PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Estética e Cosmética |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Estética e Cosmética Par059/22 |
PROFESSOR |
Bruna Andersen Pereira de Jesus |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estética Facial Avançada |
0-19481 |
3º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Estudo da aplicação de técnicas intradérmicas com ativos específicos a estética facial. Eletroestética mediado a disfunções cutâneas faciais. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar conhecimento e capacitar os alunos sobre as principais técnicas relacionadas a procedimentos injetáveis e equipamentos tecnológicos voltados para tratamentos faciais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Compreender os procedimentos abordados em aula, identificar e realizar procedimentos baseados na estética avançada de acordo com a necessidade do paciente e saber resolver possíveis intercorrências. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da disciplina, cronograma, apresentação do Plano de Ensino. Aspectos introdutórios sobre Estética Avançada. |
4 |
2 |
Introdução ao Microagulhamento- O que é, vantagens e desvantagens, Roller X Derma Pen, Anamnese, Indicações e Contraindicações, Neocolagênese, reparação tecidual, fases da cicatrização e Processo inflamatório. Drug Delivery. Cuidados pós procedimento, Reações esperadas, Intercorrências e complicações comuns, Ativos e fornecedores. Estudo de caso. Práticas. |
8 |
3 |
Toxina Botulínica- mecanismo de ação, anatomia aplicada, indicações e contraindicações, pontos de aplicação (área estética e funcional), diluição, preparação, imunologia, efeitos colaterais, complicações. Práticas. |
8 |
4 |
Skinbooster- função, Mecanismo de ação, métodos de aplicação. Práticas. |
8 |
5 |
Fios de PDO e de Sustentação- Conhecimento dos fios de PDO e de sustentação (lisos, de volumização e de tração); aspectos biológicos e histológicos aplicados ao uso dos fios; anatomia, indicações e contraindicações dos diferentes fios em cada local da face; planos e ângulos de inserção, planejamento, pontos anestésicos e discussão de casos clínicos. Intercorrências e complicações. Práticas. |
8 |
6 |
Preenchimento Facial com Ácido Hialurônico- Histórico, Tipos e Classificação de Preenchedores, Apresentação Técnica do Ácido Hialurônico, Indicações, Contraindicações, Anatomia da face, Pontos Anestésicos, Técnicas de Preenchimento de malar, mandíbula, olheira, mento e lábio. Complicações e intercorrências. Estudo de caso. Práticas. |
8 |
7 |
Bioestimuladores de Colágeno- Indicações e contraindicações, mecanismos de ação, técnicas de diluição e hidratação, técnicas de aplicação e eventos adversos dos bioestimuladores: |
8 |
8 |
Aulas práticas |
28 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conduta das aulas práticas: - As aulas práticas irão priorizar como modelos primeiramente as acadêmicas e colegiado mediante anamnese (critérios serão avaliados mediante a necessidade de cada modelo e potencial para desenvolvimento de estudos de casos). - Imprescindível o uso de Epis (jaleco, mascara, luvas, calcados fechados, unhas curtas, cabelos presos) - Proibido o uso/publicação de imagens sem autorização prévia da professora e dos modelos. - Os procedimentos somente serão realizados mediante avaliação por ficha de anamnese do LABEST, bem como assinatura do termo de consentimento livre esclarecido. |
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; LAB – Aula em Laboratório; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual; TICS – Tecnologias de informação e comunicação |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Serão considerados contribuições pertinentes ao tema, coerência nas respostas em relação as avaliações, domínio prático e teórico dos procedimentos estudados. |
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HABILIDADES |
-Desenvolver uma formação técnico-científica que confira qualidade ao futuro profissional; -Desenvolver a capacidade de aplicar os conceitos aprendidos na prática enquanto futuro profissional; - Possuir capacidade de realizar avaliação facial, e desenvolver protocolos específicos para cada paciente de acordo com sua necessidade. |
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ATITUDES |
Iniciativa, Cooperação, Assiduidade, Responsabilidade, Interesse e Participação. |
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OUTRAS |
Postura ética e profissional, análise crítica ao paciente. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
Todas |
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
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Avaliação I |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação II |
4 e 5 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação III |
6 e 7 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Atividades e participação em sala |
Todas |
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Seminários |
Todas |
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
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Práticas em Laboratório |
Todas |
|
|
|
1.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
BORELLI, Shirlei. Cosmiatria em dermatologia: usos e aplicações. São Paulo: Editora Roca Ltda., 2007. 339p. ISBN 9788572416948 |
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2 |
ENGEL, Cássio L. (ed.); MEDCURSO. Dermatologia. São Paulo: Frattari, 2008. 72 p. |
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3 |
SAMPAIO, Sebastião A. P.; CASTRO, Raymundo M.; RIVITTI, Evandro A. Dermatologia básica. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. 645 p. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
VARGAS, Anielle de; BORDIN, Marina. Análise de encaminhamento médico para procedimentos estéticos pós-operatórios de cirurgia plástica. Revista Personalité: a estética com ciência, São Paulo, v.14, n.74 , p. 84-93, set. 2011. |
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2 |
ANDRADE, Gisele et al. Métodos e técnicas de avaliação estética. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595023192. |
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3 |
GOBBO, Priscila C. Dal. Estética facial essencial: orientações para o profissional de estética. São Paulo: Editora Atheneu, 2010. 199p. ISBN 9788538801078 |
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4 |
KEDE, Maria Paulina Villarejo; SABATOVICH, Oleg (ed.). Dermatologia estética. São Paulo: Atheneu, 2004. 795 p. ISBN 8573796103. |
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5 |
BAUMANN, Leslie. Dermatologia cosmética: princípios e prática. Rio de Janeiro: Revinter, 2004. 223p. ISBN 8573098589 |
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obs:Conduta das aulas práticas: - As aulas práticas irão priorizar como modelos primeiramente as acadêmicas e colegiado mediante anamnese (critérios serão avaliados mediante a necessidade de cada modelo e potencial para desenvolvimento de estudos de casos). - Imprescindível o uso de Epis (jaleco, mascara, luvas, calcados fechados, unhas curtas, cabelos presos) - Proibido o uso/publicação de imagens sem autorização prévia da professora e dos modelos. - Os procedimentos somente serão realizados mediante avaliação por ficha de anamnese do LABEST, bem como assinatura do termo de consentimento livre esclarecido. Média final para aprovação: 7,0. Frequência: acima ou igual a 75% da CH total da disciplina. O contato com a professora deverá ser feito preferencialmente via google classroom e e-mail (brunaandersen@uniplaclages.edu.br), canais oficiais de comunicação. É importante que o aluno monitore seu portal para checagem de notas e frequência; qualquer divergência, contatar a professora pelos meios de comunicação institucionais ou em sala. Os pedidos de Justificativa de Falta, Avaliação Fora de Prazo e Concessão de Licença, das atividades acadêmicas obrigatórias e não obrigatórias, deverão ser requeridos pelo discente ou terceiro por ele autorizado no portal do aluno, no prazo de 5 (cinco) dias úteis subsequentes ao dia da falta, do dia da avaliação ou do início da licença, sob pena de indeferimento. O discente deverá anexar ao requerimento os documentos que comprovem o motivo de força maior ou caso fortuito do não comparecimento à aula, à avaliação ou solicitação de licença, sob pena de indeferimento. A Justificativa de Falta de que trata o art. 1º não gera abono de falta, mas garante a recuperação das atividades previstas no plano de ensino do componente curricular que o discente não se fez presente. A falta será justificada se o discente apresentar, juntamente com o requerimento, trabalho que contemple o conteúdo que foi abordado na aula que faltou. |
Para a atenticação do plano de ensino |
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