UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Engenharia Mecânica - Geração de Vapor - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Engenharia Mecânica

ESTRUTURA CURRICULAR

Engenharia Mecânica Par774/17

PROFESSOR

Alexsandre Paim Ribeiro


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Geração de Vapor

0-17536

2

40


EMENTA

Emprego do vapor, combustíveis, queimadores, princípios da geração de vapor e sua distribuição, classificação dos geradores de vapor, condições de operação, água para suprimento de geradores de vapor, segurança na operação de geradores de vapor e vasos de pressão.


OBJETIVO GERAL

O aluno deverá desenvolver o conhecimento sobre a aplicação do vapor como fluído de trabalho, assim como sua utilização de forma segura, visando sua eficiência energética em plantas industriais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O acadêmico aprenderá sobre os fundamentos da geração de vapor, conceitos de combustão, dimensionamento térmico e fluidodinâmico de caldeiras, assim como determinar a eficiência energética de sua aplicação. Além de conhecer a norma regulamentadora de segurança de caldeiras e vasos de pressão (NR-13).


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Combustão, combustíveis e queimadores.

12

2

Geradores de vapor, cálculo térmico e fluidomecânico de caldeiras e segurança na operação de geradores de vapor

14

3

Distribuição de energia térmica, aquecedores e balanço energético de caldeiras

14

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 08 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalhos individuais ou em grupos.


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação; ARS - Aula de forma remota e síncrona utilizando plataforma digital.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Participação e interesse sobre os conteúdos explanados em aula.

HABILIDADES

Discernimento e senso crítico.

ATITUDES

Postura e iniciativa.

OUTRAS

Avaliações pontuais durante as aulas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

1

A definir

Avaliação 1

1

x

x

x

3

19/03/2025

x

26/03/2025

Avaliação 2

2

x

x

x

3

14/05/2025

x

21/05/2025

Avaliação 3

3

3

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BAZZO, Walter Antônio; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale; LINSINGEN, Irlan Von. Educação tecnológica: enfoques para o ensino de engenharia. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2000. 173 p. ISBN 853280200-1

2

BITTENCOURT, Eduardo; KLOCK, Umberto. Parâmetros de otimização no processo de fabricação de celulose e papel. Curitiba, 2004. 61 p.

3

BEGA, Egídio Alberto. Instrumentação aplicada ao controle de caldeiras. 3.ed. Rio de Janeiro: Editora Interciência Ltda, 2003. 179 p. ISBN 8571930856


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

GARCIA, R. Combustíveis e combustão industrial. Rio de Janeiro: Interciência, 2002.

2

BROPHY, Jere H.; ROSE, Robert M.; WULFF, John. Ciência dos materiais: Propriedades termodinâmicas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1972.

3

CARVALHO Jr. J. A. de; LACAVA, P. T. Emissões em processos de combustão. São Paulo: UNESP, 2003

4

FILIPPO FILHO, Guilherme. Máquinas térmicas estáticas e dinâmicas fundamentos de termodinâmica, características operacionais e aplicações. São Paulo: Erica, 2014.

5

SOUZA, Miguel Augusto Gonçalves de. Acidentes do trabalho. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1964. 289 p. 4180

obs:

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