PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Engenharia Mecânica |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia Mecânica Par774/17 |
PROFESSOR |
José Adelir Wolf |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Manutenção Industrial |
0-17524 |
7º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Introdução à manutenção e histórico. Tipos de manutenção. Planejamento da manutenção. Confiabilidade aplicada à manutenção. Gestão estratégica da manutenção. Manutenção produtiva total (TPM). Indicadores de desempenho (OEE). |
OBJETIVO GERAL |
Entender sobre o assunto da manutenção e sua importância dentro do contexto industrial. Aprender os tipos de manutenção e as técnicas de gestão da manutenção utilizadas atualmente. Conhecer as competências e habilidades do profissional de manutenção. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Apresentar o histórico da manutenção e a sua utilização no meio industrial; - Descrever os tipos de manutenção; - Caracterizar o Planejamento da Manutenção; - Conceituar a Confiabilidade aplicada a manutenção; - Estabelecer a Gestão Estratégica da manutenção. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Histórico da manutenção e a sua utilização no meio industrial. |
10 |
2 |
Planejamento da Manutenção: Ciclo de Vida Útil |
10 |
3 |
Gestão estratégica da manutenção. Indicadores de desempenho |
10 |
4 |
Caminho Crítico PERT/ CPM |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:TI - Trabalho Individual, AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia, EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; LAB – Aula em Laboratório |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O aluno será avaliado segundo os seguintes critérios: 1- Domínio mínimo dos conteúdos apresentados; 2- Reconhecer as etapas de um programa de manutenção. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Avaliação em sala de aula levando em conta os seguintes quesitos: Participação, envolvimento, disciplina, assiduidade, respeito, ordem; (interação). No final da disciplina, aluno deverá ter adquirido habilidades para produzir e interpretar Ordens de Serviços, Manutenção de Equipamentos, Leitura de Gráficos e planejamento da manutenção, pertinentes à sua área de formação, avaliados nos exercícios em sala de aula, trabalho em grupo e individuais. |
|||||||||||
ATITUDES |
Participação, pontualidade, curiosidade, criticidade. |
|||||||||||
OUTRAS |
As recuperações serão proporcionais às entregas das listas de exercícios nas respectivas datas e participação do acadêmico nas aulas. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa 01 |
|
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Atividades Práticas |
|
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01 |
|
|
|
|
3.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 02 |
|
|
|
|
3.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
XENOS, Harilaus Georgius D`philippos. Gerenciando a manutenção produtiva. Nova Lima (MG): INDG, 2004. 302 p. ISBN 85-98254-18-5. |
|||||||||||
2 |
NEPOMUCENO, L. X. Técnicas de manutenção preditiva. São Paulo: Edgard Blucher, 2006. 501 p. ISBN 8521200927 |
|||||||||||
3 |
BRANCO FILHO, Gil. Indicadores e índices de manutenção. 2. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2016. 271 p. ISBN 9788539907663. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
KARDEC, Alan; NASCIF, Júlio. Manutenção: função estratégica. 2.ed.rev. e ampl. Rio de Janeiro: Qualimark, 2006. 341 p. ISBN 8573033231 |
|||||||||||
2 |
NAJIMA, Seiichi. Introdução ao TPM, Total Productive Maintenance. São Paulo: Ed. IMC International Sistemas Educativos: 1989. |
|||||||||||
3 |
CAMARGO, C. Celso de B. Confiabilidade Aplicada a Sistema de Potência Elétrica. Rio de Janeiro: Ed. Livros Técnicos e Científicos S.A: 2006. |
|||||||||||
4 |
SOUZA, Valdir Cardoso. Organização e gerencia da manutenção. 2° edição. Cidade: All Print, 2007. |
|||||||||||
5 |
MIRSHAWKA, V. & OLMEDO, N.C. Manutenção, combate aos custos na não eficácia, a vez do Brasil. São Paulo: Editora McGraw-Hill Ltda., 1993. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |