PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Engenharia Mecânica |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia Mecânica Par774/17 |
PROFESSOR |
Fabricio Pereira |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Refrigeração |
0-17537 |
9º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Fundamentos da refrigeração industrial. Carga térmica. Seleção e dimensionamento de equipamentos frigoríficos. Dimensionamento de tubulações frigoríficas. Câmaras frigoríficas. Sistema de múltiplos estágios de pressão. Compressores alternativos e de parafuso: definição, características, funções, operação. Evaporadores, serpentinas de ar e resfriadores de líquidos. Condensadores. Tubulações e reservatórios. Dimensionamento das tubulações frigorifica. Válvulas e controle de vazão. Refrigerantes. Segurança, Normalização. Climatização. |
OBJETIVO GERAL |
Propiciar aos alunos o conhecimento para o projeto de engenharia em refrigeração industrial, suas áreas de aplicação, tipos de instalações, componentes e acessórios, manutenção e segurança. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Entender conceitos iniciais referente a Refrigeração; Conhecer a carta psicrométrica, além de suas propriedades e processos; compreender como é feito o dimensionamento um sistema de refrigeração e de seus diversos componentes. Calcular dimensionamento de dutos em um sistema de distribuição. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Cap. 1 - Refrigeração industrial: introdução e aplicações. |
4 |
2 |
Cap. 2 - Fundamentos de termodinâmica e Sistemas de compressão a vapor de único estágio. |
12 |
3 |
Cap. 3 - Sistemas de compressão a vapor de múltiplos estágios. |
16 |
4 |
Cap. 4 e 5 - Compressores. |
12 |
5 |
Cap. 6 - Evaporadores, Serpentinas e Resfriadores. |
12 |
6 |
Cap. 8 - Condensadores. |
8 |
7 |
Cap. 9, 10 e 11 - Tubulações, Válvulas e Reservatórios. |
8 |
8 |
Cap. 12 - Fluidos refrigerantes. |
4 |
9 |
Cap. 13 - Manutenção e Segurança. |
4 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão Atividade Prática Extraclasse: Projeto de câmara frigorífica. |
Estratégias:Aula expositiva dialogada; Aula com Recursos Multimídia; Exercício de Fixação; Trabalho em Grupo; Trabalho Individual. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Atividades pedagógicas escritas; Experiências práticas; Apresentação de trabalhos; Prova acerca do assunto tratado. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Habilidade em utilizar o conteúdo teórico na resolução de problemas e associação com problemas de ordem prática. |
|||||||||||
ATITUDES |
Atitudes proativas no sentido de captar o aprendizado e para que a aula transcorra de forma sequenciada. |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
1.0 |
03/06/2025 |
|
|
||||
Avaliação 1 |
1 e 2 |
x |
x |
x |
3.0 |
31/03/2025 |
x |
A definir |
||||
Avaliação 2 |
3 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 3 |
4 a 9 |
x |
x |
x |
3.0 |
30/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
STOECKER, Wilbert F.; JABARDO, José M. Saiz. Refrigeração industrial. 3.ed. ISBN 9788521212645. |
|||||||||||
2 |
MILLER, Rex; MILLER, Mark R. Ar-condicionado e refrigeração. 2.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2019. 565p. ISBN 9788521625063. |
|||||||||||
3 |
COSTA, Ennio Cruz da. Refrigeração. 3.ed. São Paulo: Blucher, 2019. ISBN 9788521201045. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
TORREIRA, R. P. Refrigeração e ar condicionado. São Paulo: Ed. Fulton, 1979. |
|||||||||||
2 |
WILBERT, F. Refrigeração e ar condicionado. São Paulo: Ed: McGrew-Hill, 1985. |
|||||||||||
3 |
CREDER, H. Instalações de ar condicionado. LTC Editora. 6ª Ed. 2004. |
|||||||||||
4 |
CORREA, G. A. Refrigeração na Indústria de Alimentos. |
|||||||||||
5 |
SILVA, José de Castro; SILVA, Ana Cristina G. Castro. Refrigeração e climatização para técnicos e engenheiros. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007. 346p. ISBN 9788573936391. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |