PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Engenharia Mecânica |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia Mecânica Par774/17 |
PROFESSOR |
Alexsandre Paim Ribeiro |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Geração de Vapor |
0-17536 |
9º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Emprego do vapor, combustíveis, queimadores, princípios da geração de vapor e sua distribuição, classificação dos geradores de vapor, condições de operação, água para suprimento de geradores de vapor, segurança na operação de geradores de vapor e vasos de pressão. |
OBJETIVO GERAL |
O aluno deverá desenvolver o conhecimento sobre a aplicação do vapor como fluído de trabalho, assim como sua utilização de forma segura, visando sua eficiência energética em plantas industriais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
O acadêmico aprenderá sobre os fundamentos da geração de vapor, conceitos de combustão, dimensionamento térmico e fluidodinâmico de caldeiras, assim como determinar a eficiência energética de sua aplicação. Além de conhecer a norma regulamentadora de segurança de caldeiras e vasos de pressão (NR-13). |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Combustão, combustíveis e queimadores. |
12 |
2 |
Geradores de vapor, cálculo térmico e fluidomecânico de caldeiras e segurança na operação de geradores de vapor |
14 |
3 |
Distribuição de energia térmica, aquecedores e balanço energético de caldeiras |
14 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 08 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalhos individuais ou em grupos. |
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação; ARS - Aula de forma remota e síncrona utilizando plataforma digital. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Participação e interesse sobre os conteúdos explanados em aula. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Discernimento e senso crítico. |
|||||||||||
ATITUDES |
Postura e iniciativa. |
|||||||||||
OUTRAS |
Avaliações pontuais durante as aulas. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Integrativa |
|
|
|
|
1 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 1 |
1 |
x |
x |
x |
3 |
19/03/2025 |
x |
26/03/2025 |
||||
Avaliação 2 |
2 |
x |
x |
x |
3 |
14/05/2025 |
x |
21/05/2025 |
||||
Avaliação 3 |
3 |
|
|
|
3 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BAZZO, Walter Antônio; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale; LINSINGEN, Irlan Von. Educação tecnológica: enfoques para o ensino de engenharia. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2000. 173 p. ISBN 853280200-1 |
|||||||||||
2 |
BITTENCOURT, Eduardo; KLOCK, Umberto. Parâmetros de otimização no processo de fabricação de celulose e papel. Curitiba, 2004. 61 p. |
|||||||||||
3 |
BEGA, Egídio Alberto. Instrumentação aplicada ao controle de caldeiras. 3.ed. Rio de Janeiro: Editora Interciência Ltda, 2003. 179 p. ISBN 8571930856 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
GARCIA, R. Combustíveis e combustão industrial. Rio de Janeiro: Interciência, 2002. |
|||||||||||
2 |
BROPHY, Jere H.; ROSE, Robert M.; WULFF, John. Ciência dos materiais: Propriedades termodinâmicas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1972. |
|||||||||||
3 |
CARVALHO Jr. J. A. de; LACAVA, P. T. Emissões em processos de combustão. São Paulo: UNESP, 2003 |
|||||||||||
4 |
FILIPPO FILHO, Guilherme. Máquinas térmicas estáticas e dinâmicas fundamentos de termodinâmica, características operacionais e aplicações. São Paulo: Erica, 2014. |
|||||||||||
5 |
SOUZA, Miguel Augusto Gonçalves de. Acidentes do trabalho. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1964. 289 p. 4180 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |