos da disciplina através de provas e trabalhos. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Será observada a habilidade do aluno em comunicar-se verbal ou de forma escrita e, em realizar leituras e refletir sobre os temas propostos. |
|||||||||||
ATITUDES |
Será observada a assiduidade e pontualidade do aluno, bem como seu interesse e comprometimento em cumprir as atividades individuais e em grupo. Participação ativa na aula. Respostas assimilativas dos conteúdos. Uso da bibliografia indicada ou adequadas a disciplina. |
|||||||||||
OUTRAS |
Todas as atividades desenvolvidas em classe e extraclasse poderão contribuir na avaliação. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
1.0 |
18/06/2025 |
|
|
||||
Avaliação 01 - Teórica |
1 a 4 |
x |
x |
|
4.0 |
20/05/2025 |
x |
27/05/2025 |
||||
Trabalho Semestre – Prático |
3 e 4 |
x |
x |
|
4.0 |
24/06/2025 |
x |
01/07/2025 |
||||
Envolvimento no processo de ensino aprendizagem - (frequência/participação/resolução das atividades) |
1 a 4 |
x |
x |
x |
1.0 |
01/07/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
DORNELAS, José. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 8. São Paulo: Fazendo Acontecer, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786587052083. |
|||||||||||
2 |
SCHERER, Felipe Ost; CARLOMAGNO, Maximiliano Selistre. Gestão da inovação na prática. 2. São Paulo: Atlas, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788597007121. |
|||||||||||
3 |
MOTTA, Fernando C. Prestes; VASCONCELOS, Isabella Francisca Freitas Gouveia de. Teoria geral da administração. 4. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555583885. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ARAÚJO, Luís César G. de. Organização, sistemas e métodos: e as tecnologias de gestão organizacional. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2019. |
|||||||||||
2 |
DORNELAS, José. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e diferenciar na sua empresa. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017. |
|||||||||||
3 |
FONSECA, Valéria Silva. Introdução à Teoria Geral da Administração. Curitiba: Contentus, 2020. |
|||||||||||
4 |
GUEDES, Jefferson Cárus; PINTO, Henrique Alves. Inteligência Artificial aplicada ao processo de tomada de decisões. São Paulo: D´Plácido, 2020. |
|||||||||||
5 |
PROENÇA, Adriano, et al. Gestão da inovação e competitividade no Brasil: da teoria para a prática. Porto Alegre: Bookman, 2015. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |